twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Escrito por: Harlam Brummm, Sasha Crottyy, Tomasz Fudala e Emily Dune

A equipe aqui da Autodesk mal pode esperar para mostrar as novidades do Revit 2019.1. Após o curso traçado pelo Revit Road Map, o Revit 2019.1 inclui novos recursos que ajudam você a se conectar, criar e otimizar.

Dois novos recursos do Revit 2019.1 aprofundam significativamente os fluxos de trabalho com o software de gerenciamento e entrega de projetos Autodesk BIM 360. Quando você entrar pela primeira vez no Revit 2019.1 irá  perceber como a tela inicial torna mais fácil a navegação e o acesso aos seus modelos na nuvem, fornecendo aos usuários do BIM 360 Design uma experiência mais consistente e integrada. Uma grande novidade é um novo local de colaboração de fluxos entre o Autodesk Civil 3D 2019.1 e o Revit 2019.1 via BIM 360 Docs, que permite uma conexão entre engenheiros civis e arquitetos em grandes projetos de infraestrutura. Os novos recursos do Revit 2019.1 incluem distribuição alinhada de armadura de forma livre e melhorias em vistas em perspectiva e na caixa de diálogo de dimensionamento.

 

Conexão

Nossa meta é melhorar os processos pelos quais você colabora e troca informações. Ao criar experiências melhores para compartilhar dados entre as ferramentas da Autodesk e ajudar as equipes a trabalhar juntas, nos esforçamos para ajudá-lo a fazer as coisas de maneira mais eficiente.

 

Revit Home

Com o Revit 2019.1, ficou muito mais fácil abrir seus modelos do BIM 360 Design diretamente da tela de entrada do Revit. A lista de projetos do BIM 360 é integrada ao painel esquerdo da tela inicial do Revit  e você pode rapidamente e facilmente acessar as suas pastas do BIM 360 para obter o modelo que precisa. Com os modelos de nuvem frontais e centrais, o armazenamento de modelos no BIM 360 facilita os fluxos de trabalho do Revit.

Abra facilmente um arquivo de amostra do Revit na tela Arquivos recentes atualizada. Além disso, agora quando você clica em um arquivo central de Arquivos recentes, o Revit criará uma cópia local do modelo central para você, adotando uma experiência consistente com os modelos do BIM 360 Design e reduzindo o risco de alterações indesejadas diretamente nos arquivos centrais. Com o Revit Home, as cópias locais agora estão ocultas e somente modelos centrais aparecem na página de arquivos recentes, tornando sua visualização mais simples e mais fácil de navegar. O novo Revit Home responsivo na versão 2019.1 do Revit melhorará o gerenciamento, a organização e a descoberta de modelos.

 

Colaboração Local com o Civil 3D

A colaboração local é a novidade do Revit 2019.1 que introduz interoperabilidade sem precedentes entre o Revit e o Civil 3D. Novos fluxos ajudarão ambos a economizar tempo e melhorar assertividade quando você estiver transferindo informações locais e dados de projetos locais entre as equipes de projeto. Você pode facilmente linkar a topografia do Civil 3D  ao Revit usando o Autodesk Desktop Connector e o BIM 360 Docs e estará também habilitado a interagir com a topografia no Revit com superfície geolocalizada, marcações e planejamento. O Civil 3D está incluso na AEC COllection, o que é ótimo para acessar o Revit junto com outras ferramentas essenciais por um ótimo valor.

Workflow de publicação do Civil 3D para o Revit

Fluxo entre as duas ferramentas: Publicando do Civil 3D para o Revit

As ferramentas do local de colaboração conectam arquitetos usando o Revit, e engenheiros usando o Civil 3D via modulo de gerenciamento de documentos do BIM 360. Quando publicamos do Civil 3D para o Revit, o fluxo de trabalho foca apenas na topografia. Engenheiros podem publicar a topografia do Civil 3D, visualizar os dados resultantes no módulo de gerenciamento de documentos do BIM 360, e então linkar a publicação com o Revit.

  • No Civil 3D, partindo da sua toolspace, selecione a superfície para publicação via Desktop Connector.
  • Use o BIM 360, veja a topografia em vistas 3D e verifique se os dados publicados estão corretos no Civil 3D
  • Você precisará usar a última versão do Desktop Connector para fazer as publicações de superfícies para o Civil 3D para sincronizar os arquivos locais no módulo de gerenciamento de documentos do BIM 360.

