twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Brass do Brasil desenvolve projetos pioneiros de engenharia digital inteligente com soluções Autodesk

Priscilla Fiorin
April 28, 2021

Implementação da tecnologia 3D, ainda pouco aplicada no segmento de mineração, gerou redução de custos e aumento de produtividade

A Brass do Brasil, empresa de engenharia especializada no desenvolvimento de projetos multidisciplinar para mineração, siderurgia, e para a indústria em geral, buscando otimizar e modernizar a sua forma de desenvolver Projetos de Engenharia, bem como obter ganhos tangíveis para os nossos clientes, decidiu implementar a metodologia BIM, e a tecnologia escolhida foi a da Autodesk. Esta metodologia/tecnologia foi adotada pela BRASS devido às suas caraterísticas de similaridade com a forma de trabalhar da Brass, bem como a possibilidade de implementá-la de forma escalonada, possibilitando a diluição dos custos de investimentos.

A BRASS utilizou o pacote de soluções voltadas para as áreas de arquitetura, engenharia e construção civil (AEC) e PD&M para estruturar o seu sistema BIM (Building Information Modeling). A metodologia BIM permite a criação de modelos virtuais precisos e vai além da simples representação gráfica 3D de um projeto, facilitando a integração entre os diversos profissionais envolvidos, contribuindo para o aumento da produtividade.

Um dos grandes ganhos desta metodologia foi o modelo único que a solução proporciona, já que cada uma das áreas envolvidas (civil, mecânica, arquitetura, etc.) pode trabalhar de forma colaborativa e extrair os documentos e informações que necessita direto da plataforma, de modo ágil e inteligente, mitigando de forma “on-line” eventuais erros devido ao paralelismo das disciplinas no desenvolvimento dos serviços.

“Esse é um ótimo exemplo de como funciona a arte de projetar 3D inteligente dentro da plataforma Autodesk, sendo a Brass foi uma das primeiras empresas a entregar um modelo único para revisão multidisciplinar online junto ao cliente, sem necessidade de documentos 2D”, afirma Derly Eustáquio Araújo, gerente de EDS da Brass do Brasil

A parceria de longo prazo que temos com a Autodesk foi fundamental para o sucesso desse trabalho e para nos tornarmos referência no mercado, sendo capazes de oferecer serviços cada vez mais completos e desenvolver projetos mais otimizados”, ressalta.

Apesar do desafio de ter que capacitar toda equipe na utilização da tecnologia 3D da Autodesk, que é pouco difundida na engenharia para indústria minério-metalúrgica, a sua implementação levou menos de 2 anos para ser concluída. Este prazo é considerado curto para este tipo de demanda, já que envolve ainda implementação e produção de todas as fases.

O projeto foi realizado por iniciativa da Brass Brasil, mas devido aos benefícios proporcionados, já está em processo de expansão para outros países em que a Brass International Engineering atua. Nem a pandemia foi um obstáculo para o desenvolvimento do projeto. “Em março a gente já estava com a plataforma bem redonda. Mesmo com o início do isolamento, pudemos trabalhar de casa bem mais tranquilos, fazendo o gerenciamento a distância sem parar de trabalhar. Foi um ganho gigantesco para nós, enquanto outras companhias estavam estudando como continuariam a trabalhar, nós já estávamos rodando tranquilamente”, finaliza Araújo.

A Brass do Brasil é um excelente exemplo de inovação em uma indústria tão importante em nosso país, a mineração. A partir de processos inovadores, introdução da metodologia BIM e um robusto plano de capacitação atingiu índices de produtividade incríveis, e tem ajudado no desenvolvimento de todo um ecossistema ao comprovar que a aplicação da metodologia BIM traz benefícios em grandes projetos de capital”, afirma Rafael Colucci, especialista técnico da Autodesk Brasil

Além disso, de acordo com Colluci, em um dos momentos mais desafiadores de todos os tempos, a Brass se mostrou pronta e rapidamente implementou um processo de colaboração em nuvem que permitiu a companhia manter a qualidade dos seus projetos mesmo com a equipe trabalhando em home office

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'