O post de hoje tem por intuito ajudar no entendimento do dimensionamento de bacias de detenção (piscinões) no Autodesk Storm and Sanitary Analysis (SSA). Como já foi citado no post anterior (Cálculo do Volume de Bacias), a existência e dimensionamento de uma bacia de detenção é de suma importância, para o meio ambiente e para o sistema de drenagem.
No Autodesk Storm and Sanitary Analysis (SSA) é possível realizar as análises necessárias para dimensionar uma bacia de detenção (ou retenção), desde a análise da área e do volume da bacia, com a análise do volume de água retidado, determinação dos volumes de lançamento e do volume de água que infiltra no solo, se for o caso. No SSA os resultados podem ser extraídos graficamente ou através de tabelas.
O fluxo de trabalho e algumas dicas para a análise de bacias de detenção:
- Em Project Options, deve-se inserir os dados sobre as unidades utilizadas bem como as especificações hidrológicas.
- A bacia é representada por um Storage Node e os parâmetros de área, volume e infiltração da bacia devem ser definidos no Storage Node.
- É necessário definir os parâmetros de todas os elementos de rede que se conectam a bacia, tais como rede de chegada, vertedouros de extravasão, orifícios e estruturas de lançamento.
- Em Analysis Options devem ser definidos os parâmetros de análise, tais como, Tempo de Retorno do projeto.
- O próximo passo é gerar as análises e verificar se existem transbordamentos tanto na rede quanto na bacia, para assim validar se o dimensionamento da bacia está OK! Se não estiver, todos os parâmetros, tais como, área e volume da bacia podem ser ajustados e uma nova análise realizada, até que se obtenha o resultado desejado.
A fim de eliminar as dúvidas relacionadas ao funcionamento do programa para este tipo de análise, disponibilizamos um tutorial sobre dimensionamento de bacias de detenção.
Obs*: O dimensionamento depende de diversas variáveis hidrológicas e hidráulicas, tais como, método hidrológico, tempo de retorno, geometria da bacia, entre outras. O tutorial disponibilizado neste post aborda apenas como é feita a modelagem no SSA, sem entrar em detalhes de hidráulicos e hidrológicos. A definição dos parâmetros de projeto deve ser precedida de estudos hidrológicos e deve atender às exigências do órgão contratante do projeto.
Até a próxima!