twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Uma das coisas mais difíceis que enfrentamos hoje em dia no planejamento de cidades são os casos em que envolvem novas opções para mobilidade urbana, em todo começo de mandato de prefeitos principalmente nos últimos anos, esta discussão vem sendo cada vez mais constante tanto no meio técnico, quanto no meio politico e pela população em geral.

E não estou aqui somente falando sobre grandes e relevantes mudanças em grandes cidades e vias, como as marginais tietê e pinheiros em São Paulo, como mostra a imagem acima.

Mas estou falando de todo o tipo de modificação, quando falamos em Mobilidade Urbana, coisas como, se devo ou não implementar uma rotatória em um cruzamento? Ou seria perder dinheiro com isto, já que a rotatória não irá resolver?

Como eu resolveria isto na manheira tradicional? Faria uma contagem de veículos, aplicaria equações para verificar as condições iniciais, aplicaria as equações usando uma rotatória com determinado raio,  depois com outro, testaria novamente etc. Quanto tempo levaria? Dias, semanas talvez, para chegar no final e descobrir que nenhuma delas seria o ideal? O seu secretário, prefeito e população ficariam furiosos porque você não deu ainda a solução. Ou você usaria a sua percepção, de anos trabalhando na área e recomendaria uma rotatória com raio de 20m, depois de implantar,  você descobre que o problema continua e seu secretário, prefeito e a população ficariam furiosos, pelo gasto em algo que não resolveu.

Ou, você pode usar uma nova abordagem, usando tecnologia de simulação no mesmo software de projeto, isto mesmo, você vai ver no mercado muitos softwares que fazem a simulação, mas não fazem o projeto, ou fazem o projeto e não fazem a simulação. O InfraWorks é o primeiro software que consegue fazer tanto a simulação quanto o projeto. Veja a sequencia.

Primeiro você constitui o ambiente existente e as condições de contorno

Mobi01

Testa a versão existente e verifica quais são as faixas e os possíveis movimentos que estão com problemas, de uma maneira muito visual e direta, com direito a animação com os automóveis.

Mobi02

Cria a opção de projeto que você acha melhor com ferramentas especiais de projetos.

mobi003

Executa a simulação e pronto, os pontos em vermelho que indicavam níveis de serviço ruins, sumiram.

mobi04

Este experimento do inicio ao fim da simulação levou menos que 5minutos, e assim você consegue validar o seu projeto, garantindo assim a sua execução sem surpresas e em tempo hábil, deixando todos feliz.

Veja o vídeo mostrando como isto funcionou.

Levantamento da sinalização existente.

Outra questão é o levantamento da sinalização existem, como você faz isto hoje? Leva uma série de plantas com as  ruas da cidade, e levanta in loco, anotando na planta, depois volta  para o escritório e desenha no AutoCAD usando blocos?

Existe uma forma melhor, usando um tablet com o AutoCAD instalado, você pode fazer o levantamento diretamente no desenho, usando GPS, podendo adicionar blocos, fotos e comentários diretamente no arquivo original.

mobi05

Conseguindo assim uma sintonia direta com o escritório com um levantamento melhor, mais preciso e com os dados armazenados diretamente no desenho.

Análise de Trajetória

Por ultimo precisamos fazer análise de trajetória dos veículos tipos em nossos projetos, será que uma caminhão articulado consegue completar o giro nesta rotatória? Temos o Autodesk Vehicle Tracking para analisar isto e mostrar se o seu projeto realmente irá suportar aquele veiculo que estará usando a via no dia a dia.

mobi06

Precisamos de algo mais para Mobilidade Urbana?

Sim precisamos, sim temos a solução, em mobilidade urbana, temos muito mais coisas para analisar e validar, como por exemplo o movimento de pessoas, e a sua interação com polos gerador de tráfego, faixas de tráfego exclusivo, corredores do ônibus, ciclovias, etc. e como isto tudo interage com o meu contexto de uma proposição existente ou futura.

mobi006

Veja este video mostrando toda a capacidade do sofware em análises de mobilidade.

Exemplo mostrando a simulação de interação, entre veículos e pessoas.

Além disto, os estudos podem envolver não só um ponto, mas uma rede de ruas e estudar todas as interações, colocar  um polo gerador de tráfego e simular o seu impacto na avenida, na região e até no bairro.

Para saber como funciona este workflow para mobilidade urbana, de uma olhada neste vídeo onde eu mostro como tudo isto funciona junto

Se quiser saber mais baixe a versão trial e obtenha mais informações:

AEC Industry Collection

Autodesk Vechicle Tracking

AutoCAD 360

InfraWorks360

Se ficou interessado procure um de nossos revendedores clique aqui

 

Abraço

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarAdao_Paim

    Excelente. Oportuno. Obrigado.

'