A Autodesk Brasil, líder em software 2D e 3D, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) acabam de firmar um acordo de cooperação técnica para a implementação da metodologia BIM – Building Information Modeling. Com o uso da metodologia, o departamento espera tornar os fluxos de trabalho mais inteligentes e conectados, melhorando a previsibilidade, a transparência, a produtividade e a lucratividade em projetos e obras de engenharia.
“Essa parceria é muito estratégica para o nosso negócio e representa o avanço do BIM no país, acompanhando uma demanda global de digitalizar a indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Estamos falando de uma tecnologia que oferece formas mais eficazes de projetar e construir, contribuindo com a criação de espaços mais inteligentes e resilientes”, afirma Sylvio Mode, presidente da Autodesk Brasil.
“Dentro do DER/PR temos trabalhado com ferramentas e metodologias de ponta, para garantir a elaboração de projetos melhores e, consequentemente, obras mais bem executadas”, afirmou o Diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.“Hoje, o BIM é uma realidade dentro do órgão. Em 2021 já estamos contratando projetos utilizando a metodologia e, a partir de 2022, nossa meta é contratar obras que prevejam o uso do BIM em edital. Com isso, teremos projetos e obras mais bem dimensionados, o que evita aditivos de prazo e de valor”, acrescenta.
A Autodesk já realizou três imersões com o órgão estadual. A última das atividades aplicadas foi um workshop online sobre o programa Dynamo, uma ferramenta de programação com código aberto voltada a soluções da companhia, incluindo o Civil 3D, que é usado na automatização de processos de rotinas. A implantação desse software visa facilitar o dia a dia dos técnicos do departamento, em especial na análise e desenvolvimento de estudos rodoviários.
Outros eventos internos, também previstos no plano de trabalho do Termo de Cooperação – assinado em 2020 entre a Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) do DER/PR e a Autodesk -, e foram entregues ao longo do ano passado. Além disso, alguns projetos em conjunto estão em andamento para o ano de 2021.
O BIM é uma metodologia de projetos e construção na indústria de engenharia civil e arquitetura que tem representado nos últimos anos um expressivo crescimento na sua adoção e desenvolvimento, pois é uma das grandes inovações no setor para aumentar a sua produtividade, qualidade dos projetos e construção além de economia. No Brasil, a Autodesk tem apoiado instituições privadas e públicas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, na adoção da tecnologia BIM, contribuindo com a garantia de maior eficiência e transparência no gerenciamento de obras civis, desde o projeto às construções.
Desde o início de 2021, o BIM passou a ser mandatório em contratação de obras de infraestrutura federais, conforme o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização da metodologia na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.