twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Colaboração em tempos de Home Office para projetos de infraestrutura

Colucci
27/03/2020

O objetivo deste artigo é apresentar alguns benefícios do uso do módulo de colaboração para projetos civis do BIM 360. A partir dele, é possível utilizar uma ferramenta de colaboração em nuvem diretamente conectada com o Civil 3D reduzindo os impactos do trabalho em home office para os projetistas e tornando mais segura e eficiente a comunicação das informações do projeto.

Imagem cortesia fornecida pela WSP

Home Office reduzindo impactos em tempos de crise…

Dizem que em tempos de crises que paramos para olhar ao redor e notar algumas coisas que antes eram difíceis de perceber. Talvez, uma maior oferta de trabalho em Home Office seja uma delas!

Imagem fornecida por COWI

O Home Office, incabível em vários setores hoje é visto como uma solução para aquelas áreas onde o colaborador possa desempenhar suas atividades de casa, sem muitos impactos.

É claro que, inicialmente, a adaptação ao trabalho remoto é um pouco mais complicada. Mas com um pouco de disciplina e uso de tecnologias tudo fica menos difícil, e aos poucos nos acostumamos à uma rotina que pode se tornar um pouco mais constante.

Do ponto de vista de tecnologia falarei um pouco para vocês sobre a colaboração em nuvem para projetos de infraestrutura e obras civis a partir do BIM 360 Design e Civil 3D, que unidos criam uma poderosa plataforma de desenvolvimento de projetos, reduzindo erros, cursos e facilitando a tomada de decisões.

O BIM 360 Design Collaboration para Civil

O “BIM 360 Design Collaboration for Civil” é a única ferramenta disponível no mercado para colaboração em nuvem no Civil 3D e no Revit capaz de oferecer recursos de coordenação multidisciplinar de projeto entre diferentes empresas.

Recursos do BIM 360

A partir dele é possível unir esforços de projeto, cumprir prazos e realizar etapas de revisão de projetos de forma ágil e eficiente.

Recursos do BIM 360 Design para colaboração no Civil 3D

Construído para facilitar a colaboração entre as diversas equipes atuando em um projeto, o BIM 360 Design, possui inúmeros recursos para facilitar o compartilhamento de arquivos e troca de informações.

Resultando em maior segurança e agilidade uma vez que as informações necessárias estejam sempre ao alcance das equipes, em qualquer lugar e à qualquer momento.

São recursos do BIM 360.

  • Compartilhamento de arquivos e troca de informações.
  • Colaboração em tempo real, baseada em nuvem, para equipes multidisciplinares localizadas em diferentes empresas.
  • Comparação de versões para acompanhamento de atualizações no projeto.
  • Melhor acompanhamento de prazos e entregas de arquivos e documentos.
  • Possibilidade de rápida identificação de problemas por parte de todos os envolvidos.
  • Centralização de dados em um único repositório de arquivos.

Na imagem a seguir é possível ver quão simples é realizar comparação de versões entre dois arquivos, e assim entender o avanço do projeto.

Comparação entre versões no BIM 360 Design Collaboration for Civil

Fluxo de trabalho colaborativo

No site do BIM 360 Design você encontrará diversos conteúdos úteis para a implementação da ferramenta, como por exemplo o fluxo de trabalho apresentado abaixo, a qual adaptei de acordo com as ferramentas utilizadas.

Fluxo de trabalho para colaboração utilizando BIM 360 Design e Civil 3D

O fluxo de trabalho acima é a forma mais simples de realizar a colaboração em projetos que utilizam o Civil 3D. No vídeo abaixo é possível visualizar este fluxo colaborativo em ação.

O que tem falado nossos clientes?

Vários clientes têm se beneficiado do poder da nuvem em seus fluxos colaborativos à partir do uso do BIM 360 Desing e o Civil 3D, abaixo listamos frases da AECOM, Pennoni e Black & Veatch

AECOM

“A colaboração para o Civil 3D no BIM 360 Design provou alinhar nossas equipes de desenvolvimento de sites e design civil, para que possam usar o BIM 360 holisticamente em todas as disciplinas.

Ao expandir os recursos de colaboração do BIM 360, podemos nos alinhar com outras disciplinas em tempo real, em um ponto do ciclo de vida em que a tomada de decisão é fundamental.

Isso garantirá que estamos em um passo imediato com todas as disciplinas, incluindo a civil, o que beneficiará toda a equipe do projeto.

– Russ Dalton, diretor de BIM da AECOM para as Américas.

Pennoni

“A capacidade de incorporar o design horizontal às equipes de design vertical causou um impacto monumental na tomada de decisões corretas para nossos parceiros em momentos vitais durante o ciclo de vida do projeto.”

– Stacey Morykin, gerente de tecnologia de design da Pennoni

Black & Veatch

“Estamos ansiosos pelo Civil 3D + BIM 360 para permitir que nossos arquivos de projeto do Revit e Civil 3D residam em um local comum. Os usuários de ambos os programas poderão aproveitar com eficiência novas ferramentas e funcionalidades entre plataformas, agora que os arquivos serão mais facilmente acessíveis.

Agora, a colaboração e a revisão do desenho podem ser feitas usando as mesmas ferramentas de marcação e comentário, em comparação com os fluxos de trabalho anteriores nos quais as revisões / marcações dos desenhos do Revit e do Civil 3D foram tratadas usando métodos diferentes.

Isso fornecerá mais consistência na execução do projeto e melhorará a qualidade geral dos projetos para nossos clientes.

– Rob Swanson Líder de transporte BIM, Black & Veatch

Conclusão

Em momentos como este, o uso de tecnologia pode reduzir os impactos e criar novas formas de trabalharmos em projetos de infraestrutura, e a Autodesk entendendo a necessidade dos clientes liberou gratuitamente, até dia 01 de Junho, o acesso à ferramentas como o BIm 360 Docs e Design para todos os seus clientes.

Para saber mais sobre este tema, acesse este link, totalmente em português com as principais dúvidas dos usuários sobre a liberação.

Estar bem preparado para estas mudanças é uma etapa fundamental, e todas as informações necessárias para uma segura implementação podem ser encontradas à qualquer momento no site do BIM 360.

Portanto, de fluxos de trabalho à casos de sucesso, a Autodesk oferece todos os instrumentos necessários para uma fácil implementação, tornando uma transformação disruptiva em apenas mais uma importante etapa para o desenvolvimento da sua companhia.

Em nosso próximo artigo sobre o tema, mostraremos de forma mais aprofundada algumas etapas do fluxo de trabalho, de forma a permitir que você comece à utilizar estas poderosas ferramentas em seus projetos.

Featured Links

Colucci

'