twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

O River and Flood Analysis é um módulo do Autodesk Civil 3D que facilita análises hidráulicas envolvendo escoamentos em regime permanente em condutos livres. Esse módulo possui algumas funcionalidades do software HEC-RAS, como delimitação de várzeas de canais e rios naturais, definição das seções transversais do rio, mapeamento de planície de inundação e cálculo de acúmulo de sedimentos em pilares de pontes, tudo isso dentro do ambiente do Civil 3D.

O River and Flood Analysis é uma excelente ferramenta que pode auxiliar na identificação de áreas vulneráveis a enchentes e inundação em regiões urbanas.

Neste post vamos ver como fazer um mapa de manchas de inundação de um canal no Civil 3D, importando uma superfície do InfraWorks e analisando 3 cenários de vazões com o River and Flood Analysis.

Primeiramente, a fim de termos os elementos necessários para a análise de uma maneira simplificada, vamos modelar o canal usando uma superfície do InfraWorks. Neste exemplo, foi usado um trecho do Rio Tamanduateí, que corta a cidade de São Paulo:

Tendo a superfície do canal, vamos usar o River and Flood Analysis para definir automaticamente as seções de análise, determinar as vazões a serem analisadas e fazer o mapa de manchas de inundação, além de visualizar graficamente essas vazões nas seções transversais do canal:

O download do River and Flood Analysis pode ser feito gratuitamente por meio do Autodesk Desktop App ou diretamente no Autodesk Account, através de sua licença do Civil 3D.

Para saber mais sobre o River and Flood Analysis:

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

0 Comments

'