twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Gerenciamento da Construção Baseado em Nuvem no Novo Data Center do Facebook

Juliana Conde
11/07/2019

Ferramentas integradas BIM ajudam a manter o projeto no caminho certo.

Há muito o que gostar no novo Data Center do Facebook em Clonee, na Irlanda. Abastecido 100% por de energia eólica, o Clonee Data Center é um complexo que inclui um par de data halls de 25.000 metros quadrados projetados para levar aplicativos e serviços do Facebook para pessoas em todo o mundo. Cerca de 1.500 pessoas por dia contribuíram para a construção desses centros, com a empreiteira geral do projeto Mace Technology Ireland liderando a fase de construção do empreendimento. Para manter o projeto no caminho certo, a Mace e a equipe de projeto confiaram na plataforma baseada em nuvem BIM 360 para o gerenciamento da construção e para as ferramentas integradas BIM (Building Information Modeling) da AEC Collection.

“Nós orquestramos todo o projeto no BIM 360 com cronogramas vinculados a modelos.”, diz Paddy Ryan, líder do programa BIM para a Mace. “Durante a construção, validamos as atividades conforme elas aconteciam. É importante não apenas ter um plano sólido, mas também validar o progresso em relação a ele. Atrasos, defeitos e surpresas são menos prováveis ​​quando você alinha o que está acontecendo no campo — como acontece — com o que está no plano.”.

Imagem cortesia da Mace Technology Ireland.

Colaborando na Pré-construção na Nuvem

Depois de completar as fases 1 e 2 do projeto usando o BIM 360 durante a construção, a Mace decidiu usar o BIM 360 para liderar a coordenação da pré-construção na fase 3. Isso permitiu a detecção de conflitos baseada em nuvem usando modelos de projeto, que permitiram que toda a equipe do projeto analisasse e abordasse problemas e adotasse lições aprendidas em fases anteriores.

Para muitos das equipes de projeto e construção, a coordenação baseada em nuvem foi uma nova experiência. O BIM 360 deu à equipe acesso aos modelos de projeto, bem como ferramentas de gerenciamento da construção fáceis de usar. Para manter a dinâmica na implementação digital, a Mace forneceu treinamento proativo e vídeos on-line de instruções, além de premiar regularmente os colaboradores mais ativos do BIM 360.

Com todos coordenando e colaborando no projeto juntos usando o BIM 360, a equipe do projeto superou o tempo e as questões conflitantes que podem dificultar projetos sem o planejamento proativo de pré-construção para fases posteriores do projeto. A equipe documentou mais de 336 lições aprendidas com o processo e as incorporou na fase 3. Vendo mérito nisso, a equipe decidiu implementar a colaboração na pré-construção para projetos futuros.

“Você pode ter a melhor tecnologia, mas isso não ajuda muito, a menos que você tenha apoio de toda a equipe. Nós tivemos isso no projeto Clonee Data Center do Facebook. Do cliente aos negócios, todos no projeto compraram o uso da tecnologia BIM e da nuvem. Agora, é difícil imaginar fazer um projeto como esse de outra maneira.”

— Paddy Ryan, líder BIM da empresa Mace

Agregação Automatizada de Modelos Economiza Tempo

A Mace automatizou o processo de agregar os modelos Revit BIM da equipe de projeto, reduzindo o tempo gasto em gerenciamento de modelos a cada semana de 440 minutos para apenas 10 minutos. Como o software de revisão de projetos Navisworks se integra facilmente ao BIM 360 na nuvem, as equipes de projeto, de construção e os clientes puderam colaborar em tempo real com modelos atualizados e relatórios de interferência automatizados de qualquer local. Essa conexão estreita entre as equipes ajudou a Mace a gerenciar o desempenho da cadeia de suprimentos e acompanhar o progresso em tempo real. O resultado foi a redução de RFIs, de retrabalho e de tempo gasto em reuniões.

Imagem cortesia da Mace Technology Ireland.

Laser Scans, Drones e Realidade Virtual Mantêm o Projeto nos Trilhos

Conforme a construção avançava, a equipe gerenciava o processo de qualidade e inspeção usando o BIM 360 no campo. A equipe criou websites que armazenavam dados automatizados ao vivo para acompanhar o progresso diariamente. Esse website também hospedou vídeos sobre como usar os tablets e as listas de verificação baseadas em nuvem. A equipe capturou, analisou e resolveu os itens pendentes mais rapidamente. A tecnologia de Realidade Virtual (VR) deu ao Facebook uma visão do progresso, com a equipe de construção disponibilizando walk-through em VR do modelo antes que os desenhos fossem criados, reduzindo os ciclos não aprovados. Drones sobrevoando a obra ajudaram a equipe a monitorar a construção do extenso local.

O Facebook queria um as-builts preciso para facilitar as operações contínuas e a manutenção do data center. A Mace voltou-se para a tecnologia de escaneamento a laser para dar precisão ao as-builts. Cada área do data center recebeu várias varreduras para capturar um modelo exato de suportes, paredes, sistemas de construção e muito mais. A equipe usou as verificações para atualizar os modelos do Revit, dando a capacidade de resolver conflitos no local e usar o BIM 360 para o gerenciamento contínuo do data center após a construção.

Entregando Mais, Mais Rápido e Sem Defeitos

Usando o gerenciamento de construção baseado em nuvem no projeto, a Mace informa que os gerentes economizaram mais de 13 horas por semana, ajudando-os a ser 35% mais produtivos no geral. Os usuários do BIM 360 no canteiro de obras economizaram 12 horas por semana no controle de documentos. Organizações que participaram dos processos de garantia de qualidade e controles economizaram mais de 14 horas por semana. A Mace determinou que os funcionários no canteiro de obras que estavam contribuindo ativamente com informações para o BIM 360 eram 21% mais produtivos no geral.

 

Post traduzido de: https://www.autodesk.com/solutions/bim/hub/aec-excellence-2018/construction/large

Featured Links

Juliana Conde

Juliana Conde é estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui experiência na área de urbanismo, atuando na fase de pré-licitação de projetos de parceria público privada de iluminação pública, já tendo contato com softwares de geoprocessamento e agora integra a equipe técnica AEC da Autodesk Brasil. Mais sobre ela, acesse seu perfil do LinkedIn: www.linkedin.com/in/juliana-conde-perfil

0 Comments

'