twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Apostila de Autodesk Infrastructure Modeler

Pedro Soethe
19/04/2012

Voltei! Depois de muito tempo sem postar estou de volta e com várias apostilas novas.

Fiz uma apostila de Autodesk Infrastructure Modeler (AIM), com um passo-a-passo (bem simples, mas não tão detalhado) de como criar modelos de cidades e de infraestrutura urbana.

Infrastructure_modeler_2012_boxshot_ppt
O software (AIM) é realmente fantástico e já tem uma versão em português. Com este software é muito fácil transformar os seus dados geoespaciais 2D em modelos tridimensionais que facilitam a compreensão e o entendimento do projeto. Uma versão de teste, válida por 30 dias, pode ser baixada no link http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/download/item?siteID=123112&id=17193264. O vídeo abaixo tem um modelo feito neste software.

A apostila que eu fiz ainda é da versão 2012, apesar da versão 2013 ter saído algumas semanas atrás e ser bem melhor que a versão 2012. Em breve deverei atualizar a apostila para a versão 2013. A apostila pode ser baixada no seguinte link:

https://projectpoint.buzzsaw.com/danielrqueiroz/Public/InfrastructureModeler/Infraestructure_V04.pdf?public

Os arquivos necessários para a execução dos exercícios podem ser baixados no seguinte link:

https://projectpoint.buzzsaw.com/danielrqueiroz/Public/InfrastructureModeler/AIM_2012.zip?public (o arquivo zipado tem mais de 1GB mesmo)

Espero voltar a blogar toda semana a partir de agora, e logo devo postar uma apostila básica de AutoCAD, uma de AutoCAD Map 3D e outra da extensão Civil View para 3ds Max Design.

Até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

14 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarDanbroleis

    Obrigado Daniel!
    Já coloquei baixar aqui!!
    Eu particularmente uso 64bits, então, está OK!!
    Obrigado mesmo!!

  2. AvatarDanbroleis

    *Onde posso conseguir o trial da versão 2012?
    *Pois no site, só tinha o 2013, q foi o q baixei… porém, pelo q li nos comentários, nem todos os arquivos 2012 são compatíveis com a 2013… é isso mesmo?

  3. AvatarPublio Psf

    Eis o erro, estou usando o 2013. Vou baixar o 2012 e continuar com o estudo. Obrigado por ter criado a apostila, vai ser muito útil já que esta difícil encontrar tutoriais e apostilas para uso do AIM em português.

  4. AvatarCivil 3D Brazil

    Oi Publio, você está usando a versão 2012 do Infrastructure Modeler?
    Porque esses arquivos foram todos feitos para o Infrastructure Modeler 2012 e para o Civil 3D 2012.

  5. AvatarPublio Psf

    Ola, baixei o programa e os arquivos mas ao seguir o passo a passo, quando vou abrir o arquivo E_Riverside.imx aparece o seguinte erro: “There is no valid data source to import. See the details for further information. como resolver? Obrigado

  6. AvatarDaniel Fernandes

    Olá, eu estou tentando baixar a versão em português, mas não está dando certo. eu seleciono a linguagem português e o site me direciona o download da versão em francês….
    Você saberia me dizer por que isso está acontecendo?

  7. AvatarCivil 3D Brazil

    Oi Anderson, tudo bom?
    Em breve devo fazer um post sobre a nova versão do Civil 3D. Até agora não tive muito tempo para testar a versão 2013 (para falar a verdade vou instalá-la hoje). Assim que eu testar todas as novidades eu farei um post sobre elas.
    Quanto aos pedidos de talude de grading com banquetas e alguns outros itens que são solicitados frequentemente, estas necessidades já foram passadas para a divisão que é responsável pelo programa e esperamos que em breve vários desses pedidos sejam atendidos.
    Abraços, Daniel Queiroz

  8. AvatarCivil 3D Brazil

    Oi Alexandre, para criar edificações (buildings) no Infrastructure Modeler, você tem que usar arquivos SDF, SHP ou modelos 3D do AutoCAD, do 3ds Max ou do Revit.
    Supefícies do Civil 3D sempre representarão terreno ou superfícies pavimentadas.
    Se você tem polígonos no Civil 3D, você pode exportá-los para SDF e utilizar o arquivo SDF para criar os Buildings no AIM.
    Att. Daniel Queiroz

  9. AvatarALEXANDRE

    muito bom a postagem mas gostaria de saber uma coisa quando exporto uma surface do civil 3d e importo para o infra modeler com extensão IMX ele sempre vem como terrain tem como ele vir buildings ?

  10. AvatarAnderson Santos

    Olá Daniel,
    Software interessante, porém estou aguardando um post sobre o civil 3d, embora tenha muita coisa ai falando sobre as novas funcionabilidades, porém seria interessante abordar o Country Kit Brasil, que ao meu ver, não houve nenhuma mudança e continua com as mesmas falhas, (nota de serviço, elementos horizontais e verticais do projeto), me corrija se estiver errado.
    Um ponto possitivo foi a adição do rail alingnment, isso voltado a ferrovias, porém, tem muito a melhorar rsrs, e a questão do talude com banquetas no grading, quando vai aparecer no civil 3d rsrs, haja vista que sempre é muito solicidato nas wish lists.
    Obrigado

  11. AvatarAlessandro

    Daniel, meus parabéns. Ótima postagem. Sucesso !!!!!!!!!!!

  12. Avatarsergio lizarralde

    olá Daniel bom dia.
    muito bom o material. já baixei aqui e vou dar uma estudada nele. continue postando. abs.

  13. AvatarAlex Librelon

    Daniel, boa noite!!
    Seja bem vindo, hehe.
    Baixei a apostila e os datasets, comecei a estudar e ficou muito bacana.
    Obrigado por disponibilizar mais um material de qualidade.
    Abraço.

'