twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Um gêmeo digital da rede ajuda concessionária brasileira a expandir a energia renovável

Mariana Real
15/05/2023

Escrito por Matt Piper | Traduzido por Mariana Real


O Departamento de Geotecnologia da Eletrobras Chesf adotou a captura de realidade e a criação de modelos digitais para gerenciamento de ativos.

Principais pontos:

• A gerente do departamento queria expandir o uso de Sistema de Informações Geográficas (GIS) na organização.

• A adoção da captura de realidade para criar um modelo digital da rede resolve os fluxos de informação na Eletrobras Chesf.

• O modelo digital fornece um único lugar para visualizar a realidade, resultando em ganhos de eficiência em toda a organização.


Engenheiros da Eletrobras Chesf, uma concessionária de serviços de energia elétrica brasileira, precisavam de dados. Os planos de expansão e os requisitos de manutenção exigiam uma visão completa da rede. A crescente demanda por energia renovável criou urgência, e os requisitos ambientais causaram atrasos. O que a Eletrobras Chesf precisava era uma maneira de capturar seus ativos e sua interface com o mundo real.

Valéria Carazzai, gerente do Departamento de Geotecnologia da Eletrobras Chesf, enfrentou o desafio. Ela sabia dos dados que a Eletrobras Chesf tinha sobre suas 12 usinas hidrelétricas, 14 parques eólicos, 136 subestações e 21.000 quilômetros de linhas de transmissão. No entanto, os dados careciam de clareza e da capacidade para que qualquer pessoa em toda a organização pudesse explorá-los e compartilhá-los facilmente.

Para preencher as lacunas de dados, Carazzai e sua equipe adotaram a tecnologia de captura de realidade. Eles compraram equipamentos a laser para levantamentos aéreos e terrestres, capturaram imagens com drones e incorporaram dados de Modelagem da Informação da Construção (BIM) da Autodesk para suportar modelos 3D de subestações. Em seguida, eles uniram os dados de alta resolução usando tecnologia GIS. O resultado foi o GeoPortal, um gêmeo digital da rede para projetos de planejamento, construção e operação.

“Precisávamos de tudo junto”, disse Carazzai. “Quando planejamos uma nova usina eólica, precisamos passar pelo licenciamento ambiental e saber as linhas de transmissão que podem fornecer a energia.”

Vendo tudo claramente

Sempre que surgem dúvidas, qualquer pessoa na Eletrobras Chesf pode recorrer ao GeoPortal para obter informações e saber o que está acontecendo. Ele fornece consciência das inter-relações e uma base para tomadas de decisão.

“Construímos soluções com ele que mostram o contexto das operações”, disse Carazzai. O GeoPortal substitui planilhas que poucas pessoas usavam; ele captura dados no campo e os envia para o gêmeo digital que todos podem ver.

A sede da Eletrobras Chesf está localizada em Recife, Brasil.

A Eletrobras Chesf gerencia 21.000 quilômetros de linhas de transmissão no nordeste do Brasil.

Uma subestação da Eletrobras Chesf na cidade de Eunápolis.

O gêmeo digital da Eletrobras Chesf mostra relacionamentos e ajuda as partes interessadas a se comunicarem. Ele captura detalhes que os projetistas e planejadores precisam para construir com mais capacidade, especifica preocupações com impactos ambientais e coleta informações necessárias para escopo e execução de manutenção e construção requerida. Além disso, fornece informações às comunidades que cercam os ativos construídos e operações.

Recentemente, o gêmeo digital comunicou riscos de inundação. “Foi útil primeiro para provar que a empresa não era culpada pelo que estava acontecendo”, disse Carazzai. “O mais importante é que ele conta uma história. Eles podem se enxergar no local e ver o que mudou.”

Tem sido útil relacionar incidentes com linhas de transmissão, ajudando a equipe a aprender com cada torre derrubada. As mesmas informações são usadas para recolocar as torres e restabelecer a energia na área o mais rápido possível.

Alcançando a Gestão de Ativos

A equipe de Carazzai inclui engenheiros cartográficos, engenheiros civis e geógrafos. Esses membros da equipe são especializados no processamento de dados geoespaciais. No passado, esse trabalho se concentrava em mapas 2D, mas agora eles capturam a realidade.

A maioria das empresas de serviços públicos utiliza empreiteiros para trabalhos de levantamento topográfico, mas a Eletrobras Chesf queria flexibilidade e tem a expertise para capturar detalhes com precisão. Adquiriram um sistema com quatro câmeras e um scanner a laser da Teledyne Optech e o instalaram em um helicóptero. Com isso, a equipe de Carazzai mapeia toda a superfície onde se encontram os ativos. Eles capturam toda a vegetação, corpos d’água, solo exposto, edifícios e melhorias em 3D.

