twitter youtube facebook linkedin email

Mundo MFG - Blog Oficial sobre Design e Manufatura da Autodesk

Com um custo cada vez mais acessível e novas tecnologias surgindo a todo instante, a realidade virtual (VR) está cada vez mais presente no dia-a-dia do desenvolvimento de produtos. Nos últimos dois anos tive a oportunidade de trabalhar com diversas empresas no Brasil, ajudando a testar e descobrir novas aplicações de VR em diferentes fases no ciclo de vida dos produtos, do projeto à fabricação.

No último ano vimos o interesse por VR crescer muito, boa parte disso se deu pela comercialização de dispositivos como o Oculus Rift e o HTC Vive. E o interessante é que as dúvidas da maioria das empresas são muito parecidas: Qual o melhor dispositivo? Qual o hardware que preciso? Como gero conteúdo para uso em VR? Quais as aplicações possíveis? Entre outras…

Pois bem, neste post pretendo abordar os principais pontos para ajudar aqueles que estão iniciando suas aventuras no mundo da realidade virtual.

Ok, VR é legal. Ninguém discute isso, mas além de ser “legal”, como tem sido aplicada na indústria? Como ela tem ajudado nos processos?

A aplicação mais usual encontrada é a validação de protótipos digitais através de visualização em ambiente imersivo, não somente visualizar, mas também interagir com o modelo 3D em ambiente virtual. Outras aplicações mais comuns que vejo são: treinamento de operação e manutenção de equipamentos; estudos de usabilidade de determinados produtos; revisão e colaboração de projetos; visualização de projetos de novas fábricas ou ampliações de fábricas existentes; entre outras tantas. Costumo dizer que a cada visita ou apresentação que faço de VR sempre surgem novas aplicações e idéias.

 

 

Muito bem, chega de conversa e vamos ao que interessa: Por onde começar?

  1. Modelos 3D. Antes de mais nada você precisa ter os modelos 3D do que deseja visualizar em VR, normalmente usamos os modelos 3D desenvolvidos pela engenharia de produto que são criados usando algum sistema de CAD em 3D (Autodesk Inventor, Fusion 360, Catia, SolidWorks, NX, Creo, etc).
  2. HMD (head-mounted display). Eu tenho trabalhado com dois, o Oculus Rift (https://www.oculus.com/) e o HTC Vive (https://www.vive.com/us/). Eu prefiro o HTC Vive, o sistema de tracking dele usando 2 sensores para posicionar em cantos opostos do ambiente oferece maior precisão e liberdade para me movimentar, em contrapartida, é o que requer mais poder de hardware. Existem outras opções, mas eu tenho trabalhado apenas com estes dois (os mais conhecidos).
  3. Software de visualização. Não é qualquer software que suporta o uso de VR com HMDs, sendo necessário um segundo software que seja capaz de abrir os modelos 3D que você possui, que prepare o ambiente de VR (iluminação, texturas, animações, efeitos, etc), e que se conecte ao HMD enviando a informação para visualização imersiva. Na Autodesk nós temos algumas opções para isso, dependerá muito da sua área de atuação, por exemplo: Autodesk Live (http://www.autodesk.com/products/live/overview) que é uma ferramenta de visualização interativa para o Revit (pensando visualização de modelos BIM); o Autodesk Stingray (http://www.autodesk.com/products/stingray/overview) que é uma engine de jogos e um software de rendering em tempo real; e o software que trabalho na divisão de Produtos de Manufatura que é o Autodesk VRED Professional (http://www.autodesk.com/products/vred/overview), voltado para visualização 3D e prototipagem virtual que suporta nativamente o uso dos HMDs Oculus Rift e HTC Vive. O legal do VRED Professional é que ele abre os arquivos nativos da maioria dos sistemas CAD 3D do mercado (Inventor, SolidWorks, Catia, Creo, NX, etc) e outros mais usados para visualização/animação como 3ds Max, Maya, Cinema 4D, entre outros, dispensando a necessidade de conversão de arquivos para este ou aquele formato.
  4. Computador e placa de vídeo. Cada software e HMD têm seus requisitos (disponíveis em seus respectivos sites). Existem muitas variáveis como, complexidade dos modelos 3D, quantidade de polígonos que serão visualizados na cena, software usado, HMD usado, etc. Para a minha necessidade (apresentações e benchmarks) e viagens acabo usando o HTC Vive e um notebook ASUS com uma placa gráfica GTX 1080. Para uso profissional a recomendação é uma solução desktop, sem dúvida, com mais poder de processamento e placa de vídeo mais adequada.

Se você já tem algum HMD e quer testar o VRED Professional, você pode baixar uma versão de testes válida por 30 dias, link para download aqui: http://www.autodesk.com/products/vred/free-trial

Se você é estudante ou professor, pode baixar a versão educacional sem custo aqui: http://www.autodesk.com/education/free-software/vred-professional

          Agora que você tem o VRED Professional instalado, bem como seu HMD e respectivo software (Steam VR para HTC Vive e Oculus Software para o Oculus Rift), como faço para carregar um exemplo e visualizar em VR? Caso você não tenha modelos 3D para usar no teste, o VRED Professional já traz alguns para você testar, acesse o menu File – Open Examples… e abra o arquivo Automotive_Genesis.vpb.

Se tudo estiver conectado e instalado corretamente, basta você ir no menu View – Display e selecionar o HMD que você possui (Oculus Rift ou OpenVR HMD). O VRED Professional deve enviar a imagem para o seu HMD e a tela do VRED no seu monitor deve mostrar tudo que o usuário do HMD estiver vendo (conforme imagem abaixo):

Neste link você encontrará os arquivos e instruções para baixar uma cena preparada para uso e interatividade com o HTC Vive, corte dinâmico usando os controles, mudança de ambiente, entre outros: https://knowledge.autodesk.com/support/vred-products/learn-explore/caas/simplecontent/content/adding-interaction-for-vr.html

Para saber mais sobre o Autodesk VRED Professional e VR com o HTC Vive, não deixe de assistir também:

Para saber mais sobre o Autodesk Stingray e VR, não deixe de assistir:

Para saber mais sobre o Autodesk Live e VR, não deixe de assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=1hB2IMns1qw

PS.: em breve publicarei um tutorial básico de VRED e arquivos de exemplo.

Um abraço e até a próxima.

Featured Links

Raul Arozi

Especialista Técnico Sênior no Grupo de Produtos de Manufatura da Autodesk do Brasil, trabalha na área de softwares para engenharia mecânica e de produção desde 1999. Atuou em empresas revendedoras de softwares CAE/CAD/CAM/PDM de diferentes fabricantes como técnico de suporte e implantação; atuou em empresas desenvolvedoras de software CAD/CAM de Israel e dos EUA como gerente de operações para América Latina e como especialista técnico, respectivamente. Atualmente é integrante da equipe de especialistas técnicos da Autodesk desde 2010.

0 Comments

'