twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Dimensionamento de Bacias de Detenção (Piscinões) no SSA

Pedro Soethe
16/12/2011

O post de hoje tem por intuito ajudar no entendimento do dimensionamento de bacias de detenção (piscinões) no Autodesk Storm and Sanitary Analysis (SSA). Como já foi citado no post anterior (Cálculo do Volume de Bacias), a existência e dimensionamento de uma bacia de detenção é de suma importância, para o meio ambiente e para o sistema de drenagem.

Bacia2

No Autodesk Storm and Sanitary Analysis (SSA) é possível realizar as análises necessárias para dimensionar uma bacia de detenção (ou retenção), desde a análise da área e do volume da bacia, com a análise do volume de água retidado, determinação dos volumes de lançamento e do volume de água que infiltra no solo, se for o caso. No SSA os resultados podem ser extraídos graficamente ou através de tabelas.

Grafico_Bacia
O fluxo de trabalho e algumas dicas para a análise de bacias de detenção:

  1. Em Project Options, deve-se inserir os dados sobre as unidades utilizadas bem como as especificações hidrológicas.
  2. A bacia é representada por um Storage Node e os parâmetros de área, volume e infiltração da bacia devem ser definidos no Storage Node.
  3. É necessário definir os parâmetros de todas os elementos de rede que se conectam a bacia, tais como rede de chegada, vertedouros de extravasão, orifícios e estruturas de lançamento.
  4. Em Analysis Options devem ser definidos os parâmetros de análise, tais como, Tempo de Retorno do projeto.
  5. O próximo passo é gerar as análises e verificar se existem transbordamentos tanto na rede quanto na bacia, para assim validar se o dimensionamento da bacia está OK! Se não estiver, todos os parâmetros, tais como, área e volume da bacia podem ser ajustados e uma nova análise realizada, até que se obtenha o resultado desejado.

A fim de eliminar as dúvidas relacionadas ao funcionamento do programa para este tipo de análise, disponibilizamos um tutorial sobre dimensionamento de bacias de detenção.

 

Clique aqui para baixar

Obs*: O dimensionamento depende de diversas variáveis hidrológicas e hidráulicas, tais como, método hidrológico, tempo de retorno, geometria da bacia, entre outras. O tutorial disponibilizado neste post aborda apenas como é feita a modelagem no SSA, sem entrar em detalhes de hidráulicos e hidrológicos. A definição dos parâmetros de projeto deve ser precedida de estudos hidrológicos e deve atender às exigências do órgão contratante do projeto.

Até a próxima!

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

4 Comments

View by:
Most Recent Oldest
  1. Avatarjmlsiqueira@globo.com

    Prezado Pedro, o tutorial acerca do dimensionamento de bacias no Civil não está mais disponível. Você teria um outro link?
    Obrigado

    1. Pedro SoethePedro Soethe (Post author)

      O Link foi atualizado.
      Abraço

  2. Avatarandre.saraiva.m@gmail.com

    Pedro, não consegui acesso ao site para ver o tutorial, pode me ajudar por favor?

    1. Pedro SoethePedro Soethe (Post author)

      Favor testar novamente

'