twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Apostila de Interseções no AutoCAD Civil 3D

Pedro Soethe
01/03/2013

   No tutorial dessa semana vou mostrar como funciona a ferramenta que executa interseções no Civil 3D. Densenvolvi um tutorial explicando passo-a-passo como fazer interseções para esclarecer algumas dúvidas a respeito dessa ferramenta.

    O tutorial é composto por duas apostilas, uma explicando como fazer uma interseção em “T” de maneira manual (como era feita até 2009 ou 2010), determinando todos os parametros necessários para executar a interseção, a outra é uma apostila ensinando como fazer uma interseção simples, só que essa de maneira automatizada, ou seja, usando o comando de interseções do Civil 3D.

    Untitled2

  • Links para fazer o download da apostila de Interseção Simples:

Apostila- https://projectpoint.buzzsaw.com/danielrqueiroz/Public/Interse%C3%A7%C3%B5es/Criando%20uma%20interse%C3%A7%C3%A3o%20simples_V02.pdf?public

Dataset- https://projectpoint.buzzsaw.com/danielrqueiroz/Public/Interse%C3%A7%C3%B5es/Dataset_IS.zip?public

 Untitled

  • Links para fazer o download da apostila de Interseção em “T”:

Apostila- https://projectpoint.buzzsaw.com/danielrqueiroz/Public/Interse%C3%A7%C3%B5es/INTERSE%C3%87%C3%95ES_V02.pdf?public

Dataset- https://projectpoint.buzzsaw.com/danielrqueiroz/Public/Interse%C3%A7%C3%B5es/Dataset_IT.zip?public

     Espero que consigam entender todo o processo e não se esqueçam de comentar e mandar sugestões para os próximos posts. Até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

4 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarYAMANE

    Daniel, bom dia
    Criei um perfil de uma adutora de 3 km e coloquei no lay out, para gerar vários desenhos formato A1, e o mesmo aparece todo desconfigurado.
    Será alguma configuração do Autocad civl 3d versão 2012?. Na versão 2010 o mesmo aparece de forma perfeita.
    grato

  2. AvatarMarcos Antonio Avanço

    caro Daniel, vc disse que iria criar um tutorial de como criar as bermas dos corredores com inclinação diferente da inclinação do Greide da estrada e estou no aguardo também aproveitando como colocar as canaletas somente onde o profile é igual ou superior a 3%.
    grato

  3. AvatarHenrique

    Boa tarde, Daniel.
    Em posts anteriores perguntei sobre onde aprender mais sobre o cad civil 3d. Hoje com diversas apostilas e sites e com os tutoriais do cad learning já consegui desenvolver bastante meu conhecimento sobre o programa. Mas senti um ponto que geralmente não é abordado ou que é pouco falado: como criar meu próprio template? Eu utilizo como base o country kit brazil, mas em alguns pontos ele não me atende nas formas de estilo ou de parâmetros de projeto (como regras de curvas horizontais ou verticas). Onde aprendo mais a fundo sobre como criar estilos para minhas necessidades? Quais livros ou sites específicos você recomendaria? Agradeço desde já.
    Abraços

  4. AvatarUser

    Gostaria de saber como criar um corredor de uma rotunda e um trevo completo no civil 3D.

'