twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Fundação Autodesk e WeRobotics se unem para reduzir a disseminação do Zika Vírus no Brasil

Priscilla Fiorin
August 9, 2018

A Fundação Autodesk, criada para apoiar a elaboração de soluções inovadoras para os desafios sociais e ambientais em todo o mundo, se uniu à ONG WeRobotics com o propósito de mapear áreas de risco de contaminação do Zika Vírus.

Com objetivo de democratizar e localizar o uso de robôs para desenvolver e fortalecer projetos sociais em comunidades de risco, como por exemplo, levar medicação para áreas de pouco acesso por meio de drones ou reduzir a contaminação de doenças por mosquitos, a WeRobotics, e o parceiro local Moscamed, desenvolveram um projeto na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, para conter a disseminação do vírus Zika por meio do uso de drones.

A ação consistiu em distribuir 280 mil mosquitos machos esterilizados por radiação para que, espalhados na natureza, não pudessem produzir descendentes e com isso, reduzir a população de insetos aptos a transmitir e disseminar doenças.

O uso de drones desenvolvidos e adaptados para esta ação fez com que a ação fosse mais eficiente e produtiva, já que antes esse processo era manual. Entre os benefícios e vantagens foi a redução da mortalidade dos insetos em 10% no transporte.

Os próximos passos serão observar o impacto da ação em Juazeiro para depois expandir a técnica em áreas rurais e urbanas do Brasil a partir de janeiro de 2019. “Uma de nossas missões é poder impactar o mundo positivamente por meio de nossas ferramentas de projeto e parceiros que são escolhidos a dedo, estamos cada vez mais próximos de melhorarmos a vida de pessoas em locais de risco, como é o caso deste projeto”, afirma Joe Speicher, diretor da Fundação Autodesk.

A Fundação Autodesk apoia a WeRobotics por meio de doação de software, como o Autodesk Inventor, essencial para que esse tipo de sistema pudesse ser projetado. A instituição também fez aporte financeiros para esse e outros projetos desenvolvidos pela WeRobotics.

Os próximos projetos da WeRobotics, apoiados pela Fundação Autodesk, devem ocorrer na América Central nos próximos meses.

 

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'