twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Novidades do Autodesk Forma – Atualização de janeiro de 2024

Escrito por Jesper Staahl | Traduzido por Lara Vergani

Foram realizadas 49 atualizações, desde outubro de 2023. Vamos a elas!

January 2024 - Autodesk Forma updates

Neste trimestre, as atualizações podem ser classificadas em quatro temas:

  • Níveis mais altos de detalhes, tudo se resume a conectar arquitetos com provedores de dados de qualidade.
  • Ferramentas e estatísticas paramétricas de projeto de construção. Trata-se de capacitar os arquitetos com percepções e ferramentas de projeto
  • Extensões, tanto internas quanto externas,
  • E atualizar as ferramentas existentes em toda a linha.

Nesta publicação, apresentaremos os destaques e, se você quiser participar de um Webinar sobre o assunto, a equipe do Forma abordará as atualizações deste artigo em 30 de janeiro às 17:00CET / 8:00am PST; você pode se inscrever para o webinar aqui!

Vamos falar sobre níveis mais altos de detalhes em conjuntos de dados!

A Autodesk quer continuar a permitir o acesso a dados contextuais de alta qualidade diretamente no Forma. Trabalhamos com provedores governamentais oficiais para desbloquear e permitir mais dados gratuitos para nossos clientes. Também criamos algumas provas de conceito em países selecionados, como a Alemanha, mostrando como eles podem fornecer dados de alta qualidade diretamente no Forma com suas APIs.

Acima de tudo, ficamos felizes que cada vez mais provedores estejam oferecendo dados diretamente na Forma. Se estiver sentindo falta do seu favorito, sinta-se à vontade para indicá-lo diretamente no aplicativo! Temos uma equipe dedicada a trabalhar com esses provedores para habilitá-los.

O novo mapa do provedor de dados está disponível em https://app.autodeskforma.eu/data-provider-map

A ESRI agora oferece terreno de 1m, quando disponível, no Forma

Estamos satisfeitos em ver que nosso parceiro estratégico da Autodesk, a ESRI, agora está oferecendo seu terreno aos usuários do Autodesk Forma em todo o mundo! Por enquanto, estamos conectados ao banco de dados deles, ‘the World Elevation‘, e estamos ansiosos para ver como essa parceria continuará a se desenvolver no Forma daqui para frente. Eles têm muitos bancos de dados excelentes; o que será que vem a seguir?

A ESRI é uma parceira estratégica da Autodesk

Uma nova ferramenta de Habitação Flexível

Na opinião do time do Forma, o maior sucesso deste trimestre é a ferramenta House. Inicialmente destinada a casas geminadas e outras tipologias de baixa densidade, essa ferramenta representa o primeiro passo em direção a recursos mais paramétricos de construção no Forma.

Junto com essa ferramenta, vêm algumas atualizações significativas na maneira como o Forma lida com métricas de área e distribuição de unidades. Combinada com a ferramenta de planta baixa, é possível começar a se aprofundar no número de unidades e em outras estatísticas de área durante o projeto.

Embora a ferramenta House não tenha sido inicialmente planejada para isso, o time do Forma observa que ela pode ser utilizada para muitos casos de nicho específicos. Pavilhões industriais instantâneos? Banheiros públicos em festivais? Casas isoladas, casas de canal no estilo de Amsterdã? O time está na expectativa de explorar mais essa ferramenta e ver como os usuários a utilizam!

Housing tool - Autodesk Forma

Versão beta do Dynamo para o Forma 

Outra grande novidade, especialmente para os mais técnicos entre vocês: Lançamos uma versão beta do Dynamo para o Forma. O Forma oferece muita inteligência pronta para uso, mas sempre há necessidade de alguma adaptação para necessidades específicas ou locais. Portanto, começamos a permitir que cada vez mais fluxos de trabalho sejam realizados por meio de APIs e da conexão com o Dynamo.

Um dos exemplos mais interessantes que o time do Forma recentemente observou foi o trabalho de Paolo Galli, consultor de implementação principal da Autodesk. Paolo conseguiu gerar caminhos para pontes de pedestres no Forma com base em um único vetor desenhado. Ele extraiu essa geometria de uma família Revit, mantendo a capacidade de edição dentro do Revit e utilizando o Dynamo para enviar essas geometrias para o Forma. Trata-se de uma excelente prova de conceito.

A Extension Store está decolando.

Mas, para os menos técnicos, vocês devem ficar de olho na loja de extensões. Os desenvolvedores e entusiastas estão realmente começando a aumentar a produção de extensões para o Forma que os ajudarão a obter os últimos 10% para chegar onde você precisa no Forma. Empresas como:

  • Plex-Earth, com fotos de satélite de alta fidelidade,
  • EvolveLab, com seu aplicativo de visualização baseado em IA para Forma, Revit e Web
  • Testfit com seu gerador de estacionamento, agora na versão 2.0
  • E há rumores de que a Symetri está preparando algo épico…

Todos eles estão criando extensões para o Forma atualmente. Nossos desenvolvedores internos criaram uma biblioteca de exemplos e bibliotecas que permitem que outros façam ainda mais no futuro!

Além desses destaques, vocês devem saber que lançamos uma pequena e sólida ferramenta de medição e uma análise de estudo de sombra. Possibilitamos análises maiores e mais robustas para vento e microclima. Por fim, trabalhamos com provedores de dados na Alemanha e na Suécia para tornar seus conjuntos de dados licenciados para exportação para o Revit, e por falar nisso:

Finalize com nossas próprias extensões para Revit e Rhino

Nossa extensão Revit recebeu várias atualizações no último trimestre, passando da versão 0.8.10 para a 0.8.12, com vários aprimoramentos de qualidade.

Revit extension - Autodesk Forma

E, depois de alguns meses na caldeira, a extensão Rhino também saiu da versão Beta, passando da versão 0.6.3 para a 0.6.6. Não poderíamos ter feito isso sem o feedback de vocês!

Se vocês ainda estão aqui, obrigado pela leitura. Esperamos vê-lo em nosso webinar no dia 30 de janeiro, às 17:00CET / 08:00am PST, no qual abordaremos essas e outras atualizações.

E se esses blogs de atualização não chegarem rápido o suficiente para você, fique de olho em changes.autodeskforma.com (é necessário fazer login) para receber as últimas notícias sobre as atualizações à medida que forem lançadas!

Até a próxima!


Featured Links

Lara Vergani

Technical Sales Intern Autodesk Brasil

0 Comments

'