twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

4 formas de melhorar a eficiência dos projetos com os novos recursos do Civil 3D 2019

A equipe do Civil 3D tem como objetivo ajudar nossa comunidade de usuários a aprimorar seu projeto de engenharia civil e o processo de construção. Todos os dias, estamos trabalhando para criar uma experiência mais perfeita no Civil 3D e aprofundar a interoperabilidade entre os produtos da Autodesk, permitindo que os clientes adotem e migrem para fluxos de trabalho BIM mais avançados. Após nossa discussão sobre os novos recursos lançados em abril, fizemos uma parceria com nossos amigos no Revit para um esforço conjunto de lançamento.

 

Assista aos vídeos abaixo,  que demonstram um pouco dessas novas formas de trabalho:

 

 

 

 

 

 

 

 

A versão mais recente do Civil 3D 2019 está disponível para assinantes e clientes do plano de manutenção atual por meio de sua conta no manage.autodesk.com ou no Civil 3D por meio do Autodesk Desktop App.

 

1. Conectando Arquitetos e Engenheiros – Dados de topografia Civil 3D no Revit

Isso é uma grande novidade. A colaboração local introduz uma interoperabilidade sem precedentes entre o Revit e o Civil 3D. Novos fluxos de trabalho economizarão tempo e melhorarão a precisão quando você estiver transferindo informações locais e dados de localização do projeto entre as equipes do projeto. Você pode facilmente vincular a topografia do Civil 3D ao Revit usando o Autodesk Desktop Connector e o BIM 360 Docs e também poderá interagir com essa topografia no Revit com hospedagem, marcação e agendamento de superfície. O Civil 3D está incluso na AEC Collection (Coleção de Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk), que também é uma ótima maneira de acessar o Revit junto com outras ferramentas essenciais por um ótimo valor.

Publicando do Civil 3D para o Revit:

O recurso de colaboração local conecta arquitetos usando o Revit e engenheiros usando o Civil 3D por meio do módulo de gerenciamento de documentos BIM 360. Ao publicar o Civil 3D no Revit, o fluxo de trabalho se concentra apenas na topografia. Os engenheiros do Civil 3D podem publicar topografia do Civil 3D, visualizar os dados resultantes no gerenciamento de documentos do BIM 360 e vincular os dados publicados ao Revit. Veja como funciona:

  •    No Civil 3D, partindo da toolspace, selecione a superficie para publicar via Desktop Connector
  •      Use o BIM 360 para checar a topografia em uma vista 3D e verificar se os dados publicados do civil 3D estão corretos.
  •    Você precisará usar a versão mais recente do Desktop Connector gratuito para publicar nas superfícies do Civil 3D para sincronizar os arquivos locais no BIM 360 Document Management.

Publicando no Revit, a partir do Civil 3D:

No Revit, você pode vincular facilmente a topografia, o que ajudará você a colaborar mais efetivamente com engenheiros civis no projeto.

  •  Navegue até o BIM 360 e faça o link para a exportação do Civil 3D.
  •  A geolocalização civil 3D tentará colocar o modelo adequadamente no Revit, mas você também tem a opção de especificar coordenadas do Revit para atualizar.
  • É possível identificar a dimensão, adicionar um bloco de construção no link de topografia e criar um cronograma de topografia no Revit com nome, área projetada e área de superfície.

Esse fluxo de trabalho também suporta sub-regiões e hospeda grades. As sub-regiões são boas para alterar o material da superfície no Revit. Também é possível colocar elementos na topografia – isso funcionará como um link. As atualizações devem ser feitas no Civil 3D e editadas e publicadas novamente para uso no Revit. Para funcionar melhor, esse fluxo de trabalho exigirá uma estratégia para navegação e vinculação eficientes. Recomendamos que você desenvolva seu plano de execução BIM adequadamente.

