twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Paris nomeia equipe para recriar a paisagem da Torre Eiffel usando BIM

Priscilla Fiorin
May 28, 2019

 

Em um evento realizado recentemente na Prefeitura de Paris, Gustafson Porter + Bowman foi nomeado o vencedor de uma competição para reconstruir os arredores da Torre Eiffel – área que inclui os Jardins do Trocadéro e Champ de Mars, assim como a Torre e sua esplanada. O anúncio foi feito pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, juntamente com Jean-Louis Missika e Jean-François Martins, vice-prefeitos de Paris.

 

No ano passado, a Autodesk anunciou uma parceria  com a Prefeitura de Paris para usar a metodologia BIM (Building Information Modeling) para criar um modelo 3D da área de  2,4 km2 nos arredores da Torre.  O modelo foi revelado em maio de 2018, juntamente com os nomes das quatro equipes selecionadas para competir para redesenhar a área: Gustafson Porter + Bowman e BIM ServicesAL_A e Quatorze-igAgence ter e Arcadis; e KOZ Architectes.

 

A Autodesk colaborou com as equipes durante o último ano para ajudá-las na viabilização de seus projetos, dando acesso a uma versão simplificada do modelo 3D no Autodesk Infraworks para que fosse utilizado durante os diferentes estágios do processo. A empresa também realizou workshops para ajudar as equipes a colaborar internamente e entender os desafios existentes, bem como definir os métodos de trabalho para a integração dos modelos.

 

“A Autodesk se orgulha de ter apoiado, ao longo de um ano, o projeto conduzido pela prefeitura de Paris e as quatro equipes selecionadas para a competição, em torno deste projeto de grande escala, único no mundo. O uso de um modelo digital inteligente, ferramentas de visualização 3D imersivas e metodologias colaborativas aceleraram significativamente a tomada de decisões e reduziram erros potenciais. Assim, os membros do júri foram capazes de mergulhar virtualmente nos projetos para visualizar todas as etapas propostas, além de sentir e experimentar a jornada futura dos visitantes. Parabenizamos à cidade de Paris por seu compromisso com este desafio digital, a equipe vencedora e todos os finalistas por adotarem métodos que ilustram o futuro da arquitetura e da construção civil “, disse Nicolas Mangon, vice-presidente de Negócios e Marketing da Autodesk. Todos os quatro projetos foram revelados nesta semana, como experiências imersivas. Ao visualizar seus projetos em 3D, antes de serem construídos, a Prefeitura de Paris prevê uma redução de erros, maior clareza e colaboração com a equipe vencedora e uma oportunidade de envolver o público no processo. Os modelos também foram considerados ​​pelo júri durante a análise final para entender melhor as quatro propostas, realizadas em um formato comum, e para experimentar as mudanças no local, colocando-se no papel de um futuro visitante.

A renovação da área da Torre Eiffel está prevista para ser concluída em tempo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e antes de outros grandes eventos que acontecerão na região, como a Exposição Universal 2025 e a Taça do Mundo de Rugby 2026. A reforma não é apenas estética, no entanto. Esta revitalização ajudará Paris a enfrentar desafios crescentes relacionados à energia, áreas verdes, redes de abastecimento, mobilidade, logística, gerenciamento de resíduos, segurança e inundações.

 

Agora que a equipe vencedora foi revelada, o público é convidado a compartilhar sua opinião sobre o design. Todos os quatro projetos estarão em exibição no Pavillon de l’Arsenal em uma exposição de um mês. A equipe vencedora considerará a opinião da população e implementará mudanças com base nas necessidades do projeto. Uma vez finalizado, ele passará por análises, simulações e aprovações oficiais necessárias, com o objetivo de garantir a licença de construção até o início de 2020, quando a revitalização poderá começar.

 

Confira os quatro projetos:

 

Confira o vídeo do processo do modelo 3D: https://youtu.be/eQTuJL6CK58

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'