twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Maia Arquitetura desenvolve projeto de expansão da Embraer com foco em sustentabilidade, usando o BIM da Autodesk

Priscilla Fiorin
April 14, 2020

No mercado há mais de 20 anos, o escritório Maia Arquitetura, sediado São Paulo, destaca-se pelo desenvolvimento de projetos inovadores de alto padrão. No fim de 2019, a empresa utilizou soluções tecnológicas da Autodesk para desenvolver um projeto de design contemporâneo e sustentável para a Embraer, que, na busca pelo reposicionamento no mercado global de tecnologia aeroespacial, tinha como demanda a expansão da unidade Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP). Esta unidade se tornaria o novo centro global de engenharia e tecnologia da empresa – ampliando a área construída e de lazer de 70 mil metros quadrados para 110 mil e aumentando ainda a capacidade da sede de 1.500 para até 4  mil funcionários.

Composto por um time de 30 arquitetos e engenheiros da Maia, o projeto para a ampliação das instalações foi elaborado a partir do resultado de um workshop feito com funcionários de diversos níveis da fabricante de aeronaves – desde a produção, passando por gestores de diversas áreas, a vice-presidentes – em que foi definido o objetivo de criar uma nova Embraer, com uma fábrica mais jovem e sustentável.

Além da questão da reformulação, o grande desafio estava em entregar quatro edifícios, uma praça e um espaço boulevard em apenas três meses. Normalmente, executar um projeto destes leva muito mais tempo do que este estipulado.

Para isso, a Maia Arquitetura recorreu à tecnologia Autodesk para que pudesse auxiliá-la em diferentes etapas. Na fase de elaboração, a empresa projetista usou o software de animação 3DS Max para ilustrar o projeto de forma animada e facilitar a visualização dos decisores no passo de aprovação dos gestores. Aprovado o projeto, foi usada a ferramenta Autodesk Revit para o desenvolvimento da arquitetura em si e para as disciplinas complementares como elétrica, hidráulica e ar condicionado, com o apoio de outras soluções também específicas para cada finalidade.

“Com auxílio da metodologia BIM (Building Information Modeling) foi possível cumprir o prazo de entrega com uma agilidade extraordinária e reduzir o tempo de obra pela metade, concluindo a mesma em apenas setes meses. Conseguimos também diminuir os riscos e interferências durante a construção, já que a ferramenta nos permite olhar a arquitetura e os complementares e avaliar possíveis erros corriqueiros e corrigi-los previamente”, conta Ernani Maia, arquiteto líder e sócio da Maia Arquitetura.

Como a tecnologia permite simular soluções para avaliar a eficiência energética e a sustentabilidade aplicada à obra, o time conseguiu entregar um projeto sustentável, como foi solicitado, à medida em que pôde estudar materiais, sistemas construtivos, custos e tempo de construção.

Com isso, optaram pelo uso de estruturas metálicas ou pré-moldadas de concreto, o que permitiu reduzir o desperdício e a geração de resíduos e facilitou no cumprimento do prazo estipulado, já que as peças vêm prontas. Com apoio do BIM, os projetistas consideraram ainda a utilização de piso drenante nas áreas externas, iluminação eficiente em LED, placas solares fotovoltaicas e fototérmicas para abastecer os edifícios. Já a praça, que ficará pronta no fim de abril, contará com espelho d’água, que melhora a condição térmica e de umidade no local.

A plataforma BIM 360 também foi utilizada durante o projeto e serviu como ferramenta de consulta entre as equipes de engenharia e arquitetura da Maia e o time de infraestrutura da Embraer, para esclarecimento de dúvidas sobre elementos que não estavam representados nas plantas.

Esse foi o primeiro projeto inteiramente com uso de BIM produzido para a Embraer, cliente da Maia Arquitetura há pelo menos duas décadas, e apresentou resultados significativos para a gigante de produtos aeronáuticos e aeronaves.

“É gratificante ver como os nossos clientes utilizam a nossa tecnologia para projetos desafiadores como esse e alcançam resultados tão significativos. Ainda mais gratificante é ver isso acontecer em um projeto onde a sustentabilidade cumpre um papel tão importante”, afirma Ricardo Bianca, especialista técnico sênior da Autodesk.

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'