twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Nossa clara, inequívoca e estratégica opção pela interoperabilidade tecnológica para a metodologia BIM

Priscilla Fiorin
September 11, 2020

Autodesk – Brazil Channel Summit 2018 – Ricardo Matsukawa, Fotógrafo

*Por Sylvio Mode, presidente da Autodesk Brasil

 

O mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção, está passando por uma mudança brusca, porém positiva. Essa mudança está relacionada ao uso da tecnologia, por meio da metodologia BIM e reescreverá a forma como projetos serão feitos e gerenciados a partir de agora.

Essa mudança terá como ápice local o próximo ano, em que, de acordo com o decreto nº 10.306, assinado em 2 de Abril de 2020, o Brasil adotará o BIM como pré-requisito à contratação de obras de infraestrutura federais. Este importante movimento já tem sido realizado em outros países com resultados positivos, proporcionando ganhos de produtividade, redução  de desperdício de materiais e principalmente transparência na execução de obras públicas.

Apesar da Autodesk ser reconhecida como líder no mercado, não somos a única fornecedora da tecnologia capaz de tornar o BIM possível. Por este motivo temos nos posicionado como defensores, e mais que isso, investimos no diálogo com outros fornecedores, e na interoperabilidade de soluções, com o principal objetivo de beneficiar usuários deste setor e acelerar a adoção da metodologia BIM como vetor de eficiência, transparência e sustentabilidade.

E como temos feito isso?

Temos investido, há anos, em diferentes iniciativas que se baseiam na interoperabilidade, na colaboração e na inovação nos setores em que atuamos.

Mais do que ‘falar de nós mesmos’, apresentamos fatos: Quando falamos de diálogo com demais fornecedores é importante destacar uma das mais importantes iniciativas da companhia: Apoiamos e  patrocinamos o desenvolvimento do formato IFC (Industry Foundation Classes), desde 1994. O IFC é um formato que permite a interoperabilidade de soluções BIM entre diferentes fornecedores. Neste esquema de dados, soluções tecnológicas são capazes de interpretar as informações geradas por outras, independente do software utilizado. Outro fato importante, a Autodesk é também uma das fundadoras, além de membro estratégico consultivo, da buildingSMART, organização responsável pelo desenvolvimento e manutenção de padrões abertos e neutros como o IFC.

Reforçando para enfatizar, a Autodesk não só apoia esta fundamental iniciativa para o que se convencionou chamar de ‘openBIM’(*) como é uma das criadoras e pioneiras, do esquema de dados IFC. Temos este compromisso desde sua criação, somos um de seus principais mantenedores, e fomos a primeira empresa a utiliza-lo, tornando vários de nossos produtos certificados para o IFC.

Entendemos que os usuários de nossas ferramentas necessitam, em muitos momentos, trabalhar com plataformas diferentes. Uma outra forma de tornar a vida delas mais fácil, e consequentemente melhorar o processo de desenvolvimento de seus projetos, é o desenvolvimento de APIs abertas. Para isso mantemos um programa de desenvolvimento de APIs (ADN) através do qual investimos no diálogo entre diferentes tecnologias. Adicionalmente, ressalto, que assim como todos os nossos produtos em suas versões ‘full’, este programa também é de acesso gratuito para fins acadêmicos nas universidades.

Estamos também atentos à democratização do uso ambientes de programação visual como o Dynamo que já está integrado a diversas soluções nossas, e viabiliza o acesso fácil às APIs.

Outro fato que torna claro o nosso posicionamento a favor, e incentivador do diálogo entre diferentes soluções e fornecedores, está , por exemplo, a recente parceria com a Esri, que permite aproximar suas soluções GIS das nossas soluções de BIM. Isto está em nosso DNA e faz parte da nossa missão de agregar valor aos nossos clientes.

Aprendi neste mundo da tecnologia, que dialogar com usuários,  estar atento às suas necessidades, e investir para atende-las, é fundamental para se manter relevante no mercado. Interoperabilidade é uma das principais mensagens recebidas de nossos clientes, e por essa razão, investimos constantemente e somos entusiastas deste conceito. Isso porque, ao final do dia, caberá ao cliente eleger a melhor plataforma, o que geralmente envolve escolher a solução mais democrática, que lhe permita mais opções.

Reitero a posição ética, moderna e centrada no cliente,  da Autodesk,  de estar aberta ao diálogo com outros fornecedores do setor, porque assim acreditamos, e assim querem nossos clientes. A verdade é que esta postura é um dos pilares fundamentais que nos deu a honra de receber, de nossos clientes, a confiança que nos levou a uma posição de liderança sólida e crescente, no Brasil e no mundo, em um setor tão complexo.

Para quem quiser se aprofundar no assunto, convido a acessar este conteúdo aqui.

(*) Não confundir com o termo Open BIM, criado por aqui como propaganda de produto, sem  qualquer fundamento relacionado  ao tema abordado, propositalmente escrito com certa semelhança, que pode gerar confusão e desinformação.

 

###

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

'