twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como viabilizar o trabalho remoto no desenvolvimento e gestão de projetos?

Pedro Soethe
19/03/2020

 

Hoje um grande desafio das empresas é viabilizar o trabalho remoto de suas equipes, tendo em vista a produtividade, o atendimento aos prazos, e a qualidade das entregas. Além disso, há preocupação em manter o acompanhamento das atividades, garantindo a comunicação assertiva, e em tempo real, entre as equipes e os seus gestores.

A Autodesk apresenta em seu portfólio o BIM 360 Design, que atende às demandas e desafios do trabalho remoto em empresas de Arquitetura, Engenharia e Construção.

O BIM 360 é uma solução em nuvem que proporciona a conexão, organização e otimização de projetos usando uma única plataforma de gerenciamento para melhorar as tomadas de decisão e obter resultados mais previsíveis e lucrativos. A plataforma pode dar suporte a fluxos de trabalho desde o design e a pré-construção, até as atividades de construção e operação.

Informação Centralizada

O ambiente proporciona a centralização dos dados e o acesso às informações necessárias de qualquer lugar, em tempo real, para acompanhamento do projeto e tomadas de decisão.

Neste ambiente único e conectado podemos ter o mesmo arquivo sendo trabalhado no software de design, por exemplo no Revit pois o mesmo arquivo esta salvo na HD, pode ser visualizado pelo gerente de projetos pela página da WEB onde ele pode fazer comentários e análises rápidas, e também por outros envolvidos no tablet, no celular, etc.

Com capacidade ilimitada o BIM 360 centraliza todas a informações em um só lugar de forma a prover o mesmo arquivo e versão pata todos os envolvidos no projeto.

Distribuição e Controle de Documentos

Um processo estruturado de distribuição e controle de documentos ajuda as equipes de design e construção a coordenar melhor; resolver problemas mais rapidamente; e entregar projetos com menos atrasos, menores custos e menos retrabalho.

Esse processo pode adequar-se aos fluxos de trabalho padrão das empresas de forma automatizada, simplificando as ações de revisão e aprovação de projetos, tanto em dispositivos móveis como na web.

O BIM 360 é altamente customizável posso inserir campos específicos e fluxos próprios da empresa.

Solicitação de Informações

Os recursos do BIM 360 permitem a troca de informações e esclarecimentos de dúvidas de projeto entre projetistas, fornecedores e equipes de campo, visando ajudar a atender premissas de projeto e obrigações contratuais, e manter a transparência entre as partes.

De forma rápida você consegue fazer comentários, insere fotos, ou arquivos,  atribui pessoas para responder aqueles comentários com prazos, pode ser definido um fluxo de aprovação para fechamento do comentário e isto tudo fica registrado de forma a se ter todo o histórico do desenvolvimento do projeto.

Visualização de Mudanças

A visualização e acompanhamento da evolução do projeto e das alterações entre versões ajuda a reduzir a falta de comunicação, o retrabalho e os atrasos de recebimento de dados.

O BIM 360 permite a navegação pelo modelo multidisciplinar do projeto por equipe, fase ou nível de construção, permitindo a análise dos elementos adicionados, excluídos ou modificados na última rodada de alterações.

Relatórios & Dashboards

Além de centralizar as informações e permitir a colaboração entre equipes, o BIM 360 possui ferramentas robustas de relatório e análise, proporcionando uma compreensão profunda do desempenho do projeto, das causas-raiz e da priorização das atividades diárias.

Desenvolvimento de projeto e colaboração em nuvem

Além dos recursos apresentados, o BIM 360 permite o desenvolvimento de projetos multidisciplinares de forma colaborativa em nuvem e conexão entre todas as partes interessadas.

Por meio de uma linha do tempo que exibe as datas de publicação dos entregáveis é possível acompanhar o avanço do projeto.

Este recurso está disponível para projetos desenvolvidos a partir do Revit, Civil 3D, Plant 3D e colaboração com esquemas abertos como o IFC ou modelos proprietários oriundos de ferramentas de integração como o Navisworks e Infraworks.

Conheça mais sobre os casos de sucesso do uso do BIM 360 em empresas de arquitetura, engenharia e construção

Clientes no Brasil e no Mundo que já usam o BIM 360

A Autodesk tambem disponibiliza várias páginas gratuitas para cursos sobre o BIM 360 e fluxos de trabalho

Como trabalhar de forma colaborativa com Revit e Civil 3D

Help em Português do BIM 360

Learn BIM 360 (Cursos Gratuitos)

Até dia 31 de Maio de 2020 o BIM 360 esta grautito para te ajudar a trabalhar de forma colaborativa

Saiba mais aqui

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

'