O tempo economizado pela Eletrobras Chesf ao fazer o levantamento de helicóptero é significativo. E as equipes já não precisam mais sair por dias para coletar dados e não obter uma imagem clara.

A visualização da vegetação permite à Eletrobras Chesf manter as árvores afastadas de suas linhas de transmissão energia. Com o sistema a laser, eles podem representar o que planejam remover. Os detalhes são compartilhados com a agência ambiental para acelerar as aprovações. Carazzai espera automatizar todo o processo.

O gêmeo digital da Eletrobras Chesf oferece uma visão em todas as escalas, desde este mapa de extensão até o menor detalhe.

O gêmeo digital dá uma vantagem adicional ao licitar novos projetos de geração e transmissão de energia. Os dados fornecem a imagem completa para propor projetos e calcular custos, com consciência das limitações.

“A equipe de projeto disse que levou metade do tempo e eles querem fazer em um terço do tempo”, disse Carazzai. “Estamos fazendo bem e vamos melhorar rapidamente”.

Engenheiros e funcionários da Eletrobras Chesf podem consultar a capacidade de cada linha de transmissão.

Cada subestação é modelada, incluindo pontos de acesso.

Ativos dentro da subestação podem ser selecionados para mostrar mais detalhes.

Modelos BIM representam cada transformador, com detalhes que os engenheiros usam para projetar atualizações e realizar manutenções.

Garantindo um Gêmeo Digital Dinâmico

Como a Eletrobras Chesf adotou o conceito de gêmeo digital? Carazzai ficou frustrada porque os mapas criados por sua equipe não estavam sendo amplamente utilizados. Sim, os mapas respondiam a perguntas-chave para os cinco diretores divisionais. Mas ela viu a dor maior da falta de fluxo de informação dentro da empresa.

“Agora, capturamos todo o processo de gestão de ativos, desde o momento em que a informação é gerada até a implementação”, disse Carazzai.

O gêmeo digital captura muitos detalhes. É altamente imersivo e visual, o que significa que é altamente intuitivo. Os executivos perceberam o seu valor e pressionaram pela expansão do acesso em toda a empresa. Agora, Carazzai se concentra em capturar todos os processos.

“Trabalhamos duro para mostrar que tínhamos que projetar cada processo para garantir que ele capturasse as atividades diárias”, disse Carazzai. “Sem coleta e manutenção constantes – integrando tudo em um só lugar – não seria um gêmeo digital”.

Outra preocupação que o gêmeo digital resolve é a integração. O GeoPortal prospera por causa de sua facilidade de uso. Ele pode ser acessado em qualquer navegador da web de qualquer lugar. Isso elimina a necessidade de alternar entre softwares.

“Para as pessoas que não podem ir ao campo, elas têm acesso rápido a tudo que é importante”, disse Carazzai. “Com um clique, você tem todas essas informações técnicas sobre todos os equipamentos”.

Saiba mais sobre a parceria entre a Esri e a Autodesk para construir soluções integradas de GIS e BIM. Leia sobre como o GIS cria gêmeos digitais que integram entradas operacionais.


Captura da Realidade pelo Ar, do Solo e do Modelo

Os mapas modernos refletem o mundo ao nosso redor. As tecnologias de imagens de alta resolução, BIM e GIS tornam isso possível. A representação resultante vai além do significado anterior de mapeamento. O novo termo a ser usado é gêmeo digital.

O ArcGIS Reality cria modelos realistas para um local, cidade ou país inteiro. Ele suporta entradas de imagens de drones, aviões, helicópteros ou satélites. Os sensores variam de matrizes de câmeras multi-quadro completo a câmeras individuais. O software transforma os dados em representações detalhadas que mostram lugares e situações como são.

O LiDAR terrestre adiciona realismo para informar decisões de engenharia. Os pontos densos deste método oferecem detalhes com precisão de centímetros. Dentro do GIS, projetistas e engenheiros visualizam e analisam os dados para derivar medidas e insights.

A Esri e a Autodesk se uniram para trazer o GIS e o BIM juntos para adicionar contexto ao ciclo de vida de qualquer projeto. A combinação cria representações digitais de ambientes, ativos, redes e cidades. Os fluxos de trabalho suportam o planejamento, projeto, construção, operação e manutenção da infraestrutura física.

Um gêmeo digital facilita o compartilhamento e a comunicação de detalhes importantes atualizados com todos. Uma realidade digital reduz riscos, otimiza operações, melhora processos de negócios e aprimora a tomada de decisões.


Fontes de referência:

Matéria original em inglês

Apresentação do Case no EU Esri 2022

Featured Links

Mariana Real

Technical Sales Intern

0 Comments

'