twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Luciano Neves da Clan VFX conta como a tecnologia Autodesk ajuda em seus negócios

Rodrigo Assaf
July 4, 2016

clanvfx

Pessoal, essa é minha estreia no blog e como não podia deixar de ser, vou começar falando um pouco sobre mídia e entretenimento.

Muitas pessoas não sabem, mas a Autodesk faz softwares que criam efeitos visuais usados no cinema e na televisão. No Brasil várias emissoras de TV e estúdios usam nossa tecnologia. Para falar dela convidamos o Luciano Neves, sócio e diretor de efeitos visuais da empresa CLAN VFXFundada em abril de 2012, A CLAN oferece serviços de efeitos visuais, pós-produção, correção de cor e design. 

Para vocês terem uma ideia, a Autodesk recebeu prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com um Prêmio de Realização Científica e Técnica (Sci-Tech Award) pelo software Shotgun RV e da Academia Nacional de Artes e Ciências com um Emmy Técnico para o software Autodesk MotionBuilder.

luciano-neves-clan

Vejam o que ele me contou nesta entrevista:

1- Conte-nos sobre você e Clan VFX e quantos artistas estão envolvidos nos projetos que vocês desenvolvem

Iniciei minha carreira como arte-finalista há mais de 20 anos, na época ainda desenhávamos com a tinta nankin. Em seguida observei que seria possível digitalizar estas artes e otimizar todo o processo e acabei cursando Processamento de Dados, pra entender melhor como funcionava software e hardware. Depois fiz um curso de webdesigner e notei que seria necessário muitos estudos e experiência para fazer uma carreira mais promissora uma vez que a febre da internet estava acabando. A partir daí comecei a estudar intensamente Arte e VFX (efeitos visuais) e nunca mais parei.

Estava trabalhando como webdesigner e continuava estudando e divulgando meus trabalhos em 3D e com o resultado destes estudos fui contratado para trabalhar na Europa, mais especificamente na Suíça. Trabalhei em uma conceituada empresa de engenharia de alta tecnologia para construção de estádios olímpicos, fiquei lá no departamento 3D por 2 anos.

Em 2003 retornei ao Brasil e continuei divulgando meus trabalhos, então uma pequena empresa de São Paulo chamada Inutilia Truncat me chamou para fazer parte do time, fiquei lá por lá por um ano.

Em 2005 a Pixpost especializada em composição me chamou para montar o núcleo de 3D, contratei alguns profissionais 3D e liderei o departamento da empresa que passou a se chamar Pixpost and Animation Studio, fiquei lá por dois anos trabalhando com uma equipe maravilhosa. Quando a sociedade da Pixpost decidiu mudar suas estratégias de mercado, foi então que decidi sair e procurar novos caminhos.

Coincidentemente no mesmo período, uma empresa também muito prestigiada chamada Tribbo Post, conhecida por ter um fortíssimo trabalho em composição, me chamou para conversar sobre a ideia de fortalecer uma equipe já existente e incluir como diferencial trabalhos foto realistas, ao qual eu tinha todo o know-how.

A Tribbo Post então me chamou para fazer parte da equipe, porém eu já liderava uma equipe e pra onde eu fosse gostaria de ter o time que eu liderava ao meu lado, e continuar como VFX Director, pois havia sido desta forma que a Pixpost havia conquistado a mesma importância no mercado, ambas chegando a disputar prêmios das duas melhores empresas de VFX do Brasil.

Saí da Pixpost e fiquei algumas semanas resolvendo e planejando se retornaria para o exterior sozinho ou ficaria e iria procurar uma boa empresa pro meu time aqui no Brasil.

Pesquisei alguns detalhes sobre como era a empresa Tribbo Post antes de tomar decisões que envolveria mais pessoas, conversamos e decidimos criar um novo departamento 3D dentro da Tribbo Post, uma nova equipe para a empresa com um diferencial em VFX e fotorrealismo, fortalecendo assim a marca da empresa e adquirindo também novos clientes.

Continuei como VFX Director e mais 7 artistas decidiram sair da Pixpost e vir para Tribbo Post comigo, onde trabalhamos arduamente e ajudamos a construir a imagem de uma das melhores e mais conceituadas empresas de VFX da América do Sul no período que estivemos na Tribbo Post.

Neste período de 5 anos muitos entraram alguns saíram ou retornaram para o time, mas a forma de trabalho e o know-how não foi alterado mas sim atualizado, continuamos prezando sempre pela qualidade e pelo cumprimento do prazo e um atendimento impecável ao cliente em todo o processo.

