twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

No Autodesk Mundo AEC – YouTube o conteúdo deste artigo está simplificado e apresentado no formato de vídeo. Para acessá-lo clique abaixo.

Escrito por Hilde Bakkeli | Traduzido por Mariana Real

Precisa de uma visão geral das nossas capacidades de análise e de como usá-las? Leia este artigo para uma introdução geral à análise.


A análise detalhada de energia solar no Forma permite que você avalie o potencial de geração de eletricidade usando energia solar em seu local de construção. A ferramenta pode ajudá-lo a identificar quais fachadas ou coberturas têm maior exposição à radiação solar e permite que você estime a produção anual potencial de eletricidade a partir de painéis solares.

Desde setembro de 2023, essa análise está disponível em beta, o que significa que várias melhorias estão sendo desenvolvidas e em breve estarão disponíveis no produto.

Antes de começar

A análise de energia solar considera o ângulo de incidência dos raios solares, os efeitos de sombreamento de edificações vizinhas e os dados climáticos da localização do seu terreno.

Como mencionado anteriormente, a análise de energia solar está atualmente em beta, o que significa que ainda está em desenvolvimento. A interface do usuário pode evoluir rapidamente e novos recursos serão adicionados nos próximos meses. As saídas da análise foram validadas em várias fontes, incluindo o PVWatts, o Atlas Solar Global e o plugin de análise solar para o Revit. Variações nos resultados das diferentes ferramentas podem ser devido ao uso de diferentes modelos climáticos ou várias suposições para a configuração dos painéis.

Acompanhe as atualizações sobre o desenvolvimento da análise de energia solar e adicione suas sugestões ou feedback sobre como ela pode ser mais útil seguindo nosso fórum de usuários do Forma.

Como executar essa análise

Para usar a análise de energia solar do Forma, siga estas etapas para obter uma estimativa de produção anual de eletricidade:

  1. Prepare seu modelo 3D:
    • Crie um modelo 3D com edifícios.
    • Defina um limite ou zona de interesse para os edifícios que você deseja analisar.
  2. Execute a análise e explore as áreas com maior potencial de energia solar:
    • Selecione Energia Solar no menu Analisar e execute a análise.
    • Explore os resultados de energia solar no modelo 3D abrindo a visualização da análise.
  3. Selecione superfícies e configure os parâmetros do painel solar para obter uma estimativa de produção de eletricidade
  • Selecione “Todos os telhados” ou use a opção “Superfícies personalizadas do edifício” para configurar outras superfícies do edifício usando o controle deslizante de ângulo de superfície. Defina o ângulo máximo para 90 graus para incluir superfícies de fachada.
  • Atualize os parâmetros do painel solar, se necessário:
    • A cobertura da superfície é a porcentagem das superfícies cobertas por painéis solares produtivos, sem incluir a infraestrutura de suporte.
    • A eficiência do painel é a porcentagem de energia solar que pode ser convertida em eletricidade usando painéis solares. A maioria dos painéis tem eficiências de 15% a 20%.
  • Use o filtro na barra de cores para selecionar áreas com maior potencial energético e veja a estimativa resultante de produção de eletricidade com base nisso.

Interpretando os resultados da análise

A energia solar visualizada no modelo 3D é a insolação anual: a quantidade de energia de radiação solar recebida em uma superfície durante um determinado período, expressa em kWh/m².

Os painéis solares podem capturar a energia solar e convertê-la em eletricidade. A análise oculta grande parte da complexidade de como os sistemas de painéis solares funcionam, fazendo algumas inferências sobre o tipo, configuração e operação do sistema. Portanto, os resultados numéricos devem ser considerados apenas como uma estimativa para um sistema semelhante em condições climáticas típicas durante um ano.

Como calculamos o potencial de energia solar?

Obtemos dados de radiação solar do banco de dados Copernicus, escalando a radiação solar direta para o ângulo solar horário, assumindo painéis planos, e escalando a radiação solar difusa usando o modelo de céu isotrópico (a partir de 27 de novembro de 2023). A partir daqui, o cálculo da radiação solar incidente em cada parte da superfície pode ser simplificado para:

radiação incidente total = resultados do sol * radiação solar direta + radiação solar difusa

Aqui, a radiação solar direta não é incluída para horas em que uma superfície está na sombra, enquanto a radiação solar difusa é incluída para todas as horas.

Em seguida, podemos combinar a análise de energia solar com as entradas do usuário – eficiência do painel e cobertura do telhado – para calcular a saída fotovoltaica potencial de um conjunto de painéis solares.

Por que os painéis solares são importantes?

Provavelmente você está familiarizado com os benefícios dos painéis solares, mas, como de costume, incorporá-los no planejamento da fase inicial traz benefícios adicionais. Você pode tomar uma decisão mais informada sobre o uso da cobertura, optando talvez por um telhado verde ou espaço habitável se o potencial de painéis solares for melhor em outro lugar no local. Usuários que buscam certificações LEED ou BREEAM ou edifícios com consumo líquido zero terão uma base significativamente melhor para projetar.

O que vem a seguir?

A análise de energia solar se une a um conjunto crescente de ferramentas que permitem que arquitetos projetem empreendimentos com resultados mais sustentáveis desde o início do processo de planejamento.

Experimente e compartilhe seus comentários no fórum de usuários do Forma ou entre em contato conosco por meio do chat no produto.

Featured Links

Mariana Real

Technical Sales Intern

0 Comments

'