twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

Solução para colaboração em Projetos de Infraestrutura

Pedro Soethe
28/03/2018

Projetos de infraestrutura são projetos multidisciplinares, dentro das múltiplas disciplinas existe muita cooperação e além disto elas tem interligações intrínsecas, isto é, uma disciplina como a drenagem é altamente ligado ao projeto geométrico, e também a sinalização e assim por em diante, além disto tudo isto existem normas, existem versões, existem memoriais, existem planilhas, existem uma série de comentários entre os diversos projetistas de cada disciplina.

Hoje existem várias maneias de se fazer isto, algumas empresas, usam alguns serviços em nuvem como DropBox, OneDrive, GoogleDrive, etc, mas todos são somente para armazenar informação, não tem visualização de projetos, alguns não tem versionamento coerente, não é possível criar atributos, alguns não possuem maneira de restringir acesso, etc. Outros usam e-mail para comentar problemas e compatibilidade entre projetos, usam reuniões registram atas, falam via oficio, etc. e isto também causa problemas, primeiro os comentários não estão reunidos em um único lugar, segundo os comentários são separados do arquivo de projeto, não tem rastreabilidade, apesar de conseguir indicar quem é o responsável para cada coisa não consegue fazer o controle, e a cobrança de forma sistemática.

Além de conseguir fazer isto tudo, o BIM 360 Docs, consegue ser multi plataforma, isto é, eu consigo visualizar, comentar, analisar projetos diretos da internet, tablet e celular, mantem um repositório único de arquivos, e sem ter o problema de várias pessoas trabalharem com vários arquivos diferentes, no BIM 360 Docs todos os arquivos são um só e então no mesmo local, todas as pessoas acessam o mesmo arquivo, com os seus devidos diretos de acessos, possibilitando assim a tão esperada colaboração real em projetos de infraestrutura.

Mas melhor que falar é ver, então fiz um pequeno video para mostrar o que estou falando acima.

Featured Links

Pedro Soethe

Pedro Luis Soethe Cursino é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté, tem pós-graduação em Georreferenciamento pela Faculdade de Pirassununga e em Estradas e Vias Urbanas pela FESP. Trabalha a mais de 15 anos na área de infraestrutura e é responsável por vários projetos executados no Brasil em diversas disciplinas como estradas, projetos urbanos, loteamentos, infraestrutura hidro-sanitária, drenagem, terraplanagem entre outras.

0 Comments

'