twitter youtube facebook linkedin email

Mundo MFG - Blog Oficial sobre Design e Manufatura da Autodesk

Novos trabalhos de manufatura exigem novas habilidades e qualificações

Raul Arozi
29/06/2017

Por: Lisa Campbell

 

Criar peças de reposição não soa como ponto de partida para uma revolução tecnológica. Mas em um momento em que toda a força de trabalho da indústria está se preparando para as mudanças que ocorrem na indústria, o conceito de “substituições” assume impacto extra.

 

Recentemente, encontrei-me com os gerentes no chão de fábrica de uma empresa de usinagem industrial, discutindo o desafio de um cenário que já estava estável diante de perturbações. Será que o aumento do acesso à impressão 3D e outras formas de fabricação digital, de alguma forma, roubarão o seu negócio? Com a impressão de metais e robôs, os trabalhadores que fazem peças sobressalentes em escala se tornarão obsoletos?

 

Uma onda está chegando, e muitos trabalhadores sentem que estão prestes a serem levados por ela. A nova tecnologia de fabricação ameaça muitas posições – uma mudança que parece um subproduto inevitável da inovação. Este é um sentimento perfeitamente compreensível, especialmente para aqueles com trabalhos repetitivos, de baixa habilidade (os mais ameaçados pela automação). Mas isso não reflete toda a história sobre o potencial de fabricação de aditivos, automação e outros avanços.

 

Como outros desenvolvimentos tecnológicos ao longo da história, os avanços na fabricação terão um efeito de destruição criativa, ou seja, muitos trabalhos serão eliminados, mas muitos outros serão criados. A chave será capacitar aqueles afetados com essas mudanças com as novas habilidades de fabricação necessárias para se manter ativo durante a transição.

 

O que vem sendo chamada de Quarta Revolução Industrial não é um conjunto de previsões antigas, mas uma mudança do panorama industrial que precisa ser abraçada e compreendida. Com a educação, o empreendedorismo e as políticas adequadas para reconstruir a mão-de-obra do país, as empresas podem buscar essas novas oportunidades e os trabalhadores podem encontrar posições novas e gratificantes.

 

A automação é, talvez, a mudança mais temida pelos trabalhadores, e seu impacto tem sido profundo. Embora a política de comércio exterior seja frequentemente bode expiatório como a maior fonte de perdas de empregos, pesquisas mostram que a automação teve um impacto muito maior nas comunidades industriais. De acordo com um estudo da Ball State University, dos cerca de 5 milhões de empregos em manufatura nos Estados Unidos perdidos no novo milênio, apenas 13% foram devido à expansão do comércio. A automação tem sido a verdadeira culpada, especialmente para qualquer trabalho que é “maçante, sujo ou perigoso”, diz Bob Doyle da Associação para Avançar Automação. Esses empregos – que costumavam proporcionar salários habitáveis, moradia satisfatória, cuidados de saúde adequados e estabilidade para as famílias – estão em risco.

 

A onda iminente parece pronta para se tornar um tsunami, mas como os surtos anteriores de inovação, a mudança pode, finalmente, criar muito mais oportunidades do que destruir. Combater a perda do emprego não significa parar o progresso. Significa aproveitá-lo de tal maneira que milhares de trabalhadores de fábrica desempregados não sejam mais empurrados pela tecnologia, mas trazidos de volta pela oportunidade. A automação, apesar de todos os medos, tem se mostrado altamente efetiva na redução de custos em segmentos nos quais os preços mais baixos resultam em maior demanda, pois as empresas podem aumentar a produção com o mesmo número de trabalhadores.

 

As novas competências que os empregadores precisam – de fazer peças com materiais compostos para a solução de problemas de impressoras 3D – surgiram tão rapidamente que os padrões de educação formal não estão mantendo o ritmo. Recuperar é particularmente difícil porque as novas ferramentas de manufatura em pequena escala e as práticas de economia compartilhada significam que as pequenas empresas precisam de tecnologia de ponta tanto (ou mais) quanto as grandes indústrias que possuem orçamentos correspondentes para reciclagem.