Com todo este diferencial e após muitas conversas e reuniões a CLAN VFX surgiu do desejo de 5 pessoas de criar uma empresa ideal, não somente no ambiente de trabalho mas também na qualidade dos trabalhos, além da preocupação em oferecer soluções técnicas, estrutura e qualidade criativa, nos envolvemos, junto dos diretores, produtores e criativos, com todo o processo de produção de um filme.

Todos os 5 sócios possui mais de 15 anos de experiência no mercado distinguindo se em diversas áreas de VFX, do setor técnico que envolve a infraestrutura da empresa, passando pelo atendimento direção e execução artística de todos os projetos.

Com um pipeline de produção robusto e equipe experiente, a CLAN conta com mais de 35 profissionais em seu time fixo e utiliza o que há de mais moderno em tecnologia de VFX.
Com duas equipes de 3D independentes e um time de composição completo, contamos com profissionais de variadas formações, a CLAN ocupa um imóvel de 400 m2 no bairro da Vila Olímpia, São Paulo.
Com o crescimento do mercado e a necessidade de cada vez mais incluir efeitos visuais nos filmes, atuamos desde o orçamento, quando ajudamos nossos clientes a venderem e a viabilizar suas ideias aos seus respectivos clientes, até a entrega do filme, acreditamos que a participação e o acompanhamento cuidadoso de cada fase desse processo é vital para o sucesso de um projeto.

Por este motivo não utilizamos mais o termo pós-produção e sim VFX, não teria sentido usar o termo pós-produção porque iniciamos nosso trabalho na pré-produção, e trabalhamos do início ao fim.
2) Considerando sua experiência no mercado de CG (Computação Gráfica) Brasileira quais são as expectativas e desafios CLAN VFX está enfrentando?

O mercado de VFX vem passando por diversas transformações ao longo dos anos, assim como a economia mundial. O resultado disso é uma adaptação geral entre empresas e profissionais.

Nossas maiores dificuldades não são no aspecto artístico ou profissional e sim manter uma infraestrutura de alta tecnologia, essa é uma desvantagem em países como o Brasil, onde os impostos e taxas de importação são extremamente elevados, e não temos tecnologias de hardware e software desenvolvidas aqui e por isso temos de importar. Não existe como repassar, incluir ou mesmo dividir estes custo com clientes e acabamos assumindo todos os custos, esta é a primeira e maior dificuldade.

O quadro de pessoas que formam uma empresa de VFX tem alguma formação ou estão relacionadas em arte, física, matemática, engenharia, anatomia, administração e muitas outras áreas que se é necessária para compor um time treinado e capacitado como temos na CLAN. Manter profissionais treinados e atualizados também exige um alto custo, as ferramentas mudam continuamente, a atualização se torna extremamente necessária, por isso temos de manter estes profissionais tecnicamente treinados e artisticamente atualizados isto leva tempo e dinheiro.

Uma outra dificuldade é a compreensão de nossos clientes de como realmente funcionam os processos e etapas em VFX e seus respectivos valores, isso acaba influenciando em prazos e custo total dos projetos e obviamente a qualidade.

A compreensão de que trabalho digital ou especificamente efeitos visuais não tem custo muitas vezes é erroneamente julgado ou calculado, também acreditamos de que tudo é possível em 3D, e sim é possível na maioria das vezes incluir VFX em um comercial ou filme, mas isto tem de ser previamente planejado, acompanhado e finalizado por profissionais. Como disse o mestre Ridley Scott com relação a VFX no Making-of do filme Gladiador, “Nos dê tempo e dinheiro o suficiente e podemos fazer tudo em VFX”.

Por este motivo não somente participamos de todo processo criativo e técnico mas também temos um método que demonstra aos nossos clientes as etapas do projeto, uma forma de instruir o mercado para que nenhuma parte seja prejudicada, este método deveria ser um padrão, mas infelizmente não ocorre em todas as empresas de VFX no Brasil, e muitas das vezes o cliente não sabe como seu trabalho está sendo desenvolvido, por este motivo há a necessidade de acompanhamento e compreensão de todo o processo.

Sabemos que as máquinas não resolvem sozinhas estas etapas, não existe um botão “faça esta ou aquela alteração neste exato momento” é necessário tempo e todo know-how do profissional e de toda empresa para que funcione da forma correta, além disso existe o tempo de produção necessária para cada projeto que certamente se diferencia um do outro, muitas vezes um maior número de pessoas ou máquinas não irão fazer o trabalho mais rápido e vice-versa.

