twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre AEC da Autodesk Brasil

Apostila Para Agrimensores e Topógrafos!!

Pedro Soethe
05/09/2014

Olá pessoal!!

Para aqueles que ainda acham que os softwares da Autodesk Infrastructure Design Suite não efetuam cálculos topográficos, e compreende apenas softwares de projeto, viemos aqui hoje esclarecer algumas coisas. Sim, o AutoCAD Civil 3D permite fazer projetos, mas além disso também faz cálculos topográficos. A Autodesk Infrastucture Design Suite em si possui uma ampla quantidade de soluções para obtenção de dados topográficos. Isso vai desde as soluções mais convencionais, como levantamentos de estação total e MDE até as soluções mais modernas, como esteroscopia e levantamentos a laser, através de trabalhos com nuvens de pontos.

É por isso que acabamos de lançar a primeira edição de nossa apostila Autodesk Infrastructure Design Suite para Agrimensores! O objetivo desta apostila é demonstrar todas as funcionalidades aplicáveis ao fluxo de trabalho do agrimensor.

Topo

 

A apostila também está disponível para baixar aqui ao lado esquerdo da página, sob APOSTILAS.

Apostila

Abordamos nesta apostila toda a parte de cálculos de poligonais, transformações de coordenadas, trabalho com nuvem de pontos, e criação de superfícies. No momento, a apostila possui 114 páginas. Lembramos que é a primeira edição e que contamos com a ajuda de vocês, vindo tirar suas dúvidas, nos dizendo o que falta, para irmos complementando o material e adequando cada vez mais à realidade da Agrimensura.

Aproveite e baixe as demais apostilas! Em breve divulgaremos mais, fique atento!!

Abraços, e até a próxima!

 

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

6 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. AvatarAnderson Santos

    0

    0

    Olá Claudio,
    Você pode importar um único arquivo .fbk, contendo a poligonal e as irradiações, conforme informou, o que deve está acontecendo é algum erro no arquivo fbk.
    se quiser me mandar o fbk para dar uma olhada andersonagrimensura@yahoo.com.br
    se o arquivo fbk estiver correto é só seguir o passo a passo da apostila.

  2. AvatarClaudio Silva

    0

    0

    Olá Colegas, estive lendo a apostila e me veio a dúvida.
    Na hora de importar o arquivo .fbk, foi importado dois arquivos, um só os pontos de poligonal e outro só com as irradições.
    Gostaria de saber como faço essa divisão de arquivos, pois o levantamento que meus companheiros topógrafos fazem é a poligonal junto com as irradiações.
    Tentei importar o arquivo Poligonal e irradiação juntos e não deu certo.
    O que fazer para poder importar esses arquivos e poder calcular a poligonal?

  3. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    0

    0

    Olá, Francisco! Tudo bem?
    Agradecemos muito seu prestígio! Muito obrigada por nos enviar sua sugestão. Já a inserimos na revisão da Apostila Autodesk Infrastructure Design Suite para Topógrafos e em breve publicaremos a segunda edição!
    Pedimos a gentileza que continue enviando suas dúvidas e sugestões, para que possamos melhor atender às necessidades de sua área!
    Abraço!
    Daphne

  4. AvatarAutodesk Infra Brasil Blog

    0

    0

    Olá, Alonso! Tudo bem?
    Você pode encontrar material sobre as funcionalidades de
    Survey do AutoCAD Civil 3D em nossa apostila Autodesk
    Infrastructure Design Suite para Topógrafos, disponível neste link:
    http://infrabrasil.autodesk.com/files/Autodesk%20Infrastructure%20Design%20Suite%20para%20Agrimensores%20e%20Top%C3%B3grafos%201Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf
    Esta e outras apostilas você encontra na aba esquerda do nosso blog,
    sob a área denominada APOSTILAS.
    Abraço!
    Daphne

  5. AvatarAlonso

    0

    0

    Ola colegas, tudo bem? por gentileza poderia me informa onde encontro material sobre o Survey do Civil 3D?
    estou tentando desenvolver essa parte do Civil #d na empresa em que trabalho na busca da otimização do trabalho.
    desde já agradeço pela atenção e aguardo
    Alonso Lopes

  6. AvatarFrancisco Carlos Pelegate Dias

    0

    0

    Pedro e Daphne, parabéns pelo trabalho, enriquecedor e extremamente necessário à área.
    Como sugestão, creio ser importante mencionar também o Datum WGS84 (GRS80), uma vez que este é citado ao longo da apostila,lembrando que seus parâmetros de transformação são quase iguais aos do SIRGAS 2000 (que será, a partir de 2015, nosso datum oficial)
    Como dúvida, temos pesquisado a possibilidade de estabelecer a transformação entre sistemas geodésicos e sistemas topográficos locais, inclusive em conjunto com a Frazillio & Ferroni. Essa é uma necessidade importante para integração de fases de projeto e concepção (NBR 14.166 detalha esse procedimento)
    Mais uma vez os parabenizo e agradeço.
    Francisco C.P. Dias – Metrô-SP