twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Checagem de áreas de janelas em função das áreas dos ambientes com o Dynamo

Gustavo Paula
08/06/2017

Quando nós vemos algo sobre Dynamo é quase sempre relacionado a geometrias incríveis, como de algum edifício em Dubai, ou então vemos ele sendo usado por grandes escritórios em projetos imensos, nos EUA, Europa, etc. Mas o que pouca gente conhece é a aplicação do Dynamo para automatizar procedimentos comuns e repetitivos do nosso dia-a-dia de projeto.

Tarefas como desenhar um-por-um os pisos de acabamento, de todos os ambientes em um projeto podem demandar bastante tempo, tendo em vista a necessidade de se ter bastante cautela no processo afim de evitar erros de modelagem.

Agora imagine que você terá que atribuir a cada um desses ambientes os códigos de acabamentos de piso, parede e teto, exigidos em processos de aprovação junto a prefeituras!

Numa conta rápida, tomando como base o projeto exemplo que será mostrado neste artigo, temos em média 09 ambientes por apartamento. O projeto tem somente 08 apartamentos. Como temos que atribuir para cada ambiente 03 valores em cada parâmetro, ficamos com uma quantidade total de parâmetros a serem atribuídos de 09 (ambientes) x 08 (apartamentos) x 03 (parâmetros/ambiente), que é igual a 216.

Não é preciso ir muito longe no tema para perceber o quanto esses tipos de procedimento prejudicam bastante nossa produtividade, mesmo em softwares BIM. O Dynamo pode fazer isso por você com alguns cliques e em segundos de forma automatizada e inteligente. Logo, você tem ganhos exponenciais de produtividade e seu tempo pode ser usado para o que realmente importa, que é a concepção do seu projeto. Para saber como elaborar e também poder baixar as rotinas que fazem as tarefas acima e várias outras, acesse nosso site (www.onbim.com.br) e acompanhe nosso blog.

Mas algo que realmente pode tomar muito tempo e também pode atrapalhar não só a vida do projetista, mas também do incorporador, é a checagem de adequação do projeto à normas exigidas em processos de aprovação (code cheking).

Mesmo existindo softwares no mercado específicos para isso, os mesmos são caros, exigem uma maior maturidade BIM em termos de fluxo de trabalho, já que temos que andar com o modelo de um software para o outro, bem como possuem longas curvas de aprendizado.

Com o uso do Dynamo integrado ao Revit reduzimos bastante o investimento em capital financeiro (o Dynamo e todos os seus recursos são gratuitos e ele já vem integrado ao Revit a partir da versão 2017) e humano, por que mesmo sendo um conceito novo, o Dynamo fala a mesma “língua” e opera sob os mesmos conceitos do Revit. Logo, não temos que lidar com algo totalmente diferente (facilitando o aprendizado) e também não é preciso ter várias pessoas para várias tarefas já que a ferramenta automatiza grande parte delas.

Falando em projeto de arquitetura, uma checagem bastante comum é a verificação das áreas de janelas em função das áreas dos ambientes nos quais elas estão locadas. O método tradicional é fazer isso de forma visual pelo projeto/modelo e com uma calculadora do lado. Em seguida vou mostrar como automatizar de forma inteligente essa tarefa usando o Dynamo.

A primeira coisa que precisamos fazer é verificar nossa versão do Dynamo e instalar os pacotes necessários ao funcionamento da nossa rotina.

Os pacotes necessários para a rotina que vamos fazer são:

============================
Package: Rhythm
version: 2016.10.21

Package: Clockwork for Dynamo 1.x
version: 1.0.3
============================

Veja abaixo o fluxograma de checagem dos requisitos de funcionamento da rotina.

Fluxograma de atualização do Dynamo e dos pacotes

Para saber como instalar o Dynamo clique aqui

Para saber como instalar um pacote clique aqui

Após verificar a versão do Dynamo e ter instalado os pacotes necessários veja o video abaixo de como construir sua rotina.

Antes de tentar fazer qualquer rotina é sempre uma boa prática fazer um fluxograma do fluxo geral dela. Não precisa colocar os nomes dos nodes (comandos do Dynamo) que serão utilizados, até porque durante o processo testamos várias opções até alcançar o resultado. O importante é ter uma visão geral da lógica que você pretende utilizar. Uma excelente ferramenta para isso é o Praxis. Uma plataforma na nuvem da Autodesk muito fácil e intuitiva de utilizar.

Para o caso dessa rotina fizemos o seguinte fluxograma.Fluxo da rotina de checagem das áreas das janelas

Para baixar a rotina mostrada nesse vídeo clique aqui

Post original.

Autor: Ricardo Freitas.

Eletrotécnico. Especialista em Dynamo, cursou: Bacharelado em Matemática pela UFPE;  pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), Introduction to Computer Science and Programming Using Python e Introduction to Computational Thinking and Data Science. 

Fundador da empresa onBIM – Technology incubada no Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. Desenvolvedor de soluções em programação para o Autodesk® Revit® utilizando Dynamo e Python. Consultor de soluções BIM e pioneiro no ensino de Design Generativo no Brasil.

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'