twitter youtube facebook linkedin email

Mundo MFG - Blog Oficial sobre Design e Manufatura da Autodesk

O que há de novo na coleção Design e Fabricação (PDM Collection)

Muitos de vocês provavelmente já viram a postagem do blog sobre as Novidades do Inventor 2021 em março, e agora começamos a falar sobre o que há de novo na coleção Design e Fabricação (PDM Collection). Como muitos de vocês sabem, o PDMC é fornecido com ferramentas poderosas para auxiliar no design e fabricação de produtos. Como parte da coleção, há uma série de soluções para ajudar no processo geral de design/fabricação, como análise de tolerância, simulação, nesting, usinagem e, claro, a coleção não seria completa sem o AutoCAD e seus conjuntos de ferramentas específicos do setor.

Vamos dar uma olhada em alguns dos principais aprimoramentos na coleção de fabricação e design de produtos.

Inventor Nastran

O Inventor Nastran fornece ferramentas de análise de elementos finitos (FEA) para engenheiros e analistas. A simulação abrange vários tipos de análise, como tensão linear e não linear, dinâmica e transferência de calor.

  • Análises explícitas: se você já precisou fazer montagens de encaixe rápido, testes de queda, teste de impacto ou simulações de falhas, você adorará esta atualização. Será um prazer adicionar a Análise Explícita à nossa lista de tipos de estudo suportados no Inventor Nastran. Ele é alimentado pelo Autodesk Explicit Solver e pode ser usado para resolver dinâmicas explícitas complexas e problemas quase estáticos explícitos.
    • Biblioteca geral de elementos – sólidos (TET4 e TET10), cascas (apenas QUAD4), vigas, etc.
    • Materiais altamente não lineares.
    • Corpos rígidos podem ser criados atribuindo um material “rígido”.
    • Grandes deformações e rotações.
    • Exclusão de material.
    • Grandes deformações de contato arbitrárias e em evolução.
  • Análise quase-estática: Ao alternar o estudo de Dinâmico para Quase-estático (sem inércia), você pode obter uma solução quase-estática aproximada usando o Explicit Solver. Para obter uma solução quase-estática aproximada em nosso algoritmo de dinâmica explícita, procuramos reduzir as magnitudes da energia cinética e a dissipação viscosa da solução em comparação com a magnitude da energia interna e do trabalho externo. O Autodesk Explicit Solver usa um algoritmo próprio para determinar uma duração para a simulação que seja longa o suficiente para que a energia cinética seja uma pequena fração da energia interna. O algoritmo quase-estático escalará automaticamente todas as curvas de carga dependentes do tempo para condições de limite de deslocamento prescritas e cargas para se ajustarem à duração do tempo para a solução quase-estática. Você não precisa “adivinhar” uma duração, pois o Autodesk Explicit determinará isso automaticamente.

Inventor Tolerance Analysis

A Análise de tolerância do Inventor permite que você faça uma análise de tolerância diretamente no seu modelo 3D. Ajuda a entender melhor o impacto do ajuste mecânico e do desempenho com base na variação dimensional cumulativa e permite que você tente vários cenários para encontrar o melhor ajuste para reduzir o custo de usinagem, mantendo o ajuste / função adequados.

Nesta versão, trabalhamos em questões de estabilidade de montagem que continham:

  • Anotações de recursos de tolerância
  • Mais articulações do que restrições

Também bloqueamos a renomeação de componentes no ambiente de Análise de tolerância para evitar uma incompatibilidade com os nomes no broweser do Inventor. Renomear faces e arestas é permitido.

Inventor CAM

O CAM Inventor integra os recursos de fresagem, torneamento e fresamento de 2,5 a 5 eixos, diretamente dentro do Inventor. As principais atualizações do Inventor CAM foram sobre torneamento e aprimoramentos gerais de estabilidade/robustez.

  • Torneamento de desbaste de perfil: agora suporta compensação “no computador” para os ciclos fixos G71 e G72.

No computador (novo comportamento): esta opção permite que o usuário produza um perfil de ciclo fixo já compensado pelo raio da cabeça da ferramenta. O benefício dessa abordagem é que o usuário não precisa inserir a compensação do raio do nariz da ferramenta no controle.

  • Torneamento de desbaste de perfil

Um novo parâmetro “Retraction Policy” foi adicionado à guia Vinculação das operações do Turning Profile Roughing. Este parâmetro está disponível apenas no modo Perfil interno, quando o ciclo é definido como Passagens horizontais e a direção da usinagem é definida de frente para trás. Este parâmetro não está disponível quando o parâmetro ciclos fixos está ativado.

Quando a Retraction Policy é definida como retração mínima, a ferramenta retrai-se minimamente em Z após cada corte passar para o valor de folga de Z (comportamento existente). Quando esse parâmetro é definido como Retração total, a ferramenta retrai para Z (zona segura) após cada passo de corte (novo comportamento).

  • Perfuração uniforme de profundidades de corte

Nas versões anteriores, a estratégia de desbaste de perfil geralmente criava passes de corte rasos que resultavam na produção de cavacos finos. O parâmetro “Profundidades de corte uniformes” foi adicionado para corrigir esse problema. Este parâmetro, quando marcado, garante que cada passo de corte crie um cavaco de espessura uniforme em todas as regiões de usinagem dentro dos limites de usinagem.

