twitter youtube facebook linkedin email
Connect with:

Mundo AEC - Blog Oficial sobre soluções da Autodesk Brasil

6 Fatores críticos para uma construção enxuta e de sucesso

Gustavo Paula
05/09/2016

Como um profissional da construção com mais de 30 anos de experiência, eu tenho tido a sorte (e a frequência) de falar com variados usuários e experientes construtores da indústria. Quanto mais conversas eu tenho, mais eu percebo que há uma lacuna de conhecimento considerável onde isto se trata de compreender o valor de um planejamento adequado. De fato, muito eu falo de ainda ver planejamento e programação como um só, um equívoco que eu gostaria de dissipar aqui e agora.

Planejamento com certeza é importante para reforçar os processos do agendamento mas também trás valores significantes ao longo do projeto. Entender e implementar o planejamento adequado é a fundação para todas as atividades nas quais o projeto é construído com sucesso. Todo fluxo de trabalho do projeto origina-se dessa fundação, assim, se há cracks, riscos de falha é gradativamente aumentada.

7932506788_68b31b00f5_b

Dentro do ciclo de vida do projeto, há 6 fatores que são absolutamente críticos e podem ser significantemente melhorados com o planejamento adequado:

#1 – Pré-construção

Minimiza a quantidade de troca entre estimativa conceitual e orçamento final trabalhando em estreita colaboração com os membros da equipe (proprietários, equipe de design e parceiros estratégicos) para manter a integridade do design durante o processo de desenvolvimento. Revisão dos planos do segmento e colaborativamente fornecer feedback.

#2 – Segurança

Não focar em administrar incidentes. Ao invés disso, foco na cultura da segurança e participação. Permitir feedback de subcontratados sobre potenciais melhorias. Compartilhar propriedades e responsabilidades. Criar Segurança “mock-ups” formação e compreensão.

#3 – Cronograma

Enquanto a meta é sempre alcançar a data de conclusão prevista, gerir essas expectativas ainda permanece como o maior desafio. Prever o futuro é difícil, para dizer o mínimo. Eu recomendo usar o máximo de recursos que você tenha (experiência, colocação de empreiteiro, data de produção, etc.) criar uma agenda verdadeiramente eficaz. Mantê-lo focado nas exigências do contrato e desenvolvimento a nível marcante. Planeje com frequência para desmembrar em períodos curtos mais administráveis. Engaje o time do projeto a rever os processos e providenciar feedback em atualizações de previsão.

#4 – Gestão da Mudança

Planeje a maneira que mudar será endereçado o mais rápido possível com todos as partes interessadas. Planeje o caminho em que uma mudança possa ser facilmente replanejada o mais rápido possível. Chegar a acordo sobre as regras básicas para a resolução. O mais importante, mantenha o plano e seja transparente! Defina um rítimo  para resolver condição de mudança — Menos ou igual a 30 dias do Relative Order of Magnitude (ROM) para resolver.

#5 – Qualidade

Os melhores projetos de qualidade começam com uma ótima qualidade de planejamento. Defina a qualidade das entregas e crie metas alcançáveis para a equipe. Providencie checklists para andamento de inspeções e examine indicadores conduzidos desses checklists para melhorar a qualidade ao longo do projeto.

#6 – Fechar

A fim de alcançar sucesso, times devem entender que a taxa de erosão é uma mensuração que inevitavelmente pode comprometer a percepção do sucesso. Hoje em dia isto é mais evidente que o fechamento. Uma rápida conclusão das atividades do canteiro de obras permite o pagamento final, e as equipes podem seguir para a próxima atividade. Planejar o volume de negócios e definir metas para uma transição curta é o indicador-chave de sucesso. Criar uma expectativa para volume de negócios o mais rápido quanto possível no processo, em seguida conseguir feedbacks com facilidade das partes interessadas e incorporar ao plano.

Lean-Construction-Results-BIM-360-e1458304033774

Lucro líquido dos projetos em andamento e concluídos, acima de 150,000 euros para a divisão de carpintaria, cortesia de leanconstruction.dk

Adequado (e efetivo) o planejamento não significa somente que há um processo no lugar para garantir que a equipe do projeto tome o conhecimento rapidamente de quaisquer problemas que comprometam o sucesso, mas também que há um sistema local que rapidamente os resolva. A habilidade para esses processos e sistemas para identificar e resolver problemas devem ser continuamente mensurados e evoluídos. Fornecer à equipe, com clareza, uma representação do “O que é o sucesso”, na forma de métricas e objetivos, é a chave para criar um ambiente de responsabilidade e transparência. Isto irá permitir ao time prosperar e constantemente identificar oportunidades de melhorias. A partir desse momento, promover uma cultura de comportamento respeitoso e ágil permite pequenas correções durante a execução, ao invés do combate de incêndio que tende a ocorrer em projetos de construções mais tradicionais.

O planejamento, em um sentido ideal, começa no desejo dos proprietários de construir algo. Neste momento, é extremamente importante desenvolver um time, forte dinâmico e um princípio global de confiança e colaboração – Um desses irá inspirar novos interessados a se juntarem ao time durante todo o processo de planejamento.

Não importa o método de contratação, “using LEAN principles”  irá ajudar a desenvolver os fundamentos sólidos de processos, logística, e tecnologias inovadoras que suportem fatores de sucesso tangíveis. Este fato é mais ilustrado em “Experience and results from implementing LEAN construction in a large Danish contracting firm”, um estudo de projetos que empregam esses princípios, versus projetos que não empregam. Os dados gerados a partir deste estudo indicaram melhorias consideráveis em cada categoria fator de sucesso.

O desempenho nestas áreas críticas podem ser melhorada mais através do monitoramento e melhorando as métricas do atendimento. No “Accident rate down from 57 to 9 in five years”, um relatório compilado pelo Skanska especificamente para a segurança sucesso, demonstra que os trabalhadores são realmente mais diligentes sobre atendimento quando se sentem responsáveis para o sucesso de suas equipes.

 

Estudo de segurança, cortesia da Skanska

Estudo de segurança, cortesia da Skanska

A lista de documentação suporte poderia facilmente continuar. Se você precisa de mais evidência, simplesmente pesquise “lean construction success stories” e você irá obter uma abundância de resultados seguros para convencê-lo a adotar, no mínimo, métodos de planejamento adequado. Agora você está armado com conhecimento e pode identificar 6 fatores críticos para focar ,Por último o sucesso de projeto de construção enxuto  está mais perto do que nunca. Você pode até[e dar um passo a mais e começar com  BIM 360 Plan.

 

Lean Planning – The BIM 360 Plan Way

Lean Planning – The BIM 360 Plan Way

 

Fonte: http://bim360.com/blog/2016/03/6-critical-factors-for-lean-construction-success

Featured Links

Gustavo Paula

Estagiário da equipe técnica AEC da Autodesk Brasil, estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Antes de estagiar na Autodesk, trabalhou em obra, de um projeto residêncial, acompanhando as etapas e recursos necessários para condução dos trabalhos da equipe de obra.

0 Comments

'