twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre AEC da Autodesk Brasil

3 Super Novidades da Autodesk para projetos de Infraestrutura, e por que você deve estar de olho nelas

Colucci
16/04/2021

Neste artigo eu trago 3 super novidades (uma nem tão nova assim) que você, profissional que atua com projetos de infraestrutura, deve estar de olho.

Dentre as várias novidades destacarei o Otimizador de Grade, ferramenta de automação de design e desenho generativo para terraplanagem, o suporte para DWG no Autodesk Bim Collaborate Pro, que amplia as possibilidades de colaboração envolvendo os arquivos provenientes do Civil 3D e o Project Explorer, que é uma novidade da versão 2021, mas que achei interessante comentar neste artigo.

Vamos então começar falando do Otimizador de Grade, que é a maior novidade desta versão.

A necessidade de acrescentar tecnologias disruptivas em projetos de infraestrutura

Independente do tipo de projeto de infraestrutura, a adaptação do terreno as características e requerimentos do projeto sempre será uma etapa fundamental, e, por menor que seja um erro nesta etapa, os impactos ambientais e de custos do projeto será imenso.

Repletos de tarefas repetitivas e manuais, os projetos de terraplanagem costumam levar muito tempo para serem finalizados, e por isso, é muito raro termos tempo suficientes para explorar outras possibilidades uma vez que a primeira versão foi aprovada.

Em um momento, onde os projetos de infraestrutura, precisam ser desenvolvidos com um foco maior em sustentabilidade, resiliência e alta qualidade, se faz necessário utilizar tecnologias emergentes de automação de design e design generativo para que possamos reescrever a forma como estes projetos são entregues.

Ferramenta de otimização de greide

Ampliando possibilidades com o Otimizador de Greide

Pensando nisso, a Autodesk acaba de lançar, em sua versão 2022 do Civil 3D o Otimizador de Greide, cujo objetivo é auxiliar os usuários a reduzir a quantidade de tarefas manuais e repetitivas, aumentando sua capacidade de inovação, com maior foco na precisão e qualidade, possibilitando nossos clientes à crescerem e alcançarem maiores lucros.

Com o Otimizador de Greide, um usuário poderá definir rapidamente os parâmetros e requisitos do projeto, como elevação e inclinação e contar com ferramentas de automação de design para obter um resultado otimizado para terraplanagem.

Com a redução de tarefas repetitivas e manuais o Otimizador de Greide também permite explorar novas possibilidades e diferentes propostas de um projeto a partir de alguns cliques.

Melhore seu processo colaborativo com o Autodesk BIM Collaborate Pro

O Autodesk BIM Collaborate Pro é a ferramenta da Autodesk para processos de colaboração em nuvem, e coautoria de modelos que permite que equipes multidisciplinares trabalhem de forma alinhada e com maior precisão.

Apesar desta ferramenta já contar com um módulo de colaboração com o Civil 3D, que permitia aos usuários trabalhar com “Data-Shortcuts” em nuvem, faltava para esta ferramenta um maior suporte para arquivos DWG, e que permitissem que disciplinas desenvolvidas no Civil 3D fossem consumidas na forma de pacotes assim como acontece no Revit.

Com esta atualização, os líderes de disciplina agora serão capazes de criar, explorar e consumir pacotes contendo arquivos DWG, o que permitirá visualizar estes desenhos em contexto com todos os seus dados e com as demais disciplinas.

Outro grande benefício é a habilidade de visualizar as informações do projeto na Linha de Tempo do Autodesk BIM Collaborate Pro e desta forma ter um maior controle do processo de colaboração em nuvem e do compartilhamento de informações para usuários de DWG e do Civil 3D.

Reduzindo e melhor gerenciando a complexidade de projetos de Infraestrutura

Apesar de não ser uma novidade da versão 2022 do Civil 3D, o Project Explorer é uma ferramenta que com certeza deve estar no seu radar pois permite aos usuários, melhor gerenciar as informações presentes em um projeto de infraestrutura.

Esta ferramenta tem a capacidade de transformar a forma como os usuários navegam, visualizam e interagem com os modelos de Infraestrutura no Civil 3D uma vez que permite gerenciar uma grande quantidade de informações em um único local.

Seus principais benefícios são:

  • Interface extremamente simples para navegar entre os diversos dados do projeto
  • Possibilidade de revisar e editar o modelo para atender a equisitos e padrões do projeto
  • Extração de relatórios e tabelas para visualizar detalhadamente as informações

A simplicidade que citei pode ser ainda mais evidenciada quando acessamos, com alguns cliques, o objeto do modelo que precisa ser alterado a partir do Project Explorer facilitando a edição e garantindo o atendimento as normas.

Conclusão

Seja com uma melhor colaboração entre as disciplinas, ou com ferramentas de automação de design e design generativo, a verdade é que o processo de transformação digital da indústria de infraestrutura se faz cada vez mais necessário.

A partir desta transformação é possível criar projetos melhores e que atinjam os parâmetros necessários de sustentabilidade, eficiência, resiliência e qualidade.

Neste ponto que ferramentas como o Otimizador de Grade, Autodesk BIM Collaborate Pro e Project Explorer se tornam poderosos aliados no desenvolvimento de projetos e auxiliam as companhias a criarem um mundo melhor para todos.

High-angle view of Kuala Lumpur skyline at night with wireframe overlay.

Antes de finalizar este artigo, gostaria de comentar que tanto o Otimizador de Grade, como o Project Explorer são ferramentas exclusivas da AEC Collection, não estando disponível para os usuários que possuem somente o Civil 3D.

Desta forma, fique a vontade para entrar em contato comigo para melhor entender este e outros benefícios de trabalhar com uma plataforma de projeto pensada em atender todas as etapas de um projeto de infraestrutura.

Colucci

0 Comments

'