twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Fox Engenharia aposta na metodologia BIM

Priscilla Fiorin
August 2, 2019

A missão da Fox Engenharia, empresa com sede em Brasília e atuação nacional, é inovar e prover soluções de engenharia que resultem na melhoria da performance operacional de seus clientes. Por isso, há 8 anos a companhia lançou mão de ferramentas tecnológicas para implantar de forma pioneira no Brasil a metodologia BIM (Building Information Modeling) apostando em um caminho que a indústria seguiria anos mais tarde.

Tida como a maior revolução no mercado de Arquitetura e Construção, a metodologia BIM é hoje mandatória em projetos públicos do Reino Unido, por exemplo. No Brasil, por meio de um decreto federal, essa obrigatoriedade passa a valer a partir de 2021 para projetos do governo.

“Com 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos, a empresa entendeu que teria que estar sempre na vanguarda de práticas do mercado para poder se destacar”, afirma Mauricio Moura, diretor técnico da Fox.

A Fox desenvolve projetos para clientes corporativos privados dos setores financeiro, telecom e datacenter em todas as disciplinas: desde arquitêtonica até hidráulica, cabeamento, entre outros. Integrar essas disciplinas com ferramentas da AEC Collection da Autodesk, tornou-se muito mais eficiente e preciso em função da alta compatibilidade do software.

“BIM é uma construção digital. Você pode ver a obra antes da construção e com proporções corretas, gerando planilhas quantitativas sobre materiais, prazos, dimensões e outros importantes dados que podem impactar uma obra positiva ou negativamente”, afirma Mauricio. “Além disso, em todos os projetos utilizamos a ferramenta Worksharing da Autodesk, na qual é possível trabalhar de forma integrada utilizando nosso servidor local. Desta forma, todas as equipes de projeto conseguem dividir as informações de modo eficiente e sincronizado. Os arquivos são compartilhados com o cliente por meio da plataforma online A360, que permite acesso ao modelo sem a necessidade de ter o software instalado. A depender da permissão concedida, pode-se visualizar e fazer comentários, otimizando também o processo de revisão”, completa o executivo.

Na prática os benefícios são muitos, pois, de acordo com Maurício, o custo de um projeto elaborado em BIM pode sair bem mais barato que um projeto elaborado em 2D a longo prazo. Isso acontece levando em conta o aumento considerável de produtividade da equipe envolvida, a economia com a redução tanto do desperdício de materiais como da necessidade de retrabalho em função de erros no projeto que só são percebidos quando a construção está em andamento. O executivo destaca ainda as vantagens do uso da metodologia em vários momentos da obra, desde a elaboração e principalmente a conclusão, uma vez que todos os aspectos, desde custo a prazo, são afetados positivamente.

Estes resultados positivos tem auxiliado a Fox Engenharia a solucionar um de seus maiores desafios: educar o cliente final sobre os benefícios do uso do BIM, visto que desenvolvimento de projetos neste formato exige investimentos em tecnologia e equipe preparada para trabalhar com essas ferramentas.

 

“A inovação está presente em nossa missão e a Autodesk, por meio de sua tecnologia, tem nos auxiliado a mantermos este nosso compromisso”, conclui Mauricio.

 

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'