Fazendo atualizações para topografia

Esse aprimoramento melhora muito o fluxo de trabalho para transferência de topografia de engenheiros civis para arquitetos. Você pode fazer alterações no Civil 3D e enviá-las conforme descrito no processo anterior para o BIM 360. No Revit, use “reload” ou “reload from” e vincule a topografia novamente.

Leia aqui tudo sobre as novidades do Revit 2019.1

2.   Performance Melhorada

À medida que você aproveita a versão mais recente do Civil 3D, você experimentará melhorias notáveis na eficiência da produção. Esperamos que essas atualizações ajudem a impulsionar a qualidade e a tornar os fluxos de trabalho mais eficientes à medida que seus projetos crescem em escala.

Por exemplo, agora você pode criar um atalho de dados para um grupo de linhas de amostra e, em seguida, referenciar apenas um subconjunto das linhas de amostra em um desenho do consumidor. A estrutura de referência de dados inteira é mais eficiente, sincronizando as referências somente quando o próprio objeto referenciado é alterado. Saiba mais sobre como criar referências de grupos de linhas de amostra.

Quando você estiver modelando uma rede de tubulação gravitacional, agora poderá conectar pipes a estruturas que suportam vários pontos de conexão. O Civil 3D 2019.1 inclui uma variedade de novas estruturas que têm vários pontos de conexão, e você pode adicioná-las a suas estruturas personalizadas usando o Infrastructure Parts Editor.

Também incluímos vários outros aprimoramentos para tornar o design de seus projetos mais eficiente. Desde aprimoramentos às melhores ferramentas de layout até resoluções de problemas conhecidos, o Civil 3D 2019.1 é um avanço significativo.

3. Melhor alinhamento de ajuste para geometria complexa

O Civil 3D permite que você crie um alinhamento horizontal de melhor ajuste utilizando blocos, linhas de recursos ou Cogo points. A ferramenta de alinhamento de melhor ajuste suporta geometria de curva complexa e vários tipos de espirais de transição. Com esta ferramenta, o Civil 3D é capaz de executar rapidamente uma análise de regressão para criar um alinhamento de linha central. Você pode avaliar os resultados dessa análise e ajustar o alinhamento conforme necessário. Você também pode criar um perfil de melhor ajuste com base em blocos, linhas de recursos, COGO points para superfícies. O Civil 3D oferece a opção de criar um perfil acima ou abaixo da greide existente. Depois que o perfil é criado, você pode ajustar as curvas verticais conforme necessário para otimizar seu design.

4. Somente para fluxos de trabalho ferroviário

Fizemos várias melhorias para aprimorar o fluxo de trabalho de projetos ferroviários, incluindo:

  • Adicionamos uma guia de ferramentas de trilho dedicada para consolidar ferramentas específicas de trilhos e opções de trilhos em guias contextuais relevantes.
  • Novas subassemblies ferroviárias, incluindo plataformas simples, duplas, múltiplas vias simples e duplas. Esses subconjuntos permitem o projeto de trilhos e plataformas fora do alinhamento da linha de centro do trilho e atendem a CANT.
  • O suporte ao LandXML CANT para alinhamentos permite que os usuários troquem a geometria do alinhamento de trilho com outras ferramentas de projeto.
  • O suporte Rail CANT permite que os usuários usem o poderoso alinhamento de deslocamento para projetar cenários de pista dupla. Melhoria na troca de alinhamento com o InfraWorks. Todos os tipos de alinhamento em espiral podem agora ser trocados entre os dois produtos.

 

Fonte: Artigo Traduzido e Adaptado do original em inglês ” Four ways the latest Civil 3D 2019 features will improve efficiency”

 

Featured Links

Márcia Lorena Santos

Estudante de Engenharia Civil, já estagiou em construtora multinacional, onde acompanhou rotinas de obra, apoiou diretamente a área de custo técnico e planejamento, teve contato - e pôde aprender- com engenheiros responsáveis por grandes projetos e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil.

0 Comments

'