Fluxo de Trabalho partindo do Civil 3D para o Revit

No Revit, você estará habilitado para linkar a topografia facilmente, o que ajudará você a colaborar mais efetivamente com engenheiros civis no seu projeto.

  • Navegue até o BIM 360 e faça o link para a exportação do Civil 3D.
  •  A geolocalização civil 3D tentará colocar o modelo adequadamente no Revit, mas você também tem a opção de especificar coordenadas do Revit para atualizar
  •  É possível identificar a dimensão, adicionar um bloco de construção no link de topografia e criar um cronograma de topografia no Revit com nome, área projetada e área de superfície.

Esse fluxo de trabalho também suporta sub-regiões e hospeda trilhos. As sub-regiões são boas para alterar o material da superfície no Revit.

Também é possível colocar elementos na topografia – isso funcionará como um link. As atualizações devem ser feitas no Civil 3D e editadas e publicadas novamente para uso no Revit.

Para funcionar melhor, esse fluxo de trabalho exigirá estratégia para navegação e vinculação eficientes e recomendamos que você desenvolva seu plano de execução BIM adequadamente.

Leia mais sobre este fluxo no Infrastructure Reimagined Blog

 

 

Fazendo atualizações na Topografia – Fluxos Civil 3D e Revit

Esse aprimoramento melhora muito o fluxo de trabalho para transferência de topografia de engenheiros civis para arquitetos. Você pode fazer alterações no Civil 3D e enviá-las conforme descrito no processo anterior para o BIM 360. No Revit, use o recarregamento ou recarregue e vincule a topografia novamente.

Suporte links IFC do BIM 360 com o Desktop Connector

Com o Revit 2019.1, os arquivos IFC podem ser vinculados no Revit usando o Desktop Connector e eles manterão seus links. Esse recurso abrirá portas para novos fluxos de trabalho colaborativos da IFC.

 

Criação

Esta categoria de novidades do Revit está focada em entregar melhores ferramentas, recursos e experiências centrais para a criação de dados de projetos, geração e uso de modelos.

 

Distribuição alinhada de armadura de forma livre

No Revit 2019.1, a ferramenta Free Form Rebar agora pode ser usada para criar conjuntos de vergalhões com barras planas distribuídas ao longo das faces de um elemento estrutural e alinhadas a um caminho de distribuição. Esse novo tipo de distribuição de vergalhões de forma livre aumenta a versatilidade de modelagem de vergalhões 3D e ajuda a definir o reforço preciso para formas padrão e não padronizadas de elementos de concreto.

 

Assim como no tipo de distribuição de superfície, é possível modelar o tipo de distribuição alinhado trabalhando em vistas 3D e selecionando as faces do elemento estrutural às quais as barras estão alinhadas. Barras em uma distribuição alinhada são criadas na interseção de cada plano de barra individual com a superfície do host. Todas as barras são planas, respeitam a cobertura do host e estão alinhadas ao caminho de distribuição.

  • O caminho é a borda de um elemento que pode hospedar o vergalhão. Isso pode ser selecionado diretamente ao posicionar o conjunto e representa a interseção das faces nas restrições Path Surface 1 e Path Surface 2.
  • As barras no conjunto podem ser alinhadas ao caminho (é a opção padrão) ou podem ser paralelas à face selecionada na restrição de alinhamento / fechamento.
  • Se a opção de fechar barras automaticamente estiver ativada, a geometria de contorno fechada pode ser obtida para cada barra em um conjunto de distribuição alinhado. Esta opção é ativada por padrão ao posicionar uma barra com o estilo estribo / gravata.

 

Mover o padrão no topo da parede

Com o Revit 2019.1, você tem maior controle sobre a aparência de uma parede em todas as superfícies visíveis. Agora você pode arrastar, girar e alinhar um padrão de modelo em uma superfície superior pintada de uma parede, permitindo que você controle o alinhamento da localização do padrão em todas as faces de uma parede.

