Primeiro, vamos explicar o que é "Autodesk Robot Structural Analisys", ou RSA para facilitar. Acredito que pelo nome você já imagine para que serve.
Isso mesmo, é para fazer Análise Estrutural Profissional, não apenas em estruturas de Edificações, mas em diversos tipos de estrutura.
Pode ser um edifício inteiro, com estruturas em Concreto Armado, Aço ou Madeira. Pode ser apenas um elemento. Pode ser uma conexão de estrutura metálica, ou análise de cisalhamento, quantidade de aço para reforço estrutural, usando malha de elementos finitos, combinações de carga, etc.
O RSA é muito completo.
É considerado um dos melhores programas de análise estrutural pela abrangência de tipos de projeto, pela interface mais amigável se compararmos com o SAP, por exemplo, e pela sua integração bidirecional com o Autodesk REVIT.
O ponto crítico porém é a referência à Norma Brasileira.
É fato que a NBR não vem inserida no RSA, e que ele usa o EUROCODE como forma mais similar de análise.
Porém, você pode configurar o RSA para trabalhar mais próximo a NBR.
OK…. já sei que vai dizer que você não sabe fazer isso e que não encontra quem saiba.
Compartilho algumas informações atualizadas que podem te ajudar neste caminho:
- Livro em português do RSA, de autoria do Eng. Diogo Ribeiro (Prof. Titular do ISEP – Porto_Portugal) e Eng. Bruno Costa, e que será lançado em breve. Título: "Cálculo Automático de Estruturas com o Robot Structural Analysis"
- Canal de vídeos lançado recentemente pelo Engenheiro Marcelo Rodacki, mostrando principalmente dicas de como configurar o Robot para atender NBR: Canal Youtube
- Canal de vídeos "Engenharia em Questão", mostrando várias aplicações do RSA conforme NBR: Canal YouTube
Resumindo,
Dá para usar o RSA atendendo a NBR, mas precisa fazer alguns ajustes locais ainda.
O maior benefício é o "fluxo de trabalho facilitado" pela integração com REVIT, permitindo maior colaboração com Arquitetos e Engenheiros (de instalações), sem gerar retrabalho.