twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

O ReMake da Autodesk está sendo descontinuado, mas agora um novo e melhorado sistema, o Autodesk ReCap Photo, tomará o seu lugar.

ReMake foi (e ainda é, até o dia 1º de Dezembro) uma poderosíssima ferramenta de fotogrametria que transforma dados de fotos ou outros dados 2D em modelos 3D detalhados e utilizáveis. O ReMake está sendo agora substituído por um novo sistema, ReCap Photo, que é bastante semelhante, mas com mais funcionalidades e capacidades expandidas.

Fotogrametria é o processo de captura de múltiplas imagens de um objeto estático em diferentes ângulos, e a combinação dessas imagens em um modelo 3D, usando uma análise de como este objeto se refere e se move ao longo de uma superfície de fundo identificável.

A Autodesk tem fornecido este tipo de funcionalidade de muitas formas por anos, incluindo o mais popular mas agora descartado 123D Capture app que pode ainda existir nos smartphones mais desatualizados

Autodesk ReCap Photo não é um aplicativo para smartphones, mas um serviço gerenciado na nuvem. Na verdade, você pode executá-lo localmente ou usar as suas funcionalidades na nuvem para realizar a análise de imagem e geração de modelo 3D. No entanto ele só pode ser executado no Windows 64-bit, por enquanto.

O novo Sistema é otimizado para fotogrametria de drone. Embora o padrão “manual” de fotogrametria tenha sido praticado por muito tempo, as pessoas descobriram que drones podem com muita facilidade orbitar um objeto e capturar as mesmas fotos, porém numa escala muito maior.

Os drones podem capturar modelos 3D muito mais detalhados de edifícios, estruturas geográficas e paisagens urbanas. A Autodesk tornou o sistema mais poderoso permitindo um número adicional de fotos por análise,  aumentando de 250 para 1000, o que deve aumentar drasticamente a precisão e os detalhes dos modelos 3D resultantes

O escaneamento com drones se tornou tão popular que a Autodesk forneceu vários fluxos de trabalho com drones dentro do Autodesk ReCap Photo, tornando assim a vida dos usuários muito mais fácil. Outra característica é a capacidade de definir “pontos de controle de terra” para fornecer uma “âncora geográfica”.

Os resultados são espetaculares, veja no vídeo abaixo:

Um aspecto importante que está mudando é que a Autodesk está descontinuando seu modelo gratuito “Photo to 3D model”, que foi incluído no Autodesk ReMake.  Anteriormente, você podia usar o serviço básico do ReMake para transformar um pequeno conjunto de imagens em modelos 3D de boa qualidade sem nenhum custo, com um maior número de imagens disponíveis a um custo.

Agora o novo Autodesk ReCap Photo já não fornece nenhum serviço gratuito, pois exige uma subscrição ou créditos para a atividade baseada em uso “sob demanda”.

A captura 3D de objetos agora está se tornando uma atividade mais “normal”, em especial, com drones, já que o custo de fazê-lo é um pouco menor do que com abordagens tradicionais usando aviões e LIDAR. Essas abordagens mais tradicionais estão mudando para soluções baseadas em drone, e parece que a Autodesk está indo junto, particularmente porque seu fluxo de receita para Autodesk ReMake provavelmente dependia de assinantes baseados em LIDAR.

Veja abaixo dois vídeos mostrando um passo a passo para processar imagens com pontos de controle:

Como Instalar?

Para ter acesso ao ReCap Photo, entre na sua Autodesk Account

  1. Vá até a aba Gerenciamento
  2. Selecione a ultima versão do ReCap Pro e click em “Instalar Agora”
  3. O instalador do ReCap Pro irá instalar tanto o ReCap Pro (se já estiver instalado irá ignorar) e instalar o ReCap Photo.

Softwares Autodesk compatíveis com os dados obtidos do ReCap Photo

Para visualizações ortográficas, nos recomendamos o Autodesk Infaworks e o AutoCAD Civil 3D, que tem inclusive opções de modelagem de objetos 3D, extração de linhas, classificações, mapas de superfícies, superfícies de terreno entre outros.

Além disto nuvem de pontos podem ser importadas em qualquer software da Autodesk para projetos, como o Revit, AutoCAD, Naviworks, Civil 3D, Infaworks, 3ds Max e Stingray.

O ReCap Pro agora oferece uma solução completa, tanto para levantamentos a laser quanto para levantamento por fotos/drones. O ReCap Pro faz parte da AEC Collection e assim o ReCap Photo também, se você já possui a AEC Collection agora tem acesso também ao ReCap Photo.

 

Abraço

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'