 Para se atualizar, os desafios de hoje exigem colaboração e responsabilidade compartilhada entre o governo, a indústria, os indivíduos e as instituições educacionais. Primeiro, os governos federal e estadual precisam promover incentivos e políticas que ofereçam aos trabalhadores – tanto atuais como futuros – mais oportunidades de desenvolver habilidades de trabalho adaptativas para um mercado de trabalho cada vez mais acelerado. Os programas de treinamento que promovem habilidades avançadas de fabricação são fundamentais: as empresas americanas estão em ritmo de ter 2 milhões de empregos manufaturados até 2025. Para se manterem competitivas, as empresas precisam que os formuladores de políticas criem programas que ajudem a preencher essas lacunas.

 

Para construir as políticas que impulsionam os negócios americanos, a indústria e os governos precisam compartilhar estratégias e trabalhar juntos. Um exemplo é o AmericaMakes, uma organização que reúne empresas envolvidas na fabricação de aditivos para promover a inovação e a pesquisa, ao mesmo tempo em que informa a política. O Instituto de Inovação de Design e Manufatura Digital (DMDII) é parceria público-privada que trabalha para transformar a fabricação dos Estados Unidos, fornecendo fábricas com ferramentas avançadas, software e expertise. E a National Skills Coalition é um grupo de advogados que impulsiona para o desenvolvimento de currículos e treinamento para a lacuna “meio-habilidade”, que é a falta de conhecimentos necessários por manufatura avançada.

 

Grupos menores e mais focados também podem apoiar esses esforços, conectando empreendedores, incentivando a criação de redes e ajudando a transformar ideias em negócios. Organizações como 100kGarages, criada pelo fabricante de equipamentos ShopBot, por exemplo, conecta fabricantes, pequenos empreendedores e trabalhos de inicialização em 100 mil garagens em todo o país. Já a MakeTime simplifica a produção com CNC ligando pessoas que precisam de peças com aqueles que têm máquinas ociosas.

 

Parcerias educacionais podem ajudar a unir esses grupos, criando centros de desenvolvimento que canalizam talentos, ideias e novos trabalhadores diretamente para novos empregos e oportunidades. Tradicionalmente, quando pensamos em tecnologia e educação, grandes universidades como Stanford e Carnegie Mellon vêm à mente. Mas as instituições locais, como o Centro de Inovação em Manufatura de Aditivos na Universidade Estadual de Youngstown, em Ohio, podem ser mais sensíveis às necessidades de uma região específica e realmente se tornar a rede que conecta o investimento do governo, as empresas e as possibilidades educacionais. Ao impulsionar o treinamento orientado de acordo com a demanda informada pela indústria local, essas escolas tornam-se o elo entre os trabalhadores, as novas habilidades de fabricação e os empregos.

 

Com as estratégias certas, as grandes mudanças no panorama industrial e fabril podem ser positivas, ajudando os países e sua força de trabalho a tornarem-se mais enxuta e eficiente. A nova tecnologia fará com que a produção seja mais acessível, permitindo que um negócio de peças pequenas tenha um maior alcance ou dê à startup uma chance de competir com os grandes players. Aqueles que criam e aqueles que executam devem se sentir animados e energizados: Com o foco em reconstrução, educação e formação, a tecnologia não irá controlar a força de trabalho de fabricação. Em vez disso, a indústria e seus parceiros fornecerão mais acesso aos trabalhadores no futuro.

 

 Lisa Campbell é vice-presidente de Estratégia da Indústria e Marketing para a Manufatura da Autodesk. Ela é responsável por gerenciar a estratégia da indústria, o desenvolvimento de negócios, o marketing do mercado e da indústria para os principais segmentos de Manufatura da Autodesk, incluindo fabricantes de máquinas industriais, automotivas e de construção.

Featured Links

Raul Arozi

Especialista Técnico Sênior no Grupo de Produtos de Manufatura da Autodesk do Brasil, trabalha na área de softwares para engenharia mecânica e de produção desde 1999. Atuou em empresas revendedoras de softwares CAE/CAD/CAM/PDM de diferentes fabricantes como técnico de suporte e implantação; atuou em empresas desenvolvedoras de software CAD/CAM de Israel e dos EUA como gerente de operações para América Latina e como especialista técnico, respectivamente. Atualmente é integrante da equipe de especialistas técnicos da Autodesk desde 2010.

0 Comments

'