twitter youtube facebook linkedin email

Mundo MFG - Blog Oficial sobre Design e Manufatura da Autodesk

A visualização e conceitualização de produto é um aspecto crucial do processo de design de todo engenheiro. Isso nos permite ter uma ideia melhor do produto final, muito antes de chegarmos perto de enviar a peça ou montagem para a produção.

O Autodesk Inventor possui uma variedade de ferramentas que podem ajudá-lo no processo de visualização do produto, se você ainda não as tiver usado. Nesta postagem do blog, abordaremos quatro partes do processo de visualização de design, começando com a configuração inicial. Neste primeiro vídeo, você aprenderá como configurar materiais, aparência e configurações de cena para obter sua primeira renderização.

Visualização de projetos no Autodesk Inventor: Configurando a Cena.

Cada componente do Autodesk Inventor que você cria possui um material atribuído a ele. É importante ter isso em mente, pois afeta a aparência do componente – bem como as propriedades físicas, o que é importante ter em mente se você planeja executar simulações.

Alterar materiais e aparências de um componente é crucial para a visualização do produto, pois traz um maior senso de realismo ao seu design. Embora gostemos de pensar em nós mesmos como solucionadores de problemas puramente analíticos, a estética e a sensação afetam nossas decisões de design.

Refinar os materiais e as aparências do produto pode ajudar na fase de renderização, pois caso haja a necessidade você pode enviar cotações aos clientes e/ou compartilha projetos como um nível de realismo muito maior.

Visualização de produto no Autodesk Inventor: renderização de imagem

Depois de definir todas as propriedades e aparências do material corretamente para uma peça ou montagem, a próxima etapa é renderizar o design. Fazer isso significa que você precisará saber como alternar e trabalhar no ambiente do Inventor Studio, criar câmeras para as visualizações de renderização e modificar as configurações gerais de renderização para poder criar exatamente o que precisa.

Quando você conseguir fazer tudo isso, ficará com uma imagem renderizada (ou animação, vide próximo vídeo) gerada de forma limpa e diretamente no Autodesk Inventor.

Visualização de produto no Autodesk Inventor: crie animação

Abordamos o básico da renderização no vídeo anterior, mas é importante perceber que as renderizações não se limitam apenas às imagens estáticas. O Inventor Studio permite criar uma animação personalizável de sua peça ou montagem. Isso significa que você pode ter uma visão da vida real de como sua peça funcionará quando finalmente for criada.

Quando você entrou na engenharia, pode não ter pensado em criar animações, mas a verdade é que visualizar seu design é muitas vezes essencial e consequentemente a melhor parte do trabalho. Afinal, você pode não ter se tornado um engenheiro para animar as coisas, mas definitivamente se tornou um engenheiro para fazer coisas e trazê-las à vida.

Animar as vistas explodidas de montagens ou serviço no Autodesk Inventor

O vídeo final desta série de quatro partes sobre visualização de design é mais aprofundado em relação à animação de design. A utilização de ferramentas como vistas explodidas pode adicionar um maior nível de entendimento ao design final.

Embora você, o designer, tenha uma boa ideia de como tudo funciona em conjunto, as vistas explodidas permitirão que outros engenheiros compreendam rapidamente a função e a montagem do seu produto. A animação e a renderização do produto são alguns dos métodos de comunicação de engenharia não-verbal mais eficazes. Certifique-se de tirar proveito de todas as ferramentas disponíveis dentro do Autodesk Inventor.

 

  • Most liked posts

  • Featured Links

    Guilherme Custodio

    Guilherme é vendedor Técnico de produtos Autodesk da linha de manufatura na PARS . Possui mais de 11 anos na indústria metal/mecânica, sendo que durante 3 anos foi expatriado como engenheiro de desenvolvimento na Alemanha. Suas principais expertises são voltadas para as áreas CAD/CAM/CAE/PDM e manufatura aditiva.

    0 Comments

    '