twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

+ BIM

Mais poder para o BIM com a nova AEC Collection

AEC Collection 2018.1

Acho que posso chamar dessa forma.

Fig1

Na última semana, mais precisamente no dia 7-Setembro, foi anunciada a nova versão da Autodesk AEC Industry Collection. Acredito que muitos usuários já conheçam a ‘AEC Collection’, que é um pacote de vários softwares voltados para um fluxo de trabalho realmente em BIM.

Nesta Coleção de produtos você já encontrava o grande REVIT, o CIVIL 3D, 3DSMAX, INFRAWORKS, NAVISWORKS, e até aquele programa que quase ninguém conhece: AUTOCAD. Além de mais alguns tantos, também estão disponíveis os serviços em nuvem, como o Render, a Análise Estrutural para Revit, Análise de Performance Energética, e por aí vai…. Resumindo, já tinha muita coisa para usar.

MAS VAMOS AO QUE INTERESSA ??? O que mudou então?

Agora os novos usuários, ou aqueles com assinatura ativa (ou contrato de aluguel em vigor), receberão mais seis produtos, sem custo adicional :

 

  • Autodesk® Advance Steel

Detalhar estruturas em aço, inserindo conexões metálicas parametrizadas, elementos complementares (escadas e suportes) e gerando toda a documentação de fabricação, inclusive a             preparação para CNC.

Possui integração bidirecional com o REVIT e o ROBOT STRUCTURAL ANALYSIS.

Fig2

  • Autodesk® Fabrication CADmep

Para ficar mais fácil de entender, imagine fazer todo o projeto de TUBULAÇÃO no REVIT, sem precisar se preocupar como vai construir, ou seja, qual o tamanho padrão das chapas, os             tipos de encaixe, soldagem ou conexões, e depois usar o Fabrication CADmep para converter os elementos em itens padronizados e depois gerar todas as pranchas de fabricação e lista             de materiais? Em resumo é isso.

Fabmep

  • Autodesk® Robot Structural Analysis Professional

O Robot é um dos programas mais completos e poderosos para fazer análises estruturais não apenas de edificações, mas de vários tipos de estruturas usando método de análise por             elementos finitos. E com o Robot é possível fazer o dimensionamento, calcular quantidade de ferros, e gerar memória de cálculo. O melhor é que ele tem interoperabilidade bidirecional             com o REVIT e o ADVANCE STEEL, facilitando o lançamento das estruturas, detalhando e dimensionando dentro de um fluxo de trabalho sem perda de informação.

Robot

  • Autodesk® Dynamo Studio

Esta é uma ferramenta de automação, que permite gerar rotinas para a maioria dos softwares da Autodesk, mexendo com a criação de formas e exportação/importação de dados             presentes nos modelos.

Dynamo

  • Autodesk® Revit Live

Eu já comentei sobre Revit Live aqui no Blog. Vejam meus ‘posts’ anteriores. Inclusive publiquei um vídeo mostrando o uso do ‘Live’, Em resumo, é a melhor maneira de levar seu projeto             para uma reunião com cliente. Basta acionar o botão GO LIVE e deixar o processamento em nuvem fazer a mágica. O resultado é o seu projeto renderizado em tempo real, permitindo que             você navegue ao vivo pelos ambientes e mudando iluminação. O cliente interage com o projeto e o processo de aprovação muda completamente, de maneira muito positiva. O Revit Live             aceita o óculos de Realidade Virtual, o que aumenta ainda mais a imersão no projeto.

ASSISTA O VÍDEO clicando aqui

 

  • Autodesk® Structural Bridge Design

A ideia desse programa é integrar um projeto feito no Autodesk INFRAWORKS e CIVIL 3D com o detalhamento das estruturas da Ponte ou do Viaduto no REVIT.

Bridge

 

O objetivo da Autodesk é muito simples.

1- Permitir que os profissionais tenham maior liberdade de criação. Maior poder de acesso a tecnologias de alta qualidade, que permitem desenvolver qualquer tipo de projeto, de qualquer complexidade. Seja pela forma espacial, seja pela necessidade de interoperabilidade com outros profissionais, seja pela necessidade de uso dos metadados em outros programas.

2- Trazer cada vez mais VALOR ao seu investimento. Respeitar o cliente, possibilitando fazer mais com menos e melhor.

3- Permitir que a indústria da construção comece a migrar do Design Otimizado (BIM) para a FABRICAÇÃO Otimizada. Hoje o BIM está muito presente na área de projetos, de design. Mas ainda está “engatinhando” na Construção e na Fabricação. Essas áreas precisam usar toda a tecnologia criada pelos projetistas.

 

Somente com uso de tecnologia o BIM completo vai virar uma realidade e a partir daí fazer a nova revolução da Indústria da Construção no mundo inteiro.

Featured Links

Ricardo Cardial

Arquiteto e Urbanista - UFRJ/1993 | AUTODESK Certified Professional. Começou a trabalhar com AutoCAD efetuando projetos em 3D. Em 2003 participou da primeira equipe brasileira a ser treinada em Revit, na ocasião como profissional técnico de Revenda Autodesk. Ministrou diversos treinamentos de Revit para grandes empresas ao redor do Brasil. Autor do Blog “REVIT +” desde de 2007, um dos primeiros canais de democratização no aprendizado do Revit, e autor do Livro “Revit Architecture 2011 – Curso Avançado”. Atualmente exerce o cargo de Techincal Sales Specialist - AEC, na Autodesk, apoiando a divulgação do BIM pelos setores privado e público. Demonstrando na prática como o BIM pode ser implementado através do conjunto: pessoas, processos e tecnologia.

2 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarRicardo Cardial

    Questão de tempo mesmo Camila. No dia 19-Setembro, no AU BRASIL, tivemos 3 apresentações que retratam a sua preocupação. Duas sobre Análise Estrutural usando REVIT e ROBOT, onde os Engenheiros entenderam que tanto o Eberick, TQS, e outros, possuem limitações que não atendiam o que eles precisavam obter. Estes Engenheiros já usam os produtos Autodesk há anos, mesmo não tendo o selo NBR. O Robot é um dos melhores softwares de dimensionamento estrutural do mundo. Não tem limitação de formas, quantidade de pavimentos, tipo de material ou tipo de estrutura. E não é exclusivo de edificações. pode fazer análise do que quiser. Recomendo acessar o site do Autodesk University Brasil, e os canais do YOUTUBE: “Engenharia em questão” e o “Estruturas & Lógica”. Ambos mostram como usar o ROBOT com a NBR.

  2. AvatarCamila

    Só falta o Robot ser adaptado às normas brasileiras!

'