twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Caros

Neste segundo post sobre o uso do Subassembly Composer, temos outro caso tipico de um problema corriqueiro em projetos de estradas, onde em alguns casos temos regras diferentes das usuais para seguir, ai temos duas opções, fazemos as adequações na “mão”, ou deixamos o computador fazer isto para nós, ai entra novamente o Subassembly Composer para salvar a nossa vida, o Eduardo Soethe, veio me perguntar se existia a possibilidade de criar uma assembly com algumas características únicas, e no final foi possível sim, dê uma olhada como foi feita. 

Abraço 


Olá

BIM em infraestrutura exige não somente rígidas regras de modelagem e fluxos de trabalho, mas também, pequenas aplicações para se chegar ao melhor resultado.

Um dessas pequenas aplicações que nos trás de retorno um ganho de tempo e assertividade muito maior é o uso de aplicações externas como o Subassembly Composer do AutoCAD Civil 3D.

Sempre que as sub entidades de seção típica no Civil 3D não suprem as necessidades do projeto, partir para o Subassembly Composer é uma excelente saída, que fornece uma interface interessante para criar e modificar submontagens complexas.

Na submontagem abaixo que parece ser relativamente simples, foi criada com o auxílio do Especialista Técnico Sênior da Autodesk o Eng. Pedro Luis Soethe Cursino, para suprir uma necessidade de projeto interessante aonde :

Quando em Aterro, criar um link vertical para elaboração de contenção:

Quando em Corte, arrasar porém respeitar a declividade da Superelevação do Acostamento(BR) / Berma(PT). :

Após definirmos as premissas é elaborado dentro do Subassembly Composer em forma de fluxograma o roteiro de montagem, que no caso mostrado resultou da seguinte forma:

 

Ao aplicar no Civil 3D temos o resultado esperado e podemos dar continuidade ao trabalho sem precisar usar outras formas mais “estressantes” e manuais.

 

 

Eduardo Soethe Cursino

Gerente BIM da Pron Engenharia

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'