Como parte do projeto para preservação virtual do Museu do Ipiranga, a Autodesk realizou um workshop técnico para a equipe envolvida nas obras de preservação da instituição. Entre os participantes estavam membros do Museu, da USP (gestora do museu) e da Concrejato (construtora responsável pela obra).
O objetivo do Workshop era percorrer os recursos que estão à disposição da USP por meio do Acordo de Cooperação Técnica firmado recentemente com a Autodesk, e consequentemente, da Concrejato no que tange à documentação do Museu do Ipiranga em CAD e BIM – considerando as funcionalidades básicas de armazenamento, compartilhamento e visualização destes documentos e dados, bem como a sistematização de fluxos de aprovação dos projetos e coleta de dados da obra.
Ministrado pela equipe técnica da Autodesk (Pedro Soethe – Gerente Técnico Autodesk, Fernanda Machado – Especialista Técnica Autodesk, Marcelo Laguna e Vinicius Barros – Equipe Técnica Autodesk do Museu do Ipiranga), esta iniciativa é parte da parceria entre a empresa e o museu, anunciada em 2020.
Esta parceria envolve o mapeamento tridimensional do Edifício-Monumento do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga e de objetos do acervo. A partir da captação por escaneamento a laser de imagens internas e por fotogrametria das áreas externas do Museu, um modelo completo da situação existente em 3D está sendo construído e assim poderá contribuir para a preservação da memória desse importante patrimônio histórico e cultural brasileiro.
O modelo tridimensional servirá como uma plataforma que poderá ser mobilizada tanto para criação de ambientes virtuais (para games educativos, visitas à distância) como para integrar sistemas de monitoramento de segurança e conservação do patrimônio que será exposto a partir de 2022.