twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Tecnologia Autodesk suporta projeto de duplicação da rodovia Raposo Tavares

Priscilla Fiorin
December 12, 2019

A Pron Engenharia, empresa especializada em consultoria, elaboração de projetos de engenharia e supervisão de obras, acaba de concluir o projeto de duplicação de um trecho de 40 quilômetros da rodovia Raposo Tavares. O projeto foi o primeiro do País para estradas realizado em BIM (Building Information Modeling) e levou apenas dois anos para ser concluído.

O BIM Manager da Pron, Engenheiro Eduardo Soethe Cursino, explica que, iniciado 2017, o projeto só foi concluído neste prazo graças ao uso da metodologia BIM e ao suporte da suíte AEC Collection da Autodesk “O uso da metodologia nos permitiu entregar o projeto em um prazo menor e com informações mais consistentes, identificando e solucionando problemas que só apareceriam no decorrer da obra”, diz.

Com o uso do BIM, o projeto executivo entregue fornece todas as informações necessárias para que a empreiteira possa realizar a obra. Para tanto, ele prevê o que será realizado em todas as disciplinas envolvidas, tais como geometria, terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, segurança, topografia e desapropriação, entre outros. “Tudo isso é planejado em um ambiente virtual 3D, com inteligência de informação, que viabiliza a verificação de tudo o que foi projetado e, posteriormente, seu acompanhamento”, afirma.

Engenheiro civil e gerente de projetos da Pron, Roberto Storti explica que com o uso da suíte AEC Collection da Autodesk, todas essas informações se transformam em um processo de construção virtual. “Nos projetos 2D, é muito difícil ter a real dimensão da obra. Com o uso de 3D suportando a metodologia BIM, conseguimos ver onde os diferentes elementos se integram. Isso nos permite visualizar o detalhamento do projeto e reduzir bastante eventuais correções”, explica, lembrando que o projeto entregue foi até o nível do planejamento.

Segundo Storti, a partir da adoção das soluções Autodesk para gestão de BIM, a Pron consegue trabalhar projetos complexos com muito mais qualidade e assertividade, reduzindo as paradas ao longo das obras para ajustes de rota.

Modelagem com BIM

Já há alguns anos a Pron trabalha com a metodologia BIM. Cursino lembra que a empresa já trabalhava com soluções da Autodesk em seus projetos, que foram mantidas após a adoção da metodologia. “Já tínhamos experiência com as soluções e, além disso, a Autodesk foi fundamental no suporte ao engajamento com os projetos e na transferência de conhecimento”, ressalta.

O profissional lembra que a adoção do BIM representou uma mudança não apenas interna, mas também da relação do trabalho com o cliente. Neste ponto, ele recorda que a relação com a Autodesk permitiu uma troca de informações muito maior ao longo dos projetos, ajudando a solucionar questões surgidas em todas as fases e no fluxo entre as diferentes disciplinas.

“Para isso, criamos internamente novas políticas de trabalho que envolvem um valioso fluxograma de tarefas, responsabilidades e gerenciamento das atividades que ilustram a complexidade e a riqueza de informações que um trabalho modelado pode oferecer”, diz. Este novo modelo de organização tem impacto direto na relação com o cliente, já que mudam as formas de acompanhamento e avaliação do trabalho.

Cursino explica que as mudanças vêm da nova forma de enxergar o que está sendo feito, agora mais intuitiva e envolvente. “Todos os elementos do projeto estão conectados quando apresentados no Navisworks, que é essencial para o acompanhamento, elaboração e aprovação de um projeto, com aferição por meio de seu clash detection e extração de planilha de quantidades”, ressalta, citando o Civil 3D, Revit, Infraworks e Navisworks como os principais programas da Autodesk utilizados.

 

  • Users Favorites

    • Your favorites will be here.
  • Featured Links

    Priscilla Fiorin

    Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 7 anos é relações públicas da Autodesk

    1 Comment

    View by:
    Most Recent Oldest
    1. Avatara_ferreirasilva

      0

      0

      Parabéns Eduardo Soethe Cursino e todos os envolvidos..