No início deste mês, a Autodesk reuniu em Boston especialistas de vários países para discutir estratégias para adoção das suas soluções, além de trocar experiências e aprendizados. Representando o Brasil estava o engenheiro Fabio Gomes, da área de negócios da Autodesk.
O objetivo deste evento era tornar a Autodesk uma empresa ainda mais centrada e focada no cliente,
“Realizamos nestes dias, reuniões com clientes estratégicos e gerentes de produto, onde através de sessões de Design Thinking pode-se identificar soluções e benefícios para os principais dilemas dos clientes”.
As sessões de Design Thinking criam um ambiente propicio à inovação. Durante algumas horas, Fabio reunido com colegas de vários países como UK, Japão , Cingapura, US, Índia e Austrália.
“Discutimos ideias, tendências e oportunidades sob diferentes perspectivas e influências culturais. Além de ter sido uma experiência edificante, nos permitiu a criar estratégias e soluções de valor para nossos clientes”, afirma o engenheiro.
Além do trabalho, houve tempo para uma visita ao MIT – no Laboratório de ciência de computação e Inteligência artificial.
O MIT há mais de 50 anos, com o CSAIL – o Laboratório de Informática e Inteligência Artificial MIT – foi pioneira em novas abordagens de computação que melhoram a forma como as pessoas trabalham, jogam e aprendem. Os pesquisadores da CSAIL imaginam e desenvolvem o futuro desenvolvendo novas tecnologias fundamentais e realizando pesquisas básicas que promovem o campo da computação e suas aplicações. Pude constatar a capacidades dos Robôs em executar tarefas que antes era exclusivamente realizados pelos seres humanos, seja pelo capacidade de “raciocínio” e aprendizagem, sejam pela capacidade de realização de tarefas e movimentos finos.
Mas acima de tudo, foi muito valioso poder ver os conversar sobre trabalhos que estão sendo desenvolvidos com a prof. Daniela Rus, diretora do centro.