twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

VZ&CO realiza 99% dos seus projetos usando a tecnologia Autodesk Revit

Priscilla Fiorin
August 31, 2020

 

Para se manter ativa e relevante no mercado em que atua há 20 anos, o escritório de arquitetura comercial Vera Zaffari & Co, o maior da região sul do Brasil, adotou a transformação digital como bandeira para o seu negócio, a fim de melhorar processos que impactem positivamente na percepção dos seus clientes. Hoje, 99% dos seus projetos são criados com a metodologia BIM (Building Information Modeling), usando o Autodesk Revit, software com recursos para arquitetura, estruturas e instalações.

Em 2013, a empresa optou pela aplicação do BIM, baseado nas ferramentas da      Autodesk, para acompanhar o ritmo de expansão dos seus clientes e tornar os projetos mais didáticos ao apresentar para pessoas sem conhecimento técnico. Para esta mudança de chave foi feito um estudo preliminar que elegeu como a melhor solução o Autodesk Revit. Foram feitas reuniões de sensibilização da equipe e treinamentos para que todos se adaptassem ao novo formato de trabalho.

Um dos resultados é que nos últimos cinco anos, o escritório já planejou e executou mais de 500 mil m² em 180 projetos, a maioria no setor de varejo.

“Desta forma conseguimos conscientizar e unir todos os parceiros responsáveis pelas mais diversas disciplinas, como projetistas estruturais, elétricos, entre outras”, afirma Graciela Harb Zaffari, gerente de projetos da empresa. Segundo ela, o grupo entende que trabalhar em uma plataforma única trazia vantagens, especialmente para o setor de varejo que exige rapidez na elaboração e execução de projetos.

“Outra vantagem que o projeto em BIM traz é poder estudar com maior agilidade opções o layout da loja a fim de dispor produtos, planejar posicionamento de mobiliário e planejar fluxo de clientes de forma a ser mais assertiva para uma loja de roupas e acessórios, por exemplo”, explica Graciela.

De acordo com Graciela, apenas intervenções específicas são feitas no AutoCAD – programa de Desenho Assistido por Computador – CAD (do inglês: computer aided design) em 2D. Geralmente pequenas intervenções que não justificam o uso de modelagem paramétrica.

Assim, a equipe da Vera Zaffari & Co conta com projetos mais assertivos e com menos falhas, o que traz um incremento para a qualidade do que é entregue ao cliente. Com o uso do Autodesk Dynamo, ferramenta desenvolvida para estender as funcionalidades do Autodesk Revit, é possível integrar projetos com mais inteligência.

Para o futuro, a empresa pretende catequisar o mercado a usar o benefício do BIM na manutenção dos espaços projetados e construídos e na conservação dos ambientes.

Hoje, a equipe da VZ&CO já lança mão de ferramentas como o BIM 360 Docs e o BIM 360 Design para tornar os projetos mais ágeis, especialmente neste momento de distanciamento social, em que projetos na nuvem são estratégicos.

Outra expectativa é explorar a inteligência artificial que as ferramentas de projeto generativo do pacote de ferramentas AEC Collection oferece para tornar os projetos cada vez mais ágeis e com mais possibilidades. As soluções da coleção dão suporte a projetos de arquitetura, engenharia e construção, desde o início do projeto até a construção.

“Entendemos que nossos clientes buscam a tecnologia Autodesk para oferecerem cada vez mais em um mercado altamente competitivo e ficamos orgulhosos quando alcançam os seus objetivos e se destacam”, afirma Ricardo Bianca, especialista técnico senior da Autodesk Brasil.

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'