 

Importar padrões de preenchimento duplo

Com o Revit 2019, você tem padrões de preenchimento duplo. Agora, com o Revit 2019.1, a importação de padrões do AutoCAD para o Revit é mais fácil e requer menos gerenciamento. Ao importar um padrão de preenchimento duplo (uma hachura com uma cor de fundo) do AutoCAD para o Revit, você verá a cor de fundo na importação. Você pode explodir a hachura do AutoCAD no Revit, e um padrão do Revit com um plano de fundo é criado como um único objeto, eliminando a necessidade de gerenciar duas regiões preenchidas coincidentes.

Otimize

Otimizar significa várias coisas no contexto do Revit – é como podemos melhorar sua facilidade de trabalho, fazendo o software funcionar melhor e melhorando sua interação com o software. É também o fornecimento de ferramentas que você pode usar para analisar e realizar simulações para obter os insights necessários para tomar as melhores decisões de design.

Trabalho aprimorado com visualizações em perspectiva

O Revit 2019.1 inclui um conjunto de aprimoramentos para visualizações em perspectiva que melhoram drasticamente o processo de modelagem em visualizações 3D.

• Em um comportamento consistente com a vista ortogonal, ao orientar uma vista 3D ou perspectiva para uma elevação, seção ou planta baixa, a vista orienta para essa posição da câmera e a caixa de corte é ativada e corta o modelo.

• Quando você duplica uma vista em perspectiva, todos os atributos de vista relevantes, como a posição da câmera e o zoom, são transferidos para a nova vista.

• Agora, as vistas em perspectiva bloqueadas não podem ser giradas ou a câmera é movida.

A ferramenta Zoom in Region move a câmera em vez de aplicar zoom em uma vista em perspectiva sem recorte. Isso permite que o zoom na região seja usado como uma ferramenta de navegação.

• As ferramentas da região de redefinição de corte permitem a visibilidade de culturas, para que você possa ver o resultado de suas alterações.

• O comportamento do modificador de teclado para Orbit / Pan / Zoom foi refinado. Você pode alternar entre Orbit e Pan usando o botão central do mouse e a tecla Shift.

• O deslocamento e a navegação em vistas em perspectiva não recortadas agora são mais responsivos e mais rápidos.

Estamos confiantes de que essas melhorias ajudarão você a trabalhar com mais facilidade e rapidez em 3D imersivo com visualizações em perspectiva.

 

Alinhamento e ajuste da seção de corte

No Revit 2019.1, você pode usar o comando Alinhar para selecionar a linha para uma vista de seção e usá-la como referência para o alinhamento ou como objeto a alinhar. Por exemplo, você pode alinhar uma linha de seção com uma parede inclinada.

Além disso, os snaps são ativados para linhas de seção, para que você possa se encaixar ao mover uma linha de seção ou se encaixar em uma linha de seção durante o posicionamento de outro elemento.

Estas melhorias suportam vistas com precisão no posicionamento das seções para tornar mais fácil e rápido o seu trabalho.

 

Caixas de Diálogo redimensionáveis

Em resposta a solicitações de clientes enviadas por meio da página Revit Ideas, os novos recursos do Revit 2019.1 incluem a capacidade de redimensionar a caixa de diálogo Ir para a exibição e a caixa de diálogo Adicionar exibição à folha. Você pode arrastar os cantos ou bordas desses diálogos para redimensioná-los para exibir longas listas de exibições e nomes de vistas longas que anteriormente não cabiam nas caixas de diálogo. Permitir que você veja todo o nome da visualização continuamente na tela ajuda você a trabalhar com mais facilidade e rapidez com caixas de diálogo.

 

A atualização do Revit 2019.1 para assinantes está aqui e disponível na página da sua conta agora. Com nossa mudança para um desenvolvimento mais ágil e um modelo de assinatura, estamos trabalhando para garantir que o Revit ofereça valor mais frequente com vários lançamentos por ano. Os novos recursos do Revit 2019.1 representam o progresso ao longo do roteiro de crescimento e inovação do Revit, que ajuda a criar modelos, trabalhar com mais eficiência e conectar equipes e dados.

 

Lembrando, se você tiver alguma ideia ou sugestão de uma melhor prática, não só para a equipe do Revit Dentro da Fábrica, mas para obter a colaboração de outros usuários do Revit é só enviar para a página do Revit Ideas.

 

Fonte: Artigo Traduzido e Adaptado do original em inglês: Tour the Revit 2019.1 new features in the latest release

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

1 Comment

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarnizao_silva

    Não vai ter a feira da Autodesk University Brasil 2018?

'