twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Olá pessoal, hoje temos três dicas bem legais sobre o AutoCAD Civil 3D, que sempre  são boas para a produtividade e o trabalho do dia a dia dos engenheiros e projetistas.

Dêem uma olhada aqui

Curvas com 3 raios

Em alguns projetos de ruas/avenidas e estradas/rodovias, algumas condições geométricas que exigem alguns arranjos geométricos um pouco diferentes do tradicional tangente-curva-tangente ou tangente-espiral-curva-espiral-tangente, temos por exemplo sequencias de 3 raios ou 2 raios, tangenciando entre eles, como fazer isto dentro do Civil 3D?

Veja aqui neste video como fazer isto dentro do Civil 3D.

Tubulação por pressão usando a biblioteca brasileira

Alguns usuário estão relatando um problema quando tentam começar a usar as opções de tubulação por pressão (Pressure Pipes) do Civil 3D, é apresentado alguns erros, como em que o Civil 3D não encontra o catalogo, ou a lista de tubos e seus diâmetros não aparecem.

A boa noticia que isto tudo tem solução, e além disto, mostramos algumas dicas de como alteração o estilo de conexões e trocar as partes do projeto usando AutoCAD Civil 3D 2017 V1 Enhancements.

Veja o video de como arrumar isto  e as dicas para começar a usar o Pressure Pipes

Configurando estradas para usar como referência o padrão DNIT

E por ultimo mas não menos importante, fiz um video falando a diferênça entre Design Checks e File Criteria, isto é, basicamente o Design Checks irá checar o seu projeto  se ele esta de acordo com um conjunto de normas, por exemplo, RODOVIA CLASSE 0 – ONDULADA. E o File Criteria, irá de dar a base e a referência para desenhar o seu projeto dentro destas normas.

Veja o video para configurar o padrão DNIT para o seu projeto de estradas:

 

Obs: Alguns usuários estão reportando que mesmo selecionando o Criteria File correto as definições de superelevação e raio minimo se mantêm com as configurações da AASHTO.

Veja na imagem acima que os dados ainda se mantêm o da AASHTO, para arrumar isto, você precisa baixar este arquivo aqui e substituir o arquivo _autodesk civil 3d metric_dnit.XML, por este que você baixou.

A tela deve ficar desta maneira para estar correta.

É isto por hoje pessoal.

Grande Abraço

 

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'