Benefício para o usuário: Se a profundidade do corte for rasa, ele produzirá um cavaco mais fino que pode se enrolar em torno de uma pastilha e danificar o acabamento da superfície da peça. Cavacos mais finos também evitam a dissipação de calor do inserto da ferramenta, reduzindo assim a vida útil da ferramenta. A geração de um caminho de ferramenta com profundidades de corte uniformes otimiza o processo de usinagem, criando cavacos de espessura uniforme, o que melhora o acabamento superficial da peça e aumenta a vida útil da ferramenta.

  • Velocidade reduzida do fuso.

A estratégia de partição anteriormente suportava uma taxa de alimentação reduzida em um raio especificado pelo usuário longe do centro, ativando a opção “Usar alimentação reduzida”. Agora, os usuários também podem especificar uma velocidade reduzida do eixo quando esta opção está ativada. A programação de uma velocidade reduzida do fuso imediatamente antes do corte da peça permite que ela seja separada com segurança do material sem danificá-la.

Factory Design Utilities

O Inventor Factory permite planejar e validar layouts de fábrica para a colocação de equipamentos mais eficiente para maximizar o desempenho da produção.

  • Suporte para o tema escuro: o tema Escuro do Inventor apresenta uma interface de usuário azul escuro com um esquema de cores complementar.
  • Aplicação de conexões “com controle de cores”: crie um ativo de conector atribuído a cores. Agora, o Factory permite apenas que os conectores da mesma cor se conectem no Inventor e no AutoCAD. A cor verde é uma cor universal para o conector, o que significa que ele será conectado a qualquer outro conector de cor e qualquer outro conector de cor poderá ser conectado a um verde. (A propagação de parâmetros ainda funciona através de conexões).
  • Redefinir cor do conector: para restaurar um conector para a cor verde universal, não é necessário voltar à caixa de diálogo de seleção de cores para escolher a cor verde correta. Em vez disso, você pode redefini-lo para a cor padrão no menu de contexto.
  • Importar propriedades do ativo: importe planilhas com propriedades do ativo, exportadas anteriormente de um layout por meio do comando Export Properties, para carregar novamente em um layout e aplicar aos ativos atuais.

Para mais detalhes, você pode revisar as notas da nova atualização.

Inventor Nesting

O Inventor Nesting permite que você pegue chapas metálicas e peças planas e otimize o rendimento da matéria-prima plana, tudo dentro do Inventor. Os estudos podem ser criados e atualizados para refletir quaisquer alterações no design. Compare facilmente estudos para otimizar a eficiência e reduzir custos e exportar modelos 3D ou arquivos DXF ™ concluídos para geração de caminhos de corte.

  • Melhorias gerais na usabilidade: agora, as caixas de diálogo “Criar estudo” e “Editar estudo” são agrupadas tematicamente com um design com guias para torná-lo mais intuitivo e fácil de usar.
  • Maior automação: nova opção no estudo Criar Nesting: “Gerenciar automaticamente”.
    • Adiciona automaticamente a parte recém-criada ao nesting existente no estudo.
    • Cria novos nestings se uma nova peça for criada com um novo material que não foi usado antes ou se uma peça existente for alterada para um material que não foi usado anteriormente.
    • Os nestings serão removidos se não houver mais objetos.

Para mais detalhes, você pode revisar as notas da nova atualização.

AutoCAD

Fora do Inventor e dos produtos Inventor da coleção, o AutoCAD é uma das ferramentas mais usadas na coleção Design e Fabricação (PDM Collection). Com mais pessoas trabalhando remotamente e com a capacidade de usar o AutoCAD em praticamente qualquer dispositivo (desktop, web, celular), é muito mais fácil realizar seu trabalho. O AutoCAD também pode usar qualquer nuvem (Dropbox, box, OneDrive ou Google Drive) para tornar ainda mais fácil trabalhar remotamente.

Existem algumas grandes melhorias no AutoCAD 2001, aqui estão algumas delas.

  • Histórico do desenho – Compare as versões anteriores e atuais de um desenho e veja a evolução do seu trabalho.
  • Xref Compare – Veja as alterações feitas no seu desenho atual a partir de referências externas alteradas.
  • Paleta de blocos – visualize e acesse o conteúdo dos blocos no AutoCAD na área de trabalho ou no aplicativo Web do AutoCAD.
  • Aprimoramento de desempenho – Menos tempo para salvar e instalar. Utilize processadores multicore para operações mais suaves de orbit, pan, e zoom.

Para obter mais detalhes, consulte a página Novidades do AutoCAD.

Featured Links

Guilherme Custodio

Guilherme é vendedor Técnico de produtos Autodesk da linha de manufatura na PARS . Possui mais de 11 anos na indústria metal/mecânica, sendo que durante 3 anos foi expatriado como engenheiro de desenvolvimento na Alemanha. Suas principais expertises são voltadas para as áreas CAD/CAM/CAE/PDM e manufatura aditiva.

0 Comments

'