Olá a todos, bem vindos a mais uma publicação, e no conteúdo de hoje mostrarei algumas dicas de como criar um platô utilizando como base uma geometria simples do Civil 3D, esse fluxo pode ser útil para ajustes topográficos voltados a implantação de uma determinada edificação que se encontra no início de sua concepção. Além de adicionar o platô é possível compor o modelo central do InfraWorks com vias e acessos privados ao estacionamento para veículos do terreno.
Como Criar um Platô no InfraWorks
O primeiro passo do fluxo é a importação da nossa base topográfica do InfraWorks para o Civil 3D, após isso nós criamos um retângulo adicionando a posição que desejamos, isso ajuda a garantir uma precisão maior da concepção, é preciso configurar em propriedades a elevação do objeto também. Feito isto, o próximo passo será de exportar esse objeto como “.shp” e importá-lo no InfraWorks mas confira no vídeo esse passo completo, pois há uma diferença, desta vez não transformei esse objeto em polígono mas tratei ele como um polígono essa é uma outra configuração do Civil 3D.
Com a shapefile importada, os passos são rápidos e dinâmicos, a criação de corte e aterro segue uma “Rule grading” (regra do platô) por ela é possível adicionar o tipo de corte e aterro que desejo, lembrando que é possível criar novos estilos também. Além da configuração do Platô é possível adicionar as vias para complementar seu modelo, nesse caso estou utilizando o padrão do DNIT, também é possível adicionar uma via adicional para o acesso de veículos ao estacionamento privado das edificações, assim como criar muros para indicar a contenção de terra. Confira todos esses passos no vídeo abaixo: