twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Apostila Para Agrimensores e Topógrafos!!

Pedro Soethe
05/09/2014

Olá pessoal!!

Para aqueles que ainda acham que os softwares da Autodesk Infrastructure Design Suite não efetuam cálculos topográficos, e compreende apenas softwares de projeto, viemos aqui hoje esclarecer algumas coisas. Sim, o AutoCAD Civil 3D permite fazer projetos, mas além disso também faz cálculos topográficos. A Autodesk Infrastucture Design Suite em si possui uma ampla quantidade de soluções para obtenção de dados topográficos. Isso vai desde as soluções mais convencionais, como levantamentos de estação total e MDE até as soluções mais modernas, como esteroscopia e levantamentos a laser, através de trabalhos com nuvens de pontos.

É por isso que acabamos de lançar a primeira edição de nossa apostila Autodesk Infrastructure Design Suite para Agrimensores! O objetivo desta apostila é demonstrar todas as funcionalidades aplicáveis ao fluxo de trabalho do agrimensor.

Topo

 

A apostila também está disponível para baixar aqui ao lado esquerdo da página, sob APOSTILAS.

Apostila

Abordamos nesta apostila toda a parte de cálculos de poligonais, transformações de coordenadas, trabalho com nuvem de pontos, e criação de superfícies. No momento, a apostila possui 114 páginas. Lembramos que é a primeira edição e que contamos com a ajuda de vocês, vindo tirar suas dúvidas, nos dizendo o que falta, para irmos complementando o material e adequando cada vez mais à realidade da Agrimensura.

Aproveite e baixe as demais apostilas! Em breve divulgaremos mais, fique atento!!

Abraços, e até a próxima!

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

6 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarAnderson Santos

    Olá Claudio,
    Você pode importar um único arquivo .fbk, contendo a poligonal e as irradiações, conforme informou, o que deve está acontecendo é algum erro no arquivo fbk.
    se quiser me mandar o fbk para dar uma olhada andersonagrimensura@yahoo.com.br
    se o arquivo fbk estiver correto é só seguir o passo a passo da apostila.

  2. AvatarClaudio Silva

    Olá Colegas, estive lendo a apostila e me veio a dúvida.
    Na hora de importar o arquivo .fbk, foi importado dois arquivos, um só os pontos de poligonal e outro só com as irradições.
    Gostaria de saber como faço essa divisão de arquivos, pois o levantamento que meus companheiros topógrafos fazem é a poligonal junto com as irradiações.
    Tentei importar o arquivo Poligonal e irradiação juntos e não deu certo.
    O que fazer para poder importar esses arquivos e poder calcular a poligonal?

  3. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Olá, Francisco! Tudo bem?
    Agradecemos muito seu prestígio! Muito obrigada por nos enviar sua sugestão. Já a inserimos na revisão da Apostila Autodesk Infrastructure Design Suite para Topógrafos e em breve publicaremos a segunda edição!
    Pedimos a gentileza que continue enviando suas dúvidas e sugestões, para que possamos melhor atender às necessidades de sua área!
    Abraço!
    Daphne

  4. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    Olá, Alonso! Tudo bem?
    Você pode encontrar material sobre as funcionalidades de
    Survey do AutoCAD Civil 3D em nossa apostila Autodesk
    Infrastructure Design Suite para Topógrafos, disponível neste link:
    http://infrabrasil.autodesk.com/files/Autodesk%20Infrastructure%20Design%20Suite%20para%20Agrimensores%20e%20Top%C3%B3grafos%201Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf
    Esta e outras apostilas você encontra na aba esquerda do nosso blog,
    sob a área denominada APOSTILAS.
    Abraço!
    Daphne

  5. AvatarAlonso

    Ola colegas, tudo bem? por gentileza poderia me informa onde encontro material sobre o Survey do Civil 3D?
    estou tentando desenvolver essa parte do Civil #d na empresa em que trabalho na busca da otimização do trabalho.
    desde já agradeço pela atenção e aguardo
    Alonso Lopes

  6. AvatarFrancisco Carlos Pelegate Dias

    Pedro e Daphne, parabéns pelo trabalho, enriquecedor e extremamente necessário à área.
    Como sugestão, creio ser importante mencionar também o Datum WGS84 (GRS80), uma vez que este é citado ao longo da apostila,lembrando que seus parâmetros de transformação são quase iguais aos do SIRGAS 2000 (que será, a partir de 2015, nosso datum oficial)
    Como dúvida, temos pesquisado a possibilidade de estabelecer a transformação entre sistemas geodésicos e sistemas topográficos locais, inclusive em conjunto com a Frazillio & Ferroni. Essa é uma necessidade importante para integração de fases de projeto e concepção (NBR 14.166 detalha esse procedimento)
    Mais uma vez os parabenizo e agradeço.
    Francisco C.P. Dias – Metrô-SP

'