twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

+ BIM

A captura de realidade com uso de VANTs, ou Drones, com uma câmera acoplada, está cada vez mais se tornando acessível financeiramente e em pouco tempo o seu uso será muito comum.

Estou tendo maior contato com esta técnica de captura de informações de campo, pelo trabalho que estou desenvolvendo com o Museu Imperial, em Petrópolis – RJ.

Quando a empresa Drone Imperial fez o primeiro voo, utilizamos o Autodesk ReCap (a versão disponível na época) para processar as fotos. O resultado foi muito bom, mas notamos que a resolução não ajudava muito. A nuvem de pontos ficou muito espaçada, com poucos pontos, e não permitia ver os detalhes do telhado, que precisará ser modelado conforme levantamento local.

Com o recente lançamento do novo Autodesk Recap PRO, que vem com o também novo recurso chamado Autodesk ReCap Photo (evolução do Autodesk Remake) refizemos o processamento das imagens e a qualidade melhorou muito.  Muito mesmo.

 

O Novo Autodesk ReCap Photo tem uma interface limpa e amigável.

Permite recortar o modelo, retirar itens que não são importantes, suavizar bordas, extrudar, fechar “furos” (falhas de escaneamento que geram espaços sem nada, sem uma forma), e converter o resultado em um modelo para utilizações diversas:

 

Veja como é fácil gerar o resultado através das fotos que foram tiradas com o Drone ( clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo):

É importante lembrar que a utilização da captura de realidade com fotos é mais indicada para elementos externos, áreas maiores, terrenos ou elementos que não seriam possíveis de escanear com um equipamento a Laser.

Apesar de o resultado atual ter sido extremamente melhor que o anterior, ainda existem várias distorções e ‘furos’ provocados por SOMBRAS, REFLEXOS ou simplesmente porque a posição da câmera ou a distância para o objeto não permitem extrair o resultado correto.

Porém, para nós essa solução foi perfeita porque precisávamos fazer o levantamento do telhado, e como era um prédio histórico e tombado não poderíamos andar com o equipamento LASER SCAN pelo telhado. Era muito grande, precisava ser nivelado e o acesso ao telhado era muito complicado.

 

O Autodesk ReCap Pro pode ser comprado em separado (clique aqui), e já vem com o ReCap Photo.

Mas quem adquire a Autodesk AEC Collection 2018, ou está em Subscrition desse produto, vai ter acesso ao ReCap Pro com ReCap Photo como serviço em nuvem.

Featured Links

Ricardo Cardial

Arquiteto e Urbanista - UFRJ/1993 | AUTODESK Certified Professional. Começou a trabalhar com AutoCAD efetuando projetos em 3D. Em 2003 participou da primeira equipe brasileira a ser treinada em Revit, na ocasião como profissional técnico de Revenda Autodesk. Ministrou diversos treinamentos de Revit para grandes empresas ao redor do Brasil. Autor do Blog “REVIT +” desde de 2007, um dos primeiros canais de democratização no aprendizado do Revit, e autor do Livro “Revit Architecture 2011 – Curso Avançado”. Atualmente exerce o cargo de Techincal Sales Specialist - AEC, na Autodesk, apoiando a divulgação do BIM pelos setores privado e público. Demonstrando na prática como o BIM pode ser implementado através do conjunto: pessoas, processos e tecnologia.

0 Comments

'