twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

+ BIM

Toda Prefeitura deveria ter um Mapa Interativo

É assim que se planeja uma cidade.

assista o vídeo completo: clique aqui

Este é um exemplo simples feito por mim, para mostrar que em 2 ou 3 horas é possível montar uma proposta com base de engenharia, mas com a facilidade de um programa de rascunho.

Toda Prefeitura deveria usar um “mapa interativo” ao invés de ter apenas um papel impresso na parede. No vídeo eu mostro a cidade de Porto Real no RJ, e de maneira simples como fazer estudos rápidos de propostas de modernização, estudo de mobilidade, locação de equipamentos urbanos ou mesmo de implantação de edificações.

Foi usado o Autodesk Infraworks, que tem por característica o reconhecimento de dados públicos, postados no Open Street Map. Basta definir o endereço, ou o nome da cidade. Selecionar a área que deseja trabalhar no mapa, e o Infraworks procura todos os dados públicos disponíveis para carregar e modelar automaticamente.

Resumindo, ele gera sozinho os elementos : ruas, estradas, pontes/viadutos, prédios, rios, lagos, etc. O restante você vai inserindo durante a elaboração do projeto: vegetação, novos cruzamentos/rotatórias, passagens de nível (por cima ou por baixo, caso seja um túnel). Se tiver um projeto de edificação pronto, pode importar do Revit, ou do Skp, ou de outros programas porque o Infraworks aceita IFC, FBX e vários outros formatos.

Tudo que está sendo modelado, ou que já existia, pode ser quantificado.

Uma vez decidido o projeto, não se perde o arquivo porque enviamos este para o programa Autodesk Civil 3D e procedemos com o detalhamento e apresentação atendendo as normas brasileiras.

 

Featured Links

Ricardo Cardial

Arquiteto e Urbanista - UFRJ/1993 | AUTODESK Certified Professional. Começou a trabalhar com AutoCAD efetuando projetos em 3D. Em 2003 participou da primeira equipe brasileira a ser treinada em Revit, na ocasião como profissional técnico de Revenda Autodesk. Ministrou diversos treinamentos de Revit para grandes empresas ao redor do Brasil. Autor do Blog “REVIT +” desde de 2007, um dos primeiros canais de democratização no aprendizado do Revit, e autor do Livro “Revit Architecture 2011 – Curso Avançado”. Atualmente exerce o cargo de Techincal Sales Specialist - AEC, na Autodesk, apoiando a divulgação do BIM pelos setores privado e público. Demonstrando na prática como o BIM pode ser implementado através do conjunto: pessoas, processos e tecnologia.

0 Comments

'