twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Nós temos ótimas notícias para os assinantes da nossa coleção de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC Collection).

Na início deste mês, mais precisamente no dia 7 de setembro, foi anunciada a nova versão da Autodesk AEC Industry Collection.

Mudanças

No ano passado a Autodesk mudou para resolver os desafios tanto da Autodesk quanto dos nossos clientes, lançando a AEC Collection que consideramos um melhor caminho para você acessar as soluções que precisamos para nosso projetos. Temos uma dor em comum, as tecnologias estão mudando rapidamente e precisamos ser mais inovadores, sendo assim, fica muito caro se manter atualizado tecnologicamente. Isso foi resolvido com a AEC Collection, pois com o modelo de assinatura o cliente passa a poder usar sempre  a versão mais atual da solução escolhida.

Nossa intenção era dar a você um poderoso conjunto integrando as ferramentas BIM, nesta Coleção de produtos você já encontrava o REVIT, o CIVIL 3D, 3DSMAX, INFRAWORKS, NAVISWORKS, e até aquele programa que quase ninguém conhece: AUTOCAD 😉 . Além de mais alguns tantos, também estão disponíveis os serviços em nuvem, como o Render, a Análise Estrutural para Revit, Análise de Performance Energética, e por aí vai. Com essa coleção nós oferecemos um conjunto de ferramentas essenciais para qualquer projeto de edificação ou infraestrutura, de grande ou pequeno porte.

Mas isso tudo vocês já conhecem, então vamos às novidades?

Agora os novos usuários, ou aqueles com assinatura ativa (ou contrato de aluguel em vigor), receberão mais seis produtos, sem custo adicional :

  • Autodesk® Advance Steel

Detalhar estruturas em aço, inserindo conexões metálicas parametrizadas, elementos complementares (escadas e suportes) e gerando toda a documentação de fabricação, inclusive a             preparação para CNC.

Possui integração bidirecional com o REVIT e o ROBOT STRUCTURAL ANALYSIS.

  • Autodesk® Fabrication CADmep

Para ficar mais fácil de entender, imagine fazer todo o projeto de TUBULAÇÃO no REVIT, sem precisar se preocupar como vai construir, ou seja, qual o tamanho padrão das chapas, os             tipos de encaixe, soldagem ou conexões, e depois usar o Fabrication CADmep para converter os elementos em itens padronizados e depois gerar todas as pranchas de fabricação e lista    de materiais? Em resumo é isso.               

  • Autodesk® Robot Structural Analysis Professional

O Robot é um dos programas mais completos e poderosos para fazer análises estruturais não apenas de edificações, mas de vários tipos de estruturas usando método de análise por   elementos finitos. E com o Robot é possível fazer o dimensionamento, calcular quantidade de ferros, e gerar memória de cálculo. O melhor é que ele tem interoperabilidade bidirecional  com o REVIT e o ADVANCE STEEL, facilitando o lançamento das estruturas, detalhando e dimensionando dentro de um fluxo de trabalho sem perda de informação.

  • Autodesk® Dynamo Studio

Esta é uma ferramenta de automação, que permite gerar rotinas para a maioria dos softwares da Autodesk, mexendo com a criação de formas e exportação/importação de dados presentes nos modelos.

  • Autodesk® Revit Live

É a melhor maneira de levar seu projeto             para uma reunião com cliente. Basta acionar o botão GO LIVE e deixar o processamento em nuvem fazer a mágica. O resultado é o seu projeto renderizado em tempo real, permitindo que             você navegue ao vivo pelos ambientes e mudando iluminação. O cliente interage com o projeto e o processo de aprovação muda completamente, de maneira muito positiva. O Revit Live aceita o óculos de Realidade Virtual, o que aumenta ainda mais a imersão no projeto.

 

Para saber mais, veja o post:

Autodesk Revit Live já está disponível no Brasil

  • Autodesk® Structural Bridge Design

A ideia desse programa é integrar um projeto feito no Autodesk INFRAWORKS e CIVIL 3D com o detalhamento das estruturas da Ponte ou do Viaduto no REVIT.

O objetivo da Autodesk é muito simples.

1- Permitir que os profissionais tenham maior liberdade de criação. Maior poder de acesso a tecnologias de alta qualidade, que permitem desenvolver qualquer tipo de projeto, de qualquer complexidade. Seja pela forma espacial, seja pela necessidade de interoperabilidade com outros profissionais, seja pela necessidade de uso dos metadados em outros programas.

2- Trazer cada vez mais VALOR ao seu investimento. Respeitar o cliente, possibilitando fazer mais com menos e melhor.

3- Permitir que a indústria da construção comece a migrar do Design Otimizado (BIM) para a FABRICAÇÃO Otimizada. Hoje o BIM está muito presente na área de projetos, de design. Mas ainda está “engatinhando” na Construção e na Fabricação. Essas áreas precisam usar toda a tecnologia criada pelos projetistas.

Se você quiser ter uma ideia de como as ferramentas da coleção podem impactar seus projetos, confira o que a empresa Italiana de  Design e Engenharia “Open Project” fez para a nova Fábrica da Bulgari’s em Valenza, Italia, no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=yOM63UnKyeI&feature=youtu.be

Este é um grande exemplo de como os clientes da Autodesk estão levando os fluxos de projeto em BIM para um outro patamar e estão usando o software integrado para alavancar seus modelos para visualização, fabricação, e coordenação multidisciplinar- com resultados impressionantes.

E finalmente, se você já é um assinante, basta acessar sua conta para ter acesso aos novos softwares que descrevemos aqui, e começar a experimentar os novos fluxos de trabalho que a AEC Collection oferece.

Esperamos que vocês aproveitem, explorando e aderindo as novas funcionalidades que a AEC Collection tem tornado possíveis.

Mal podemos esperar para ouvir sobre as experiencia que terão e os projetos inovadores que farão daqui para frente!

Bônus

Nós temos potencializado o poder do 3ds Max com um mecanismo para criar visualizações imersivas e interativas arquitetônicas e de infraestrutura. Você pode otimizar e definir cenários no 3ds Max e então transformar esses cenários em experiencias envolventes conectando os dados no 3ds Max Interactive (também conhecido como “Stingray”) com apenas alguns cliques. E como o 3ds Max já compõe a AEC Collection, você que já tem acesso a nossa coleção agora terá acesso a essa novidade também. Confira no vídeo abaixo:

 

 

 

Fontes: Traduzido e adaptado do artigo em inglês “Virtual Reality, Fabrication and other capabilities come to Autodesk’s AEC Collection at no additional cost” escrito por Ralph Bond;

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'