Hoje entre 75% a 95% dos comerciais feitos no mundo existe intervenção digital de uma maneira ou de outra, o que ocorria alguns anos atrás era apenas uma pequena intervenção de correção de cores, hoje em dia isso mudou e as intervenções são muitas vezes até estruturais, de uma simples correção de cores até a substituição de um cenário ou complemento de cenário 3D chamado set extension.
Como exemplo houve casos que já chegamos a substituir até 90% de um material previamente filmado de um cenário que infelizmente não acompanhamos desde o início, e certamente em questões de custos não obtivemos o melhor resultado, apesar da qualidade ter se mantido.

Mas ainda existe um erro comum no mercado em achar que construir ou refazer de maneira digital terá um custo menor ou não terá absolutamente nenhum custo, e mais uma vez erroneamente julgando que apenas máquinas irão fazer o projeto, é incrível estarmos em 2013 e ainda existir este conceito aqui no Brasil.
Quando ocorre este tipo de ideia temos de pensar que da mesma maneira estamos não somente pagando tecnologia mas horas de trabalho de profissionais altamente treinados e certamente isto tem um custo.
Acredito que estas sejam nossa maiores dificuldades de mercado no Brasil.

3) Como as soluções Autodesk ajudam Clan VFX no processo de criação?

A Autodesk possui as melhores ferramentas do mercado e por isso nos traz ferramentas para soluções da criação dos conceitos até a finalização, ou seja, utilizamos quase todos os softwares que a Autodesk disponibiliza para a área de VFX.

Iniciamos com os conceitos feitos no Sketchbook, então fazemos os modelos no 3DS Max ou XSI depois passamos para o Mudboox para a pintura de texturas e retornamos para a animação, shadding e render no Max e finalizamos com correção de cor no Flame, Flint ou Smoke.

Temos uma pipeline muito funcional e as ferramentas da Autodesk viabilizam e facilitam nossa forma de trabalho, assim conseguimos sempre manter um diferencial de mercado, cumprindo os prazos e a qualidade no projeto do início a entrega.

4) Qual é a característica essencial que Clan VFX considera quando contrata um artista CGI?

Temos departamentos específicos na empresa e cada departamento exige suas características técnicas necessárias para o desempenho da função, mas um princípio básico que exigimos na nossa contratação é saber trabalhar em equipe e vestir a camisa da empresa como nós vestimos a do nosso time, nos tratamos como parte de uma mesma família.

Gerar entusiasmo pessoal e colaborativo sempre é um grande desafio, grande parte do sucesso de uma empresa ou departamento está baseada no comprometimento das pessoas, por isso tentamos disponibilizar todas estas ferramentas para que possam crescer dentro da empresa e ter a capacidade de assumir riscos, e assim conseguimos filtrar ou selecionar pessoas que são determinadas e querem alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
Sabemos que na área de VFX temos de proporcionar e criar uma atmosfera descontraída, mas para ter esta liberdade é necessário a conquista, ou seja, temos de ter pessoas comprometidas com a entrega e com a qualidade e isso exige responsabilidade.

A responsabilidade está associada ao trabalho duro e um grande empenho, e atmosfera descontraída está relacionada a criatividade e confiança, ou seja ambas tem de andar juntas.

Também por este motivo promovemos o diferencial que é de proporcionar uma vida equilibrada, respeitamos o valor humano.

Acredito que esta técnica de gestão está também associada para a nova geração Y que tanto ouvimos falar, pois temos de ter a mente aberta para não gerenciar para geração X ou Y, mas sim gerenciar “entre gerações ou qualquer geração”, é o que utilizo para liderar minha equipe, acredito que toda CLAN em seus respectivos departamentos utilizem desta mesma técnica, um pouco diferente talvez em aspectos técnicos mas com a mesma base ou estrutura.

5) Por que investir no Brasil? Você está visando mercado internacional?

Hoje todos que trabalham na CLAN nasceram no Brasil, nossas famílias estão aqui, por isso ao longo dos anos adquirimos conhecimento de como as empresas trabalham e também nossos clientes, de uma maneira ou de outra isso se torna mais fácil do que criar uma empresa no exterior, temos muitas pessoas e responsabilidades envolvidas, e ainda estamos criando uma base forte no mercado interno e planejando para num futuro próximo mirar o mercado internacional.
Apesar de encontrarmos uma situação instável na economia mundial acredito que num futuro consigamos constituir algumas parcerias ou desenvolver alguns projetos no mercado internacional.

Para encerrar o post, melhor que falar do trabalho do Luciano, é mostrar o vídeo do portfolio dele. Olha aí!

Um abraço e até a próxima!

Featured Links

Rodrigo Assaf

0 Comments

'