twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Se você acompanha nossas redes sociais deve ter visto que esta semana estivemos no Museu Imperial.

Vocês já estiveram lá? Era a antiga residência de verão da família imperial brasileira. Fica em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Aqui nesse link você pode saber mais sobre o Museu.

O Museu bateu recorde de visitação nas últimas férias, recebendo mais de 2500 visitantes POR DIA!

O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por D. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema.

Um acervo desses tem que ser preservado. Então, uma equipe nossa em parceria com a Leica Geosystems, Drone Imperial e Realize Tecnologia, iniciou um projeto para preservar digitalmente o Museu Imperial.

Museu – Drone

A Autodesk está liderando uma iniciativa pioneira nesse lugar que aparece no vídeo. Vocês sabem aonde é? Vamos contar tudo em breve e ao vivo!

Posted by Autodesk on Monday, August 7, 2017

O objetivo do projeto é captar imagens da edificação tanto internamente quanto externamente, considerando todo o entorno do museu, com o máximo de detalhamento possível.

Com isso será possível gerenciar melhor questões de preservação do Palácio, bem como criar novas experiências para os visitantes. Quanto à preservação, será possível ter dados detalhados que podem, por exemplo, calcular com precisão a quantidade de tinta necessária para preservar a pintura do local. Quanto à experiência, as imagens captadas podem gerar uma experiência em realidade virtual, visitas virtuais, maquete em 3D, entre outras iniciativas.

O projeto deve ser concluído em aproximadamente 3 meses e decorre nas seguintes etapas:

Drone Imperial e Realize Tecnologia : fizeram toda a captação das imagens exteriores por meio de drones que mapearam o palácio e os seus arredores, considerando detalhes do terreno. E a Realize gerou a Nuvem de pontos no Autodesk Recap.

Leica Geosystems: produziu o escaneamento a laser do exterior e interior do prédio com todos os detalhes contidos no mesmo. Esta etapa foi feita durante nossa visitação

Autodesk: Por meio dos softwares Autodesk Recap e Autodesk Infraworks, fará todo o tratamento das imagens externas do Museu e seu entorno apresentando a Nuvem de Ponto posicionada no terreno, e vai gerar uma parte do projeto de arquitetura do prédio em BIM, com os softwares Autodesk Revit, Autodesk Revit Live, Autodesk Navisworks, Autodesk 3dsmax e Autodesk Stingray para criar um ambiente de navegação virtual com interatividade. Estes materiais serão entregues para o Museu para fazerem parte do seu acervo.

Quando o projeto for concluído contaremos tudo para vocês aqui no blog. Aguardem!

 

 

 

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

'