twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Como o BIM 360 pode nos auxiliar a reduzir erros em projetos de infraestrutura?

Colucci
14/04/2020

Recentemente publiquei aqui no Blog o artigo Colaboração em tempos de Home Office para projetos de infraestrutura onde comentei os benefícios do BIM 360 Design Collaboration for Civil que conecta o BIM 360 com o Civil 3D.

Como vimos naquele artigo, existem inúmeros benefícios ao conectar os times que atuam nas diversas disciplinas de um projeto de infraestrutura.

A partir da conexão direta do BIM 360 com o Civil 3D, é possível aumentar a eficiência operacional do time, reduzindo erros e omissões ao colocar toda a equipe para trabalhar em um ambiente único de dados e fonte confiável de informações.

O Bim 360 auxilia a reduzir o tempo necessário para localizar informações.

Além de permitir a visualização de modelos e projetos à partir de dispositivos móveis, o BIM 360 permite utilizar de várias ferramentas de revisão e endereçar inconsistências diretamente à quem deve analisá-las e solicitar alteração em projetos.

Na imagem abaixo é possível visualizar algumas revisões e um problema aberto, aguardando resposta do usuário atribuído.

Marcações revisão no BIM 360

Dando continuidade ao tema colaboração em nuvem para projetos de infraestrutura, criei este post, cujo objetivo é mostrar duas features do BIM 360 que podem auxiliar os usuários à reduzirem erros em seus projetos.

São elas:

  1. Comparação de versões
  2. Notificações automáticas em pastas

Comparação de versões

Um dos principais benefícios de um ambiente comum de dados é manter todos os integrantes de uma equipe trabalhando com as mais atualizadas versões de documentos.

No BIM 360 é muito simples visualizar a versão atual de um documento, e comparar a diferença entre ambas, veja a imagem abaixo.

Controle de versões no BIM 360

Uma vez que o BIM 360 o auxilia a visualizar melhor, a versão atual do arquivo, é possível fazer uso de uma poderosa ferramenta para validar e comparar as versões disponíveis, conforme imagem abaixo.

Comparando versões no BIM 360.

Conforme é possível visualizar na imagem acima, as diferenças entre as versões são apresentadas em cores, azul e vermelha, de forma a facilitar a identificação de mudanças no projeto.

Notificações automáticas em pastas

Outra forma de estar sempre atualizado com a documentação de um projeto é ativando as notificações automáticas em pastas.

Assim, toda vez que uma modificação for realizada naquela pasta, o usuário é notificado.

Apesar de simples, esta é uma excelente forma de assegurar que os documentos mais atualizados estão sendo utilizados pelo time, dando mais segurança aos processos de tomada de decisão.

Ativar notificações automáticas em pastas permite manter todo o time atualizado

Uma vez que ativamos as notificações automáticas, o BIM 360 enviará um e-mail notificando qualquer alteração realizada naquela pasta.

Notificação de alteração em pasta do BIM 360

Garantindo que estejamos atualizados sobre quem realizou a alteração, e quando.

Como o BIM 360 tem impactado a rotina de nossos clientes?

Muitos clientes têm utilizados o BIM 360 para melhorar seus fluxos de trabalho, trabalhando de forma colaborativa, reduzindo erros e custos em seus projetos. Veja o exemplo abaixo.

“Economizo duas horas por dia ao ter as informações em mãos ao não precisar voltar ao escritório para localizar informações ou pedaços de papel”.

JAMIE ROBERT, GERENTE SÊNIOR – HILL PARTNERS

Modelo no BIM 360

Se fizermos uma conta rápida, Jamie passou a economizar 14 horas de trabalho por semana!

Ano analisarmos anualmente, e multiplicarmos por um valor hipotético de R$ 100,00 a economia total foi de cerca de R$ 72 800,00 em um único ano.

Além dos benefícios financeiros, o quanto uma economia de tempo como essa pode gerar de bem estar aos funcionários e à toda equipes?

Já parou para pensar quanto tempo desperdiçamos todos os dias ao tentar localizar informações pelo simples fato de não possuir uma ferramenta adequada para isto?

É por este motivo que a cada dia, novos clientes nos procuram para entender um pouco mais sobre o BIM 360 e como ele pode apoiá-los a super desafios cotidianos.

Antes de finalizar, gostaria de compartilhar com vocês, que ficaram interessados em conhecer um pouco mais sobre o BIM 360, o site “Learn BIM 360” que contém uma série de mini cursos sobre esta fantástica ferramenta.

Um forte abraço, e uma ótima semana (Sem desperdiçar tempo….)

 

Featured Links

Colucci

0 Comments

'