twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

    Olá pessoal, depois de algum tempo sem postar  voltei com com uma grande novidade.

    Desenvolvi uma apostila de AutoCAD 2012 visando apresentar ao usuário algumas das funcionalidades básicas do programa. Ultimamente, tenho encontrado algumas pessoas com dúvidas básicas de AutoCAD, então desenvolvi essa apostila com o passo-a-passo de como criar a geometria de uma avenida a partir do zero.

    A apostila foi desenvolvida para pessoas que não trabalham com o AutoCAD e desejam conhecê-lo, e para pessoas com conhecimento básico, mas com dificuldades em alguns itens fundamentais como blocos, cotas e plotagem.

Abaixo segue o link para o download da apostila e os arquivos necessários para a realização do exercício.

Autocad2012

    Nesta apostila você vai conhecer algumas funcionalidades básicas como:

  •     Criação de objetos.
  •     Edição de objetos.
  •     Organização do desenho.
  •     Trabalhar com referências de outros desenhos e blocos.
  •     Configuração de apresentação e plotagem do desenho.

    Tudo isso seguido de um tutorial de um projeto de uma avenida, explicado passo-a-passo. Mesmo sendo um tipo de projeto específico de uma avenida, os mesmos comandos do AutoCAD podem ser ultilizados para qualquer outro tipo de projeto.

    Ao final desse tutorial você vai ter um conhecimento básico a respeito do AutoCAD 2012 (qualquer versão na verdade!), de maneira a conseguir ultilizar o programa para projetos 2D, porém vale lembrar que o AutoCAD é um programa muito amplo, com muitos comandos e a cada nova versão são inseridos novas funcionalidades, por isso, não se contente em parar nesse tutorial, continue explorando e conhecendo novos recursos do AutoCAD, porque vale a pena, não é à toa que o AutoCAD é o software mais conhecido da Autodesk.

Se você ainda não tem o AutoCAD, baixe a versão de teste que é válida por 30 dias neste link http://www.autodesk.com.br/adsk/servlet/download/item?siteID=1003425&id=14850526

    Nota: Atualmente o AutoCAD se encontra na versão 2013, que também pode ser ultilizada para a realização do exercício. Uma versão mais antiga também pode ser ultilizada, mas é possivel que para essa versão antiga do programa não estejam disponíveis algumas funções presentes na versão 2012 e pode ocorrer incompatibilidade de um arquivo desenvolvido numa versão mais recente com uma versão mais nova. Os arquivos disponibilizados são compatíveis com o AutoCAD 2010, 2011, 2012 e 2013.

    Espero que essa apostila ajude a quem quer se familiarizar com o o AutoCAD. Abraços e até a próxima.

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

8 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarCivil 3D Brazil

    Oi Marcio, obrigado pelo Feedback.
    O objetivo da apostila é dar uma base bem simples de AutoCAD para pessoas que querem trabalhar com o Civil 3D sem serem especialistas em AutoCAD.
    Eu me lembro do meu curso de Cadista, quando repetia o comando Rectangle umas 40 vezes, até ficar no “piloto automático”, nessa apostila o objetivo é outro.
    De qualquer forma, na próxima versão da apostila de AutoCAD eu vou colocar as entradas da linha de comando e os valores para facilitar o exercício.
    Obrigado pela opinião, Att. Daniel Queiroz

  2. AvatarMarcio

    Tá brincando comigo né? Uma apostila de Autocad que ensina usar os comandos pelos botões do painel não é um material didático sério!!!! Só vai ter uso mesmo pra quem for desenhar um único meio fio!!!! Command line e entrada alfanumérica de comandos na próxima por favor!

  3. Avatarbruna

    muito bom. Obrigada pela atenção.

  4. AvatarBeto

    Obrigado pelo tutorial. Abraço

  5. AvatarDeywing

    muito obrigado… arquivos com excelente qualidade…

  6. AvatarCarlos Campelo

    Opa Anderson, mto bom sua visita aqui na Uhe Belo Monte, Sitio Belo Monte. E a AU deste ano??? Abração.

  7. AvatarCivil 3D Brazil

    Bom dia Anderson, muito obrigado pelo comentário e quando formos revisar a apostila iremos inserir mais conteúdo e verificar a possibilidade de incluir o comando ARRAY, assim como outros comandos no conteúdo.
    Att, Caio Potenza

  8. AvatarAnderson Santos

    Ficou muito boa sua apostila, poderia falar um pouco do comandao ARRAY. veleu!

'