twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Webinar – Estudo de Tráfego – Análises de Intersecções e Polos Geradores de Tráfego

Pedro Soethe
20/07/2016

Estudos de Tráfego é um assunto bem complexo, e que muitos consideração de grande dificuldade e complexidade, principalmente na tentativa em alinhar o momento do projeto ao momento da análise.

O carro privado é hoje o principal transporte nas cidades do Brasil, e conforme a população cresce, os donos dos carros também crescem, e assim os congestionamentos.

001

Em 1960 surgiram as primeiras equações matemáticas para estudo de tráfego para melhorar os sistemas de vias e assim reduzir os congestionamentos. Algumas destas soluções são inclusive são na criação de outras vias, ampliando assim a malha. Novas vias necessitam de novos espaços, com isto estes espaços são ocupados e geram novos donos de carros e congestionamentos, levando a um ciclo que parece não ter fim.

Para evitar isto, novos modais estão sendo levados em considerações e assim novas oportunidades de melhorar os sistemas existentes, maximizando seus benefícios, e não somente utilizar o carro como principal instrumento, mas carros, ônibus, trens, ir andando, táxis, bicicletas, etc.

O InfraWorks 360 atua exatamente neste momento, no momento em que quero mensurar se uma interversão urbana será bem ou mal sucedida, consigo fazer o projeto e alem disto consigo simular se o mesmo irá ou não funcionar.

Hoje é impreterível pensar em custo/beneficio, e esta razão é essencial para determinar o sucesso ou não do meu projeto.

002

Esta razão é essencial,  para  saber qual projeto vou ter o melhor custo beneficio. Para conseguir calcular isto, entre as múltiplas opções de projeto, só vou conseguir com dados mensuráveis, como consumo de combustível, tempo de viagem, emissão de CO2, tempo de parada, fluidez, etc. etc.

003

Sabendo os custos e os benefícios fica mais fácil e realístico a minha escolha, pela melhor opção de projeto.

Em que momento podemos usar o estudos de micro-simulação?

Veja algumas perguntas que podem ser respondidas com este tipo de aplicação.

Nós estamos fazendo um nova ponte sobre um rio. Quantas faixas eu preciso? Qual o tamanho das faixas de saída e entrada?

Se eu tenho uma estrada de 4 faixas, a estrada principal tem uma demanda de X, uma avenida que sai a direita tem uma demanda de Y e um proporção de V% de veículos que fazem a conversão, eu tenho que ter 1, 1.5 ou 2 faixas para conversão?

Se eu tenho uma estrada de 4 faixas, com X, Y e V conforme dito acima, mas com espaço para somente uma faixa para fazer a conversão, qual é o melhor ciclo para dividir as viagens?

O InfraWorks 360 proporciona alem de saber qual é o melhor custo beneficio ele tambem é o melhor custo beneficio para este tipo de aplicação, somente nele vou conseguir fazer o projeto+simulação, alem disto ele vai me dar os valores  de consumo de combustível, paradas, emissão de CO2, tempo de viagem, etc. etc. Não somente só de carros, mas também de pessoas.

004

Por isto tudo nós da Autodesk resolvemos fazer um webinar para mostrar tudo isto que escrevi aqui, para ver este webinar basta ver o video abaixo.

Qualquer duvida ou consideração, entre em contato conosco.

Abraço

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

'