twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Por Dentro da Autodesk Brasil

Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais avança na digitalização de projetos com soluções da Autodesk

Priscilla Fiorin
January 3, 2023

Parceria deve melhorar a eficiência de obras de edificações, infraestrutura rodoviária e documentação técnica via BIM

Recentemente, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) firmou um acordo com a Autodesk para contratação de serviços de subscrição de licenças de software de engenharia para elaboração de projetos de edificações, infraestrutura rodoviária, construção e documentação técnica, além de serviços de treinamento para uso de soluções que compõem o acervo do Laboratório BIM (Modelagem de Informação para Construção).

Com investimento de aproximadamente R$ 800 mil, a iniciativa vai ao encontro à estratégia do Governo de modernizar as estruturas de Engenharia do DER/MG. “Este é o momento certo de avançar na digitalização de projetos, melhorando a eficiência de obras. Percebemos que a adoção da metodologia BIM tem apresentado um expressivo crescimento e se consolidado como uma das grandes inovações do setor, a fim de aumentar a produtividade e qualidade dos projetos de engenharia”, afirma Vítor Curi, coordenador BIM do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais.

“Essa parceria com a DER/MG é muito importante e corrobora o avanço da adoção de BIM no Brasil, seguindo uma demanda global de digitalizar a indústria de engenharia, arquitetura e construção (AEC). Nos últimos anos, a Autodesk tem apoiado instituições privadas e públicas em todas as esferas, municipal, estadual e federal, por meio da adoção da metodologia, contribuindo com a garantia de mais eficiência e transparência no gerenciamento de obras, desde o projeto às construções”, afirma Sylvio Mode, presidente da Autodesk Brasil.

A implantação da metodologia BIM em Minas Gerais atende aos decretos nº 10.306/2020 e nº 9.983/2019 do Governo Federal, que estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Além de Minas Gerais, a Autodesk já firmou parceria com outros estados para a adoção da tecnologia. A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco, no início do ano, investiu R$ 3,2 milhões em soluções da empresa para modernizar obras de infraestrutura. Já o DER no Paraná renovou e ampliou o acordo de cooperação técnica, firmado originalmente em janeiro de 2020, para a implementação da metodologia BIM. Com isso, o departamento tem tornado os fluxos de trabalho mais inteligentes e conectados, melhorando a previsibilidade, transparência, produtividade e lucratividade em projetos e obras de engenharia no Estado.

Featured Links

Priscilla Fiorin

Priscilla Fiorin é jornalista e trabalha há 20 anos no setor de tecnologia. Há 8 na Autodesk, é responsável pelas ações de Brand Marketing da empresa.

